O que é embalagem? Funções e tipos

23 de fevereiro de 2022

A embalagem pode ser uma das partes mais importantes de um produto, afinal, na grande maioria dos casos, é ela que ficará visível para o consumidor, ajudando também na decisão de compra do produto, portanto o design, a resistência, o formato e as cores da embalagem devem ser bem escolhidos.

 

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre o que é embalagem, quais são seus tipos mais conhecidos e suas funções para que você possa escolher a embalagem dos produtos da sua empresa com conhecimento e precisão.


O que é embalagem?

 

 

A embalagem é um recipiente ou material que envolve e armazena produtos por um determinado período, para proteger e garantir a vida útil, possibilitando a distribuição, comercialização, manuseio e consumo.

 

Escolher a embalagem ideal é essencial para o sucesso do seu produto e optar por uma de ótima qualidade reduz consideravelmente diversos riscos. Por exemplo, uma má escolha de material ou formato pode acarretar danos ou perda já na etapa de logística, e a satisfação do consumidor é diretamente influenciada pela qualidade e adequação da embalagem ao produto.


Mas além de proteger e ajudar na distribuição, algumas embalagens de armazenamento devem conter informações sobre composição, prazo de validade, fabricação, serviços de atendimento ao consumidor, órgão regulador e advertências, manuseio, locais apropriados e, no caso de alimentos, sobre alergias e efeitos que podem causar.

 

Quais são os tipos de embalagens?

 

Existem diversos tipos de embalagens, seja de madeira, papelão, plástico e outras. Neste tópico falaremos sobre cada uma delas, do que são compostas, para qual finalidade podem ser utilizadas e as características pelas quais são conhecidas, para que assim você entenda corretamente suas diferenças.

 

 

Embalagem de papel e papelão 

 

As embalagens de papel e papelão são amplamente utilizadas pelos mais variados segmentos do mercado, entre eles calçadista, utilidades domésticas, brinquedos e eletroeletrônicos, por exemplo.

 

Devido suas vantagens, como a versatilidade, a possibilidade de serem moldadas em diversos formatos, as oportunidades de reciclagem, além de otimizar as operações em termos de orçamento são ecologicamente corretas.

 

As embalagens de papel e papelão podem ser usadas em:

 

 • caixas;

 • envelopes;

 • fardos;

 • sacolas;

 • e outros.

 

Embalagem de madeira

 

A embalagem de madeira é utilizada principalmente com a função de evitar que o produto transportado seja danificado por impactos, por esse motivo é usada em embalagens que transportam grandes quantidades de mercadoria, como frutas e legumes.

 

Além disso, é possível encontrar várias opções para reutilizar a embalagem de madeira, que pode variar entre industrial e até mesmo uma peça de decoração em residências e estabelecimentos.

 

 

Embalagem Tetra Pak

 

Dentre as principais embalagens utilizadas na indústria de laticínios e bebidas, está a Tetra Pak. Ela possui em sua composição:

 

- polietileno: material que protege contra a umidade no lado de fora da embalagem e permite melhor integração à folha de alumínio.

 

- folha de alumínio: material que protege o produto dos efeitos do oxigênio e da luz, mantendo as características de valor nutricional e os aromas do alimento na embalagem, mesmo em temperaturas ambientes;

 

- e papel cartão: que oferece resistência, estabilidade e suavidade para impressão de informações e rótulos.

 

Embalagem de alumínio

 

O alumínio é um material amplamente utilizado para conservar produtos da umidade e da luz, mantendo a temperatura resfriada ou aquecida, por esse motivo é usado em embalagens de bebidas e alimentos.

 

As mais conhecidas são as latinhas de alumínio, que são utilizadas para envolver uma série de bebidas, tais como sucos, cervejas, refrigerantes e chás.

 

Embalagem de vidro

 

O vidro é uma excelente escolha para produtos líquidos, úmidos ou pastosos, principalmente para expor o conteúdo das embalagens aos consumidores.

 

Entre os exemplos mais convencionais de uso estão os perfumes e os cosméticos, que além de valorizar o produto, aumenta a percepção do comprador.


