O que é embalagem? Funções e tipos

23 de fevereiro de 2022

A embalagem pode ser uma das partes mais importantes de um produto, afinal, na grande maioria dos casos, é ela que ficará visível para o consumidor, ajudando também na decisão de compra do produto, portanto o design, a resistência, o formato e as cores da embalagem devem ser bem escolhidos.

 

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é embalagem, quais são seus tipos mais conhecidos e suas funções para que você possa escolher a embalagem dos produtos da sua empresa com conhecimento e precisão.


O que é embalagem?

 

 

A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado período, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição, comercialização, manuseio e consumo.

 

Escolher a embalagem ideal é essencial para o sucesso do seu produto e optar por uma de ótima qualidade reduz consideravelmente diversos riscos. Por exemplo, uma má escolha de material ou formato pode acarretar danos ou perda já na etapa de logística, e a satisfação do consumidor é diretamente influenciada pela qualidade e adequação da embalagem ao produto.


Mas além de proteger e ajudar na distribuição, algumas embalagens de armazenamento devem conter informações sobre composição, prazo de validade, fabricação, serviços de atendimento ao consumidor, órgão regulador e advertências, manuseio, locais apropriados e, no caso de alimentos, sobre alergias e efeitos que podem causar.

 

Quais são os tipos de embalagens?

 

Existem diversos tipos de embalagens, seja de madeira, papelão, plástico e outras. Neste tópico falaremos sobre cada uma delas, do que são compostas, para qual finalidade podem ser utilizadas e as características pelas quais são conhecidas, para que assim você entenda corretamente suas diferenças.

 

 

Embalagem de papel e papelão 

 

As embalagens de papel e papelão são amplamente utilizadas pelos mais variados segmentos do mercado, entre eles calçadista, utilidades domésticas, brinquedos e eletroeletrônicos, por exemplo.

 

Devido suas vantagens, como a versatilidade, a possibilidade de serem moldadas em diversos formatos, as oportunidades de reciclagem, além de otimizar as operações em termos de orçamento são ecologicamente corretas.

 

As embalagens de papel e papelão podem ser usadas em:

 

 • caixas;

 • envelopes;

 • fardos;

 • sacolas;

 • e outros.

 

Embalagem de madeira

 

A embalagem de madeira é utilizada principalmente com a função de evitar que o produto transportado seja danificado por impactos, por esse motivo é usada em embalagens que transportam grandes quantidades de mercadoria, como frutas e legumes.

 

Além disso, é possível encontrar várias opções para reutilizar a embalagem de madeira, que pode variar entre industrial e até mesmo uma peça de decoração em residências e estabelecimentos.

 

 

Embalagem Tetra Pak

 

Dentre as principais embalagens utilizadas na indústria de laticínios e bebidas, está a Tetra Pak. Ela possui em sua composição:

 

- polietileno: material que protege contra a umidade no lado de fora da embalagem e permite melhor integração à folha de alumínio.

 

- folha de alumínio: material que protege o produto dos efeitos do oxigênio e da luz, mantendo as características de valor nutricional e os aromas do alimento na embalagem, mesmo em temperaturas ambientes;

 

- e papel cartão: que oferece resistência, estabilidade e suavidade para impressão de informações e rótulos.

 

Embalagem de alumínio

 

O alumínio é um material amplamente utilizado para conservar produtos da umidade e da luz, mantendo a temperatura resfriada ou aquecida, por esse motivo é usado em embalagens de bebidas e alimentos.

 

As mais conhecidas são as latinhas de alumínio, que são utilizadas para envolver uma série de bebidas, tais como sucos, cervejas, refrigerantes e chás.

 

Embalagem de vidro

 

O vidro é uma excelente escolha para produtos líquidos, úmidos ou pastosos, principalmente para expor o conteúdo das embalagens aos consumidores.

 

Entre os exemplos mais convencionais de uso estão os perfumes e os cosméticos, que além de valorizar o produto, aumenta a percepção do comprador.


Embalagem de isopor

 

As embalagens de isopor são muito utilizadas para armazenamento e transporte de alimentos frescos, graças à capacidade do material de preservar a temperatura dos alimentos.

 

Embalagem de plástico 

 

As embalagens plásticas são muito usadas atualmente, principalmente pela sua resistência. Além disso, uma de suas características é a capacidade de adaptação do material, que pode adquirir os mais diversos tamanhos e formatos.

