ESG: entenda o que é e quais as suas vantagens

6 de fevereiro de 2023

O conceito de ESG, que engloba práticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança tem sido cada vez mais procurado pelas empresas.

 

Mas você sabe o que significa a sigla e como a sua implementação é fundamental para manifestar o compromisso da organização no quesito socioambiental?

 

Para que você entenda um pouco mais sobre essas práticas e quão importantes elas são para a sua empresa, acompanhe este artigo.


O que é ESG?


ESG é uma sigla que significa environmental, social and governance, que representa as práticas ambientais, sociais e de governança de uma marca.


O termo foi criado em uma publicação do Pacto Global de 2004 e publicada em conjunto com o Banco Mundial.


Os critérios ESG estão totalmente atrelados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pelo Pacto Global, uma iniciativa global que envolve a Organização das Nações Unidas e diversas entidades internacionais.


Basicamente, é um conjunto de práticas positivas que demonstra o quanto uma empresa está socialmente e ambientalmente consciente em sua gestão.


Os três pilares se complementam e conduzem a medidas que vão além da área interna da empresa. Sendo assim, cada letra tem um significado.


Ambiental

 

Refere-se às práticas de uma organização relacionadas à conservação ambiental, ou seja, ações sobre temas como aquecimento global, poluição do ar e água, emissão de carbono e desmatamento.


Social

 

Representa a relação da empresa com as pessoas, tanto com os funcionários quanto com a comunidade. Ações como remuneração dos funcionários, diversidade, cumprimento das leis trabalhistas e a proteção de dados dos clientes.


Governança


A letra G tem ligação com a gestão da organização e à sua conduta corporativa, incluindo a relação com governos, acionistas, políticas anticorrupção e canais de denúncia.


Assim, as empresas que implementam o ESG expressam que seus modelos de negócios têm um propósito maior para a comunidade do que apenas o lucro, tornando-as uma escolha melhor tanto para consumidores quanto para potenciais investidores.                                                   

Como surgiu o conceito de ESG? 


A sigla começou a surgir nos anos 2000, conforme investidores institucionais começaram a pensar em como esses fatores afetam as suas carteiras.


Em 2005, no relatório da Who Cares Wins foi que o termo ESG começou a ser utilizado e naquele período, 20 instituições financeiras e 9 países se reuniram para desenvolver as diretrizes e recomendações para integrar o conceito.


A partir disso, o investimento em ESG permaneceu evoluindo, com foco na maneira como as empresas estão gerenciando os fatores ambientais, sociais e de governança.


O resultado foi que a incorporação desses fatores nos mercados financeiros levaria a melhores resultados para a sociedade e a mercados mais sustentáveis.


Qual as vantagens de adotar o ESG para a empresa?

 

Há uma série de razões pelas quais é vantajoso considerar a implementação das estratégias do ESG. Conheça algumas. 


Reduz custos

 

Uma grande vantagem para as empresas é que a redução de impacto ambiental também pode gerar economia de custos, além de ajudar o meio ambiente.


Na prática, uma medida para redução de energia, por exemplo, pode diminuir as contas de serviço público. Uma iniciativa de reciclagem e gerenciamento de resíduos podem diminuir os custos com descarte.

 

Promove a sustentabilidade e a transparência


Empresas que se importam com questões ambientais, sociais e governança tendem a ser mais transparentes sobre seus impactos e ações tomadas.


Os investidores que buscam empresas que entendem a importância do ESG geralmente desejam promover a sustentabilidade e a transparência no mercado. 

 

Agora que você sabe qual a importância da implementação das práticas do ESG, convidamos você para ler o nosso artigo “6 atitudes para a preservação do meio ambiente”.


