O que é embalagem? Funções e tipos

23 de fevereiro de 2022

A embalagem pode ser uma das partes mais importantes de um produto, afinal, na grande maioria dos casos, é ela que ficará visível para o consumidor, ajudando também na decisão de compra do produto, portanto o design, a resistência, o formato e as cores da embalagem devem ser bem escolhidos.

 

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é embalagem, quais são seus tipos mais conhecidos e suas funções para que você possa escolher a embalagem dos produtos da sua empresa com conhecimento e precisão.


O que é embalagem?

 

 

A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado período, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição, comercialização, manuseio e consumo.

 

Escolher a embalagem ideal é essencial para o sucesso do seu produto e optar por uma de ótima qualidade reduz consideravelmente diversos riscos. Por exemplo, uma má escolha de material ou formato pode acarretar danos ou perda já na etapa de logística, e a satisfação do consumidor é diretamente influenciada pela qualidade e adequação da embalagem ao produto.


Mas além de proteger e ajudar na distribuição, algumas embalagens de armazenamento devem conter informações sobre composição, prazo de validade, fabricação, serviços de atendimento ao consumidor, órgão regulador e advertências, manuseio, locais apropriados e, no caso de alimentos, sobre alergias e efeitos que podem causar.

 

Quais são os tipos de embalagens?

 

Existem diversos tipos de embalagens, seja de madeira, papelão, plástico e outras. Neste tópico falaremos sobre cada uma delas, do que são compostas, para qual finalidade podem ser utilizadas e as características pelas quais são conhecidas, para que assim você entenda corretamente suas diferenças.

 

 

Embalagem de papel e papelão 

 

As embalagens de papel e papelão são amplamente utilizadas pelos mais variados segmentos do mercado, entre eles calçadista, utilidades domésticas, brinquedos e eletroeletrônicos, por exemplo.

 

Devido suas vantagens, como a versatilidade, a possibilidade de serem moldadas em diversos formatos, as oportunidades de reciclagem, além de otimizar as operações em termos de orçamento são ecologicamente corretas.

 

As embalagens de papel e papelão podem ser usadas em:

 

 • caixas;

 • envelopes;

 • fardos;

 • sacolas;

 • e outros.

 

Embalagem de madeira

 

A embalagem de madeira é utilizada principalmente com a função de evitar que o produto transportado seja danificado por impactos, por esse motivo é usada em embalagens que transportam grandes quantidades de mercadoria, como frutas e legumes.

 

Além disso, é possível encontrar várias opções para reutilizar a embalagem de madeira, que pode variar entre industrial e até mesmo uma peça de decoração em residências e estabelecimentos.

 

 

Embalagem Tetra Pak

 

Dentre as principais embalagens utilizadas na indústria de laticínios e bebidas, está a Tetra Pak. Ela possui em sua composição:

 

- polietileno: material que protege contra a umidade no lado de fora da embalagem e permite melhor integração à folha de alumínio.

 

- folha de alumínio: material que protege o produto dos efeitos do oxigênio e da luz, mantendo as características de valor nutricional e os aromas do alimento na embalagem, mesmo em temperaturas ambientes;

 

- e papel cartão: que oferece resistência, estabilidade e suavidade para impressão de informações e rótulos.

 

Embalagem de alumínio

 

O alumínio é um material amplamente utilizado para conservar produtos da umidade e da luz, mantendo a temperatura resfriada ou aquecida, por esse motivo é usado em embalagens de bebidas e alimentos.

 

As mais conhecidas são as latinhas de alumínio, que são utilizadas para envolver uma série de bebidas, tais como sucos, cervejas, refrigerantes e chás.

 

Embalagem de vidro

 

O vidro é uma excelente escolha para produtos líquidos, úmidos ou pastosos, principalmente para expor o conteúdo das embalagens aos consumidores.

 

Entre os exemplos mais convencionais de uso estão os perfumes e os cosméticos, que além de valorizar o produto, aumenta a percepção do comprador.


Embalagem de isopor

 

As embalagens de isopor são muito utilizadas para armazenamento e transporte de alimentos frescos, graças à capacidade do material de preservar a temperatura dos alimentos.

 

Embalagem de plástico 

 

As embalagens plásticas são muito usadas atualmente, principalmente pela sua resistência. Além disso, uma de suas características é a capacidade de adaptação do material, que pode adquirir os mais diversos tamanhos e formatos.

 

Alguns tipos de plásticos, como isopor, plástico bolha e plástico resinite servem para forrar os produtos para sua proteção no transporte e empilhamento.


Quais são as funções das embalagens?

 

A embalagem deve ser um recipiente protetor, agrupando e facilitando o transporte e armazenamento, desde o mais familiar ao consumidor, que atende às necessidades de marketing, até a embalagem industrial, permitindo acomodar cinco níveis de categorias, cada nível correspondendo a uma necessidade.

 

Primárias

 

São as embalagens que estão em contato direto com o produto, podendo ser uma garrafa de condicionador de cabelo ou uma garrafa de refrigerante.