Embalagem de isopor

 

As embalagens de isopor são muito utilizadas para armazenamento e transporte de alimentos frescos, graças à capacidade do material de preservar a temperatura dos alimentos.

 

Embalagem de plástico 

 

As embalagens plásticas são muito usadas atualmente, principalmente pela sua resistência. Além disso, uma de suas características é a capacidade de adaptação do material, que pode adquirir os mais diversos tamanhos e formatos.

 

Alguns tipos de plásticos, como isopor, plástico bolha e plástico resinite servem para forrar os produtos para sua proteção no transporte e empilhamento.


Quais são as funções das embalagens?

 

A embalagem deve ser um recipiente protetor, agrupando e facilitando o transporte e armazenamento, desde o mais familiar ao consumidor, que atende às necessidades de marketing, até a embalagem industrial, permitindo acomodar cinco níveis de categorias, cada nível correspondendo a uma necessidade.

 

Primárias

 

São as embalagens que estão em contato direto com o produto, podendo ser uma garrafa de condicionador de cabelo ou uma garrafa de refrigerante.

 

Secundárias

 

São aquelas que possuem uma ou mais embalagens primárias, como por exemplo, a caixa de papelão que protege a embalagem primária da pasta de dentes.

 

Terciárias

 

Elas consistem em pacotes que envolvem várias outras embalagens primárias e secundárias facilitando o transporte e o depósito dos produtos, como por exemplo, a caixa de papelão que protege a embalagem secundária da pasta de dentes.

 

Quaternárias

 

São usadas ​​principalmente para o transporte de grandes quantidades de produto, por exemplo, o palete que acondiciona várias caixas.

 

Quinto Nível

 

Elas envolvem o transporte de longa distância, como como contêineres usados ​​para transporte internacional.


Qual tipo de embalagem oferecemos?


Desenvolvemos, em sua grande maioria, embalagens 100% personalizadas em papel cartão, micro-ondulado Onda E e Onda B Plus para os mais variados produtos e segmentos de mercado.

Somos reconhecidos pelo desenvolvimento de embalagens otimizadas para impressão de alta qualidade, com a resistência necessária para cada utilização, padronização e uniformidade. 

Se você quer entender mais sobre as funções e tipos de embalagens especificamente para o seu negócio, entre em contato com o nosso time comercial , garantimos um atendimento individualizado e totalmente personalizado para solucionar a sua demanda.

 