Por contato 25 de abril de 2025
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Por contato 23 de abril de 2025
A inteligência artificial vem transformando o mercado industrial no Brasil e no mundo. No ramo das indústrias de embalagens não é diferente. Neste artigo iremos abordar o impacto dessa nova tecnologia no ramo de embalagens e como isso muda a eficiência produtiva. O uso de inteligência artificial na indústria Em um levantamento realizado pela McKinsey , uma companhia de consultoria global, apontou que 72% das empresas no mundo já adotaram a tecnologia de IA, no campo industrial não é diferente. Essa tendência de mercado demonstra o início de uma nova fase na produção, com uma ferramenta que veio para agregar na cadeia produtiva, incluindo a indústria de embalagens. Quais são as aplicações da inteligência artificial na indústria de embalagens? Atualmente, esse tipo de ferramenta é aplicada para melhoria do processo interno de produção de embalagens. A integração da inteligência artificial potencializou o setor e, com o uso de algoritmos combinado à automação e conhecimento de especialistas, é possível alcançar uma eficiência produtiva de forma estratégica. As principais aplicações de IA na produção de embalagens são: otimização de processos: o uso de inteligência artificial contribui para acelerar os processos, redução de custos e gatos com materiais e energia; controle de qualidade: a IA pode garantir a consistência dos padrões, reduzindo a variabilidade, um fator decisivo na satisfação do cliente; personalização em massa: unindo o conhecimento com técnicas avançadas de impressão, a inteligência artificial pode atender assertivamente às necessidades dos clientes, por meio da personalização; e logística e distribuição: desde o armazenamento à distribuição de embalagens, os algoritmos ajudam a gerenciar estoques, prever uma demanda futura e reduzir os tempos de espera e custos dos transportes calculando as melhores rotas. Quais os benefícios da inteligência artificial no desenvolvimento de embalagens? Além de contribuir com a cadeia produtiva, o uso de inteligência artificial proporciona uma série de benefícios no campo industrial. redução de custos operacionais: a IA consegue reduzir custos, diminuindo uma necessidade de manutenção constante, além de possibilitar a prevenção de falhas, contribuindo com o aumento da vida útil dos equipamentos; aumento da produtividade: sem comprometer a qualidade, o uso de IA possibilita aumentar a produtividade com automações inteligentes, mesmo em tarefas repetitivas, de alto volume; segurança no ambiente de trabalho: a inteligência artificial contribui com a redução de acidentes e melhoria na segurança com o monitoramento em tempo real dos perigos e alertando os trabalhadores; e sustentabilidade e eficiência energética: o uso de inteligência artificial na indústria de embalagens contribui diretamente com a eficiência energética e sustentável, um fator decisivo de diferenciação do mercado. A IA ajusta o consumo e identifica as possíveis áreas de desperdício. O futuro do uso de inteligência artificial na indústria de embalagens Apesar de possibilitar uma série de vantagens, é importante lembrarmos de que a concorrência do mercado está cada vez mais acirrada e de que a diferenciação ainda é um trunfo para se destacar. O uso de inteligência artificial pode ser incluído na rotina produtiva, mas não substituirá a atividade humana, ambas devem ser complementares para possibilitar grandes resultados. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e saiba como agregar valor à excelência do seu produto com uso de tecnologia.
Por contato 28 de março de 2025
Iniciar um novo negócio em nosso país se tornou uma atividade desafiadora, em que o pequeno empreendedor precisa se adaptar e se destacar. Uma possibilidade de tornar a marca mais reconhecida com baixo custo de investimento é utilizando embalagens personalizadas. Nesse artigo iremos abordar como essa estratégia para pequenos negócios pode impulsionar vendas, reduzir custos e destacar marcas no mercado. Continue a leitura! O mercado de pequenas empresas no Brasil De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em 2024, o nosso país teve um crescimento de 10% do registro de pequenos negócios, alcançando aproximadamente 4,1 milhões de novos empreendimentos. Com o crescimento espontâneo desse tipo de negócio, torna-se ainda mais necessário se destacar do mercado, sendo uma excelente oportunidade de sair na frente e conquistar o consumidor. Já que muitas empresas não possuem recursos para competir, aproveitar o potencial da embalagem de um produto se tornou uma boa alternativa. Como embalagens personalizadas para novos negócios impulsionam empresas? Assim como o mercado, as funções da embalagem também evoluíram. Antes, elas eram destinadas somente para garantir a segurança no transporte ou armazenamento. Agora, esse importante recurso pode refletir a identidade e valores das marcas, um elemento de diferenciação e destaque no mercado. As embalagens personalizadas para pequenos negócios têm o poder de gerar conexão entre empresa e produto em uma boa experiência de compra, contribuindo com o sentimento de fidelidade à marca. Os principais benefícios de embalagens personalizadas para pequenos negócios Uma embalagem personalizada para pequenos negócios cria diferentes possibilidades de agregar valor ao produto. Essa eficaz estratégia começa ainda no primeiro contato com o consumidor, com uma boa apresentação e personalidade. Entre os 3 principais benefícios para os pequenos negócios estão: destaque dos concorrentes: uma embalagem tem o poder de demonstrar a qualidade do produto e sobressair dos adversários na corrida pela conquista do consumidor; profissionalização da empresa: ganhar viabilidade e reconhecimento não é uma tarefa fácil para um novo negócio. A confecção de uma nova embalagem agrega a imagem final da empresa; redução dos custos: apesar de ser considerado um investimento, as embalagens personalizadas para pequenos negócios contribuem diretamente para redução de custos, já que o investimento inicial para compra seja aplicado de forma assertiva, gerando resultados positivos mesmo em um pouco tempo; e vantagens promocionais: as pequenas empresas, devido a sua escala de produção menor, podem criar ações de promoção e brindes com as embalagens personalizadas. Como funcionam as embalagens personalizadas para pequenos negócios? O processo de criar uma nova embalagem para pequenos negócios exige estudos de tendências do mercado, com a realização de testes apurados com o auxílio da tecnologia. É importante que o empresário considere o tipo de produto, o processo de transporte e armazenamento, o ponto de venda e o primeiro contato com o consumidor. Além disso, é preciso levar em conta a apresentação, distribuição e maquinabilidade. Nesta etapa, nossa equipe de desenvolvimento de embalagem de produto atende de forma personalizada e flexível o pequeno empreendedor, buscando compreender as características e particularidades para criação da embalagem, através de estudos de design, escolha de matéria-prima e manuseio. Entre em contato conosco e comece a se destacar dos concorrentes e crescer a sua equipe por meio da personalização de embalagens. Fale com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
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