 

Secundárias

 

São aquelas que possuem uma ou mais embalagens primárias, como por exemplo, a caixa de papelão que protege a embalagem primária da pasta de dentes.

 

Terciárias

 

Elas consistem em pacotes que envolvem várias outras embalagens primárias e secundárias facilitando o transporte e o depósito dos produtos, como por exemplo, a caixa de papelão que protege a embalagem secundária da pasta de dentes.

 

Quaternárias

 

São usadas ​​principalmente para o transporte de grandes quantidades de produto, por exemplo, o palete que acondiciona várias caixas.

 

Quinto Nível

 

Elas envolvem o transporte de longa distância, como como contêineres usados ​​para transporte internacional.


Qual tipo de embalagem oferecemos?


Desenvolvemos, em sua grande maioria, embalagens 100% personalizadas em papel cartão, micro-ondulado Onda E e Onda B Plus para os mais variados produtos e segmentos de mercado.

Somos reconhecidos pelo desenvolvimento de embalagens otimizadas para impressão de alta qualidade, com a resistência necessária para cada utilização, padronização e uniformidade. 

Se você quer entender mais sobre as funções e tipos de embalagens especificamente para o seu negócio, entre em contato com o nosso time comercial , garantimos um atendimento individualizado e totalmente personalizado para solucionar a sua demanda.

 


Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
Por contato 15 de outubro de 2025
Cada vez mais presentes nos diferentes negócios, as redes sociais podem gerar novas oportunidades para alcançar o sucesso com a venda de produtos. Neste artigo, vamos te apresentar a live commerce e te explicar como essa estratégia funciona, os tipos existentes e as melhores práticas para impulsionar suas vendas. Boa leitura! O que é live commerce? Baseado no modelo de transmissões ao vivo, a live commerce é uma estratégia de vendas por meio das redes sociais. Esse recurso realiza vendas ao vivo com a disponibilidade de compra por meio de interações via chat dos aplicativos e possibilita mais humanização da experiência de compras pela internet. Hoje, o Brasil é o segundo colocado no mundo na modalidade , mostrando uma excelente oportunidade para lucros e fortalecimento da boa imagem aos diferentes consumidores do mundo. Quais são os tipos de live commerce? Antes mesmo de iniciar uma transmissão de live commerce, é importante conhecer os diferentes tipos para adotar a estratégia mais adequada ao seu negócio. Live commerce com influenciadores Unindo entretenimento com vendas, essa live busca atrair seguidores e torná-los possíveis compradores. A recomendação é conhecer bem o perfil dos seus clientes para escolher o influenciador que gera mais conexão com o público. Tutoriais Essa ação busca atrair potenciais clientes mostrando os detalhes do seu produto para mostrar com clareza as principais qualidades e vantagens. Eventos de lançamento Com elementos de exclusividade, a live commerce de eventos de lançamentos permite explorar o senso de novidade do seu produto, além da aplicação da técnica conhecida como “veja agora e compre”, promovendo mais compras. Como fazer uma live commerce? Antes mesmo de começar as primeiras transmissões, é importante se preparar e adotar estratégias para conquistar os clientes e aumentar suas vendas. Por isso, busque: definir o tema; escolher a plataforma de transmissão; divulgar a live; realizar a preparação técnica; escolher as ferramentas de gestão; interagir com a audiência; demonstrar e explicar os produtos, promoções e ofertas; e fidelizar seus clientes. Boas práticas para o live commerce Conecte-se com o público Gere a aproximação com o seu cliente e busque interagir com boas-vindas e engaje com perguntas e lembre-se de responder e ler os comentários, esse processo cria conexão e é uma boa forma de iniciar a transmissão. Seja claro e real Adeque as expectativas com os resultados. Lembre-se de que você está transmitindo a credibilidade para cada cliente e isso pode fazer a diferença na venda ou não de um produto. Siga o planejamento Realize ensaios e faça roteiros para sua transmissão ao vivo. Por que escolher o live commerce como estratégia de vendas? Ao adotar esse tipo de estratégia, é possível aproveitar diferentes fatores que contribuem para o sucesso do seu produto. A transmissão ao vivo permite um engajamento real, com interação de vendedores, para os clientes poderem tirar dúvidas e se sentir seguros para comprar. Esse meio já demonstrou bastante eficácia na redução de objeções ao apresentar e destacar os benefícios e superar possíveis resistências. Outra vantagem da live commerce é o uso estratégico de promoções com senso de escassez e urgência, aumentando as conversões de compra. Como preparar sua embalagem para o live commerce Antes mesmo de iniciar a sua transmissão, é importante se lembrar que esse tipo de estratégia de vendas utiliza apelo visual. Por isso, a personalização de embalagens pode contribuir para o êxito das suas vendas, de forma atrativa e adequada à imagem da marca para gerar valor com excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com soluções modernas e adequadas de embalagens para o seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
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