Conheça tudo sobre o papel ondulado

5 de novembro de 2024

O papel ondulado é fundamental em nosso cotidiano, sendo responsável pelo transporte e proteção de cerca de 75% dos produtos embalados no mundo. 


Sua estrutura leve e resistente permite a criação de embalagens personalizadas que otimizam armazenagem e transporte.


O mercado global de papel ondulado está projetado para crescer a uma taxa anual de 4,2%, alcançando aproximadamente 300 bilhões de dólares até 2025, impulsionado pela crescente demanda por embalagens sustentáveis e recicláveis, segundo o
relatório da Smithers.


Conheça tudo sobre o papel ondulado e entenda como ele pode elevar as suas embalagens.


O que é o papel ondulado?


O papel ondulado é formado pela combinação de elementos planos e ondulados, onde o miolo, com sua ondulação, é intercalado com as capas planas, unidas por adesivo aplicado nas ondas.


Tanto o miolo quanto as capas são feitos de fibras de celulose, provenientes de matéria-prima renovável (fibras virgens) ou de papel reciclado (reprocessados a partir de aparas).


Esses materiais são classificados segundo a quantidade de miolos e capas em sua estrutura. Os tipos mais comuns incluem: Face simples, Onda A, Onda B, Onda C, Onda BB, Onda BC, Onda B Plus e Onda E, cada um com características específicas de espessura, número de miolos e capas.


Os tipos de papel ondulado


Face simples


O papel de Face Simples tem uma estrutura formada por um elemento ondulado, o miolo e colado a um elemento plano, a capa, geralmente fornecido em forma de bobinas, com espessura de 2,7mm.


Ondas baixas - Onda B


O papel ondulado de ondas baixas, também conhecido como Onda B, é composto por uma camada central enrugada e duas camadas planas. 


Sua espessura varia de 2,5 mm a 3,0 mm. Essa variedade é reconhecida por sua excelente superfície para impressão.


Ondas altas - Onda C


A categoria chamada Onda C refere-se ao papel ondulado de ondas altas, com espessura variando entre 3,5 mm e 4,0 mm.

Esse material possui ondas intermediárias, sendo maiores que as do papel Onda B e menores que as do papelão Onda A, que não é utilizado no Brasil.


Ondas duplas - Onda BC


O papel ondulado de ondas duplas recebeu esse nome devido à sua estrutura única. Em vez de ter um miolo com uma única camada enrugada, possui duas camadas onduladas intercaladas entre três camadas planas. 


Também conhecido como Onda BC, esse tipo de papel combina características das variedades Onda B e Onda C. 


Com uma espessura que varia de 6 mm a 7 mm, ele apresenta uma estrutura robusta, tornando-se ideal para a proteção de materiais grandes ou pesados.


Ondas múltiplas ou triplas


O papel ondulado pode ter três ou quatro camadas enrugadas, seguindo a mesma lógica das Ondas BC, onde cada camada do miolo é intercalada com uma capa plana.


Com as ondas triplas ou múltiplas, a espessura do material pode ultrapassar 8 mm, oferecendo excelente capacidade de absorção de impacto. 


Por essa razão, esse tipo de papel é frequentemente utilizado para embalar mercadorias de grande porte durante longos trajetos, como na logística de importação.


Qual a diferença entre papel ondulado e micro-ondulado?


O papel micro-ondulado, ou Onda E, se destaca por seu miolo com pequenas elevações, com altura máxima de 1,5 mm. Em um pedaço de 10 cm, é possível contar de 19 a 23 micro-ondulações. 


Sua estrutura leve e delicada proporciona um acabamento refinado e uma superfície lisa, ideal para projetos que exigem dobras uniformes e alta qualidade de impressão.


Materiais usados na composição do papel ondulado


As técnicas de produção do papel ondulado podem ser aplicadas a diferentes tipos de papel. Os principais materiais utilizados na sua fabricação incluem:


- papel branco;

- papel reciclado

- e papel kraft.


