Perfis de consumo: o comportamento do consumidor em 2024

5 de fevereiro de 2024

O que os consumidores procurarão ou precisarão nesse ano? Quais serão os impulsionadores de comportamentos, desejos e necessidades das pessoas?


Conforme a consultoria internacional de tendências WGSN, há um aumento na demanda por um realinhamento pessoal, tanto consigo mesmos quanto com suas vidas.


Conheça neste artigo esses perfis de consumo e compreenda suas diferenças e semelhanças.


Perfis de consumo para 2024


A empresa de previsão de tendências WGSN Insight identificou quatro perfis de consumidores que se espera moldarem as estratégias de marketing e vendas a médio prazo, até o ano de 2024.


O foco está na priorização dos reguladores, construtores de memórias, neo-sensorialistas e conectores, sendo esses os quatro perfis distintos destacados.


Conheça esses perfis e compreenda suas diferenças e semelhanças.


Reguladores


O primeiro perfil é o dos reguladores, um grupo que enfrenta a fadiga do desconhecido e das constantes mudanças, buscando ativamente controle e equilíbrio.

Composto, em sua maioria, pela geração X, os reguladores preferem o modelo de compra sem contato.


Segundo a WGSN, estudos indicam que a incerteza é mais angustiante do que a certeza de um desfecho negativo. A capacidade de prever eventos oferece aos reguladores um senso de domínio sobre a situação.


Confira a seguir algumas preferências desse perfil de consumidor.


Clique e retire

A WGSN destaca que esse público prefere transações sem contato, impulsionando o modelo clique e retire.

 

Diante disso, o varejo precisa ajustar-se aos estilos de vida marcados por menos carros, aumento do uso de bicicletas, eficiência na retirada de itens diários, priorizando processos ágeis e práticos.

 

Novos canais de vendas

 

O comércio por voz impulsiona o “home commerce”, um sistema conectado por tecnologia smart, em que, ao olhar um programa de TV, é possível pausar, perguntar o que a pessoa na tela está vestindo e receber a peça ainda no mesmo dia.

Ele oferece uma alternativa conveniente para pessoas com dificuldades na pesquisa online.

 

Conectores


Os conectores, composto por millennials e geração Z, desafiam a cultura da pressa, adotando práticas de compras coletivas e serviços por assinatura.


Enxergam as crises como oportunidades de inovação nos negócios, redefinindo o sucesso e impactando a indústria.


Conheça as preferências dos conectores na hora de realizar suas compras.


Sustentabilidade


Conforme as pesquisas da WGSN, para os conectores, os rótulos e etiquetas com informações sobre sustentabilidade são indicadores para o valor de compra.


Organizações descentralizadas


A WGSN destaca que os conectores estão aderindo ao conceito de propriedade descentralizada, no qual a gestão da empresa é conduzida por uma comunidade ou um conselho executivo, com decisões tomadas de forma coletiva.


Construtores de memórias

 

Esse grupo opta por viver no presente, simplificando suas vidas e valorizando a abundância do tempo. Eles buscam cultivar relacionamentos mais significativos, reservando tempo para pessoas importantes e desenvolvendo novas amizades.


Para eles, a família é formada pelos laços criados, não necessariamente pelos laços sanguíneos.


Conheça as preferências dos construtores de memórias.


Compras coletivas


Os construtores de memórias também são aqueles que priorizam as compras coletivas, graças às novas dinâmicas familiares e ao conceito de moradia multigeracional.


Economia do cuidado


Impulsionada pelo aumento de pessoas solteiras e casais sem filhos, a economia e os sistemas de cuidado estão em ascensão.


Produtos que promovam um envelhecimento saudável ganharão prioridade, já que,  para esse público, isso não se trata apenas de vaidade.


Os construtores de memórias desejam viver mais e aproveitar a vida da melhor maneira possível. Isso abre diversas oportunidades nos setores de beleza, alimentação, bebidas e tecnologia.


Neo-sensorialistas


Esse perfil é amante da tecnologia e vê o mundo de uma forma híbrida, ou seja, são usuários de criptomoedas e outras monetizações digitais, incluindo assistir anúncios para ganhar benefícios ou jogar games que tragam alguma recompensa.

 

Os neo-sensorialistas não têm medo da tecnologia, mas a enxergam com esperança.


Monetização digital


Em meio ao crescimento das recompensas em jogos e ao surgimento das carteiras digitais, as empresas se adaptam aos neo-sensorialistas, entusiastas das criptomoedas.


Metaverso


Eles querem vivenciar o metaverso, e para isso, precisarão de tecnologias que permitam sentir o metaverso, de dispositivos ópticos a recursos táteis e olfativos.

 

Se você deseja encontrar as melhores soluções em embalagens 100% personalizadas que estão de acordo com o perfil do seu consumidor, entre em contato com a nossa equipe e realize um orçamento.


Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
Por contato 15 de outubro de 2025
Cada vez mais presentes nos diferentes negócios, as redes sociais podem gerar novas oportunidades para alcançar o sucesso com a venda de produtos. Neste artigo, vamos te apresentar a live commerce e te explicar como essa estratégia funciona, os tipos existentes e as melhores práticas para impulsionar suas vendas. Boa leitura! O que é live commerce? Baseado no modelo de transmissões ao vivo, a live commerce é uma estratégia de vendas por meio das redes sociais. Esse recurso realiza vendas ao vivo com a disponibilidade de compra por meio de interações via chat dos aplicativos e possibilita mais humanização da experiência de compras pela internet. Hoje, o Brasil é o segundo colocado no mundo na modalidade , mostrando uma excelente oportunidade para lucros e fortalecimento da boa imagem aos diferentes consumidores do mundo. Quais são os tipos de live commerce? Antes mesmo de iniciar uma transmissão de live commerce, é importante conhecer os diferentes tipos para adotar a estratégia mais adequada ao seu negócio. Live commerce com influenciadores Unindo entretenimento com vendas, essa live busca atrair seguidores e torná-los possíveis compradores. A recomendação é conhecer bem o perfil dos seus clientes para escolher o influenciador que gera mais conexão com o público. Tutoriais Essa ação busca atrair potenciais clientes mostrando os detalhes do seu produto para mostrar com clareza as principais qualidades e vantagens. Eventos de lançamento Com elementos de exclusividade, a live commerce de eventos de lançamentos permite explorar o senso de novidade do seu produto, além da aplicação da técnica conhecida como “veja agora e compre”, promovendo mais compras. Como fazer uma live commerce? Antes mesmo de começar as primeiras transmissões, é importante se preparar e adotar estratégias para conquistar os clientes e aumentar suas vendas. Por isso, busque: definir o tema; escolher a plataforma de transmissão; divulgar a live; realizar a preparação técnica; escolher as ferramentas de