 

Alguns tipos de plásticos, como isopor, plástico bolha e plástico resinite servem para forrar os produtos para sua proteção no transporte e empilhamento.


Quais são as funções das embalagens?

 

A embalagem deve ser um recipiente protetor, agrupando e facilitando o transporte e armazenamento, desde o mais familiar ao consumidor, que atende às necessidades de marketing, até a embalagem industrial, permitindo acomodar cinco níveis de categorias, cada nível correspondendo a uma necessidade.

 

Primárias

 

São as embalagens que estão em contato direto com o produto, podendo ser uma garrafa de condicionador de cabelo ou uma garrafa de refrigerante.

 

Secundárias

 

São aquelas que possuem uma ou mais embalagens primárias, como por exemplo, a caixa de papelão que protege a embalagem primária da pasta de dentes.

 

Terciárias

 

Elas consistem em pacotes que envolvem várias outras embalagens primárias e secundárias facilitando o transporte e o depósito dos produtos, como por exemplo, a caixa de papelão que protege a embalagem secundária da pasta de dentes.

 

Quaternárias

 

São usadas ​​principalmente para o transporte de grandes quantidades de produto, por exemplo, o palete que acondiciona várias caixas.

 

Quinto Nível

 

Elas envolvem o transporte de longa distância, como como contêineres usados ​​para transporte internacional.


Qual tipo de embalagem oferecemos?


Desenvolvemos, em sua grande maioria, embalagens 100% personalizadas em papel cartão, micro-ondulado Onda E e Onda B Plus para os mais variados produtos e segmentos de mercado.

Somos reconhecidos pelo desenvolvimento de embalagens otimizadas para impressão de alta qualidade, com a resistência necessária para cada utilização, padronização e uniformidade. 

Se você quer entender mais sobre as funções e tipos de embalagens especificamente para o seu negócio, entre em contato com o nosso time comercial , garantimos um atendimento individualizado e totalmente personalizado para solucionar a sua demanda.

 


Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
Por contato 25 de agosto de 2025
Assim como o mercado de embalagens, o público que consome esses produtos também se transformou. É preciso compreender o comportamento das gerações que, hoje, estão diretamente ligadas à tomada de decisão e influenciam no sucesso ou não de um produto. Descubra neste artigo como funciona o comportamento das diferentes gerações no mercado de embalagens. Como as diferentes gerações impactam o mercado de embalagem? Cada geração possui hábitos, valores e expectativas próprias nas relações de consumo. Compreender esses perfis é fundamental para adotar estratégias na criação de embalagens autênticas, inovadoras, sustentáveis e alinhadas às tendências de comportamento. O perfil das gerações A definição de geração é feita a partir de recortes que avaliam fatos históricos que marcaram a humanidade. Esses momentos geram transformações no comportamento, surgindo assim os baby boomers, geração X, geração Y (millenials), geração Z (Gen Z ou Zoomers) e geração Alpha. Baby Boomers (1946 e 1964) Conhecidos como bebês do pós-guerra. Esse perfil valoriza a estabilidade e as conquistas econômicas. Geração X (1965 e 1980) Têm uma visão idealista e valorizam a liberdade e os direitos individuais. Esse perfil viveu o movimento hippie e a ditadura militar brasileira. Geração Y (1981 e 1994) Os millennials viveram o surgimento da internet e a redemocratização do Brasil. São flexíveis, criativos e abertos a mudanças. Geração Z (1995 e 2010) Considerados nativos digitais, a Gen Z tem senso de responsabilidade social, conectividade e vulnerabilidade. Segundo um estudo feito por um banco americano , essa geração se tornará a mais numerosa e rica nos próximos anos. Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) Conectados, estão apresentando novas maneiras de se relacionar com as pessoas, unindo o on-line e off-line. As relações entre o mercado de embalagens e as diferentes gerações Compreender as diferenças entre os perfis das gerações possibilita avaliar o real impacto dos comportamentos variados no mercado de embalagem. Por ser um meio onde o contato direto pode fazer a diferença ou não do sucesso do produto, é possível adotar estratégias coerentes e assertivas, conforme a geração atendida. No caso da geração Z, ela representa cerca de 20% dos brasileiros atualmente e deseja criar uma relação com as marcas, por meio da identificação. Além disso, querem ter experiências exclusivas e individuais, valorizando embalagens sustentáveis e ecológicas. Já os Millennials, procuram informações transparentes sobre as práticas de produção, também valorizando embalagens sustentáveis e engajadas socialmente. As gerações dos Baby Boomer e X têm a tendência de lealdade a marcas, sendo atraídos pela tradição de mercado. Como conquistar consumidores com embalagens estratégicas? A melhor forma de atrair e conquistar os diferentes públicos e gerações são embalagens que se conectam ainda no primeiro contato. O investimento em um design relevante, um acabamento exclusivo, com soluções criativas e personalizadas, seguindo as tendências de sustentabilidade, pode ser um diferencial extremamente positivo para a geração Z e Y. Outra estratégia com foco nas gerações X e Baby Boomer são embalagens que se conectam e evocam familiaridade com o uso de um belo design e estratégias nostálgicas. Se destaque no mercado  Entender o papel da sua embalagem na rotina e nos hábitos dos seus consumidores pode valorizar o primeiro contato, com experiências autênticas para o início de um relacionamento duradouro com ótimos resultados para sua empresa. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais sobre a nossa personalização de embalagens para os diferentes perfis de públicos e gerações.
Por contato 12 de agosto de 2025
Fundamental na indústria de embalagens, o packing é uma das etapas finais do processo de entrega e envio de produtos. Essa fase já conhecida na indústria de embalagens tem se reinventado, sofrendo a influência da sustentabilidade, o chamado positive packing. Neste artigo, iremos explicar como funciona essa prática e seus principais benefícios na indústria de embalagens. Continue a leitura. O que é positive packing? Baseado nos critérios sustentáveis, o positive packing é uma série de iniciativas que analisam por um todo o papel das embalagens no mercado, avaliando o descarte adequado e a capacidade de reciclagem. Esse tipo de processo utiliza técnicas como o ecodesign e busca a economia de recursos, custos de produção e esgotamento dos recursos naturais. Quais as diferenças entre packing e positive packing? Apesar de estarem relacionadas a etapas importantes do desenvolvimento de embalagem, existem diferenças entre packing e positive packing que devem ser consideradas. O packing, no critério de logística, está ligado ao fim do ciclo da venda e tem como principal objetivo otimizar e executar o envio em um tempo considerável. Enquanto o positive packing tem como base a sustentabilidade, um critério considerado tendência pela consultoria global Mordor Intelligence, que afirma que o mercado está será impulsionado até 2029 por práticas ecológicas, recicláveis, biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental. Entre as principais diferenças entre os dois processos estão: utilização do ecodesign; prioridade de uso de materiais recicláveis; aplicação de logística reversa; e incentivo de práticas sustentáveis de descarte correto ao consumidor. Quais são os principais benefícios do positive packing? O positive packing é considerado uma novidade para o setor de embalagens. Ao adotar essa técnica, é possível aproveitar diferentes benefícios, em forma de retorno para a marca e para a própria rotina de fabricação. Os principais benefícios dessa prática na cadeia produtiva são: Redução de desperdício Por atuar diretamente em uma das etapas do processo produtivo, o positive packing busca utilizar embalagens com menor impacto ambiental, se adequando a cada produto para ser reaproveitado. Otimização de recursos Ao adotar o ecodesign, é possível aproveitar os recursos da melhor forma e minimizar os danos ao meio ambiente. Criação de valor para empresa O fator sustentabilidade, quando incluído no processo produtivo de uma embalagem, agrega valor a imagem, por meio do positive packing, mais uma etapa da produção, é direcionada à sustentabilidade, contribuindo para o posicionamento da marca. A importância do positive packing Adotar uma jornada de produção sustentável se tornou uma estratégia de conquista do consumidor, além de agregar a sua marca a um propósito bastante procurado por consumidores. O positive packing busca ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável, que considera desde a produção ao descarte adequado para reciclagem, implementando alternativas positivas como a utilização de embalagens sustentáveis. Um olhar planejado e executado para o fator da sustentabilidade é de responsabilidade das indústrias de embalagens, podendo evoluir na totalidade a produção, como, por exemplo, a criação de embalagens personalizadas alternativas, com um excelente retorno com práticas de logística reversa. Entre em contato, solicite um orçamento e saiba como adotamos estratégias sustentáveis para agregar valor ao seu produto.
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