A qualidade das fibras é fundamental para a produção de embalagens de papel de excelência. Geralmente, papeis com fibras superiores são usados para as capas, enquanto os de qualidade inferior são destinados ao miolo.


Se você se interessou e acredita que o papel ondulado pode ser uma boa escolha para a sua embalagem, aqui no Grupo Jauense Embalagens desenvolvemos embalagens 100% personalizadas em papel cartão, micro-ondulado Onda E e Onda B Plus, para os mais variados produtos e segmentos do mercado, conforme as necessidades de nossos clientes. 


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Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
Por contato 15 de outubro de 2025
Cada vez mais presentes nos diferentes negócios, as redes sociais podem gerar novas oportunidades para alcançar o sucesso com a venda de produtos. Neste artigo, vamos te apresentar a live commerce e te explicar como essa estratégia funciona, os tipos existentes e as melhores práticas para impulsionar suas vendas. Boa leitura! O que é live commerce? Baseado no modelo de transmissões ao vivo, a live commerce é uma estratégia de vendas por meio das redes sociais. Esse recurso realiza vendas ao vivo com a disponibilidade de compra por meio de interações via chat dos aplicativos e possibilita mais humanização da experiência de compras pela internet. Hoje, o Brasil é o segundo colocado no mundo na modalidade , mostrando uma excelente oportunidade para lucros e fortalecimento da boa imagem aos diferentes consumidores do mundo. Quais são os tipos de live commerce? Antes mesmo de iniciar uma transmissão de live commerce, é importante conhecer os diferentes tipos para adotar a estratégia mais adequada ao seu negócio. Live commerce com influenciadores Unindo entretenimento com vendas, essa live busca atrair seguidores e torná-los possíveis compradores. A recomendação é conhecer bem o perfil dos seus clientes para escolher o influenciador que gera mais conexão com o público. Tutoriais Essa ação busca atrair potenciais clientes mostrando os detalhes do seu produto para mostrar com clareza as principais qualidades e vantagens. Eventos de lançamento Com elementos de exclusividade, a live commerce de eventos de lançamentos permite explorar o senso de novidade do seu produto, além da aplicação da técnica conhecida como “veja agora e compre”, promovendo mais compras. Como fazer uma live commerce? Antes mesmo de começar as primeiras transmissões, é importante se preparar e adotar estratégias para conquistar os clientes e aumentar suas vendas. Por isso, busque: definir o tema; escolher a plataforma de transmissão; divulgar a live; realizar a preparação técnica; escolher as ferramentas de gestão; interagir com a audiência; demonstrar e explicar os produtos, promoções e ofertas; e fidelizar seus clientes. Boas práticas para o live commerce Conecte-se com o público Gere a aproximação com o seu cliente e busque interagir com boas-vindas e engaje com perguntas e lembre-se de responder e ler os comentários, esse processo cria conexão e é uma boa forma de iniciar a transmissão. Seja claro e real Adeque as expectativas com os resultados. Lembre-se de que você está transmitindo a credibilidade para cada cliente e isso pode fazer a diferença na venda ou não de um produto. Siga o planejamento Realize ensaios e faça roteiros para sua transmissão ao vivo. Por que escolher o live commerce como estratégia de vendas? Ao adotar esse tipo de estratégia, é possível aproveitar diferentes fatores que contribuem para o sucesso do seu produto. A transmissão ao vivo permite um engajamento real, com interação de vendedores, para os clientes poderem tirar dúvidas e se sentir seguros para comprar. Esse meio já demonstrou bastante eficácia na redução de objeções ao apresentar e destacar os benefícios e superar possíveis resistências. Outra vantagem da live commerce é o uso estratégico de promoções com senso de escassez e urgência, aumentando as conversões de compra. Como preparar sua embalagem para o live commerce Antes mesmo de iniciar a sua transmissão, é importante se lembrar que esse tipo de estratégia de vendas utiliza apelo visual. Por isso, a personalização de embalagens pode contribuir para o êxito das suas vendas, de forma atrativa e adequada à imagem da marca para gerar valor com excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com soluções modernas e adequadas de embalagens para o seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
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