Por contato 25 de abril de 2025
Cada vez mais presente na rotina do consumidor, o e-commerce se tornou mais uma opção de vendas, que pode ser influenciada por uma boa experiência do cliente com embalagens. Neste artigo, iremos abordar a importância das embalagens para essa modalidade de vendas. O e-commerce e o ramo de embalagens De acordo com o portal especializado no segmento, o e-commerce Brasil , o nosso país faturou cerca de R$ 204,3 bilhões de reais no ano passado, um dado que representa um crescimento e um possível potencial de compra, criando novas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios. O e-commerce é o nome dado a todo tipo de negócio de compra e venda de produtos pela internet. O comércio eletrônico está em ascensão no mundo todo e sua relação entre o e-commerce e o ramo de embalagens potencializa a possibilidade de compras e diferenciação dos concorrentes. Como as embalagens impactam o e-commerce? Uma embalagem tem diferentes funções em um novo produto, como proteção, transporte, além de ser o primeiro contato com o consumidor, sendo fundamental para o sucesso ou não de um produto. O e-commerce e as embalagens, quando estão associados, podem criar uma boa experiência, tornando a compra ainda mais positiva. O chamado unboxing é uma oportunidade ideal para surpreender, cativar e valorizar o produto final. Entre as estratégias para conquistar os clientes de e-commerce estão: personalização de embalagens: se diferenciar de forma estratégica, criativa e duradoura; embalagens feitas com materiais sustentáveis: uma tendência que vem crescendo no mercado e se torna um grande diferencial para os consumidores; design de embalagens atrativas: essencial para causar uma impressão positiva. e lembrança e identidade de marca: para identificação e destaque perante aos concorrentes. Como se preparar no quesito embalagens para as altas demandas do e-commerce? Assim como o comércio tradicional, o e-commerce conta com datas sazonais importantes para vendas e resultados como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nesses períodos é muito comum o aumento da demanda, por isso é preciso estratégia para atender à alta demanda. Avalie a logística Assim como no comércio tradicional, as embalagens no comércio eletrônico devem considerar o transporte, já que a primeira função das embalagens é a proteção. Por isso, otimize a rotina, invista em materiais resistentes e sustentáveis e busque formas de potencializar as rotas para o transporte. Invista na capacidade produtiva Para atender à alta demanda, é necessário um olhar especial para a produção. Por isso, antes mesmo da chegada dessas datas essenciais para o e-commerce prepare-se, adquirindo novos maquinários, contratando funcionários e investindo em nova tecnologia como a inteligência artificial , por exemplo. Aproveite as oportunidades A alta demanda no e-commerce cria diferentes possibilidades para o ramo de embalagens, como a criação e personalização de embalagens especiais, estratégias que agregam valor e aumentam a fidelidade do cliente. O e-commerce se tornou uma grande oportunidade de negócio no Brasil e no mundo. Através do comércio eletrônico é possível expandir e atingir grandes resultados, o mesmo vale para a indústria de embalagens que pode aproveitar a evolução do mercado e agregar valor aos novos produtos. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e atinja a excelência no seu e-commerce com embalagens personalizadas.
Por contato 23 de abril de 2025
A inteligência artificial vem transformando o mercado industrial no Brasil e no mundo. No ramo das indústrias de embalagens não é diferente. Neste artigo iremos abordar o impacto dessa nova tecnologia no ramo de embalagens e como isso muda a eficiência produtiva. O uso de inteligência artificial na indústria Em um levantamento realizado pela McKinsey , uma companhia de consultoria global, apontou que 72% das empresas no mundo já adotaram a tecnologia de IA, no campo industrial não é diferente. Essa tendência de mercado demonstra o início de uma nova fase na produção, com uma ferramenta que veio para agregar na cadeia produtiva, incluindo a indústria de embalagens. Quais são as aplicações da inteligência artificial na indústria de embalagens? Atualmente, esse tipo de ferramenta é aplicada para melhoria do processo interno de produção de embalagens. A integração da inteligência artificial potencializou o setor e, com o uso de algoritmos combinado à automação e conhecimento de especialistas, é possível alcançar uma eficiência produtiva de forma estratégica. As principais aplicações de IA na produção de embalagens são: otimização de processos: o uso de inteligência artificial contribui para acelerar os processos, redução de custos e gatos com materiais e energia; controle de qualidade: a IA pode garantir a consistência dos padrões, reduzindo a variabilidade, um fator decisivo na satisfação do cliente; personalização em massa: unindo o conhecimento com técnicas avançadas de impressão, a inteligência artificial pode atender assertivamente às necessidades dos clientes, por meio da personalização; e logística e distribuição: desde o armazenamento à distribuição de embalagens, os algoritmos ajudam a gerenciar estoques, prever uma demanda futura e reduzir os tempos de espera e custos dos transportes calculando as melhores rotas. Quais os benefícios da inteligência artificial no desenvolvimento de embalagens? Além de contribuir com a cadeia produtiva, o uso de inteligência artificial proporciona uma série de benefícios no campo industrial. redução de custos operacionais: a IA consegue reduzir custos, diminuindo uma necessidade de manutenção constante, além de possibilitar a prevenção de falhas, contribuindo com o aumento da vida útil dos equipamentos; aumento da produtividade: sem comprometer a qualidade, o uso de IA possibilita aumentar a produtividade com automações inteligentes, mesmo em tarefas repetitivas, de alto volume; segurança no ambiente de trabalho: a inteligência artificial contribui com a redução de acidentes e melhoria na segurança com o monitoramento em tempo real dos perigos e alertando os trabalhadores; e sustentabilidade e eficiência energética: o uso de inteligência artificial na indústria de embalagens contribui diretamente com a eficiência energética e sustentável, um fator decisivo de diferenciação do mercado. A IA ajusta o consumo e identifica as possíveis áreas de desperdício. O futuro do uso de inteligência artificial na indústria de embalagens Apesar de possibilitar uma série de vantagens, é importante lembrarmos de que a concorrência do mercado está cada vez mais acirrada e de que a diferenciação ainda é um trunfo para se destacar. O uso de inteligência artificial pode ser incluído na rotina produtiva, mas não substituirá a atividade humana, ambas devem ser complementares para possibilitar grandes resultados. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e saiba como agregar valor à excelência do seu produto com uso de tecnologia.
Por contato 28 de março de 2025
Iniciar um novo negócio em nosso país se tornou uma atividade desafiadora, em que o pequeno empreendedor precisa se adaptar e se destacar. Uma possibilidade de tornar a marca mais reconhecida com baixo custo de investimento é utilizando embalagens personalizadas. Nesse artigo iremos abordar como essa estratégia para pequenos negócios pode impulsionar vendas, reduzir custos e destacar marcas no mercado. Continue a leitura! O mercado de pequenas empresas no Brasil De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em 2024, o nosso país teve um crescimento de 10% do registro de pequenos negócios, alcançando aproximadamente 4,1 milhões de novos empreendimentos. Com o crescimento espontâneo desse tipo de negócio, torna-se ainda mais necessário se destacar do mercado, sendo uma excelente oportunidade de sair na frente e conquistar o consumidor. Já que muitas empresas não possuem recursos para competir, aproveitar o potencial da embalagem de um produto se tornou uma boa alternativa. Como embalagens personalizadas para novos negócios impulsionam empresas? Assim como o mercado, as funções da embalagem também evoluíram. Antes, elas eram destinadas somente para garantir a segurança no transporte ou armazenamento. Agora, esse importante recurso pode refletir a identidade e valores das marcas, um elemento de diferenciação e destaque no mercado. As embalagens personalizadas para pequenos negócios têm o poder de gerar conexão entre empresa e produto em uma boa experiência de compra, contribuindo com o sentimento de fidelidade à marca. Os principais benefícios de embalagens personalizadas para pequenos negócios Uma embalagem personalizada para pequenos negócios cria diferentes possibilidades de agregar valor ao produto. Essa eficaz estratégia começa ainda no primeiro contato com o consumidor, com uma boa apresentação e personalidade. Entre os 3 principais benefícios para os pequenos negócios estão: destaque dos concorrentes: uma embalagem tem o poder de demonstrar a qualidade do produto e sobressair dos adversários na corrida pela conquista do consumidor; profissionalização da empresa: ganhar viabilidade e reconhecimento não é uma tarefa fácil para um novo negócio. A confecção de uma nova embalagem agrega a imagem final da empresa; redução dos custos: apesar de ser considerado um investimento, as embalagens personalizadas para pequenos negócios contribuem diretamente para redução de custos, já que o investimento inicial para compra seja aplicado de forma assertiva, gerando resultados positivos mesmo em um pouco tempo; e vantagens promocionais: as pequenas empresas, devido a sua escala de produção menor, podem criar ações de promoção e brindes com as embalagens personalizadas. Como funcionam as embalagens personalizadas para pequenos negócios? O processo de criar uma nova embalagem para pequenos negócios exige estudos de tendências do mercado, com a realização de testes apurados com o auxílio da tecnologia. É importante que o empresário considere o tipo de produto, o processo de transporte e armazenamento, o ponto de venda e o primeiro contato com o consumidor. Além disso, é preciso levar em conta a apresentação, distribuição e maquinabilidade. Nesta etapa, nossa equipe de desenvolvimento de embalagem de produto atende de forma personalizada e flexível o pequeno empreendedor, buscando compreender as características e particularidades para criação da embalagem, através de estudos de design, escolha de matéria-prima e manuseio. Entre em contato conosco e comece a se destacar dos concorrentes e crescer a sua equipe por meio da personalização de embalagens. Fale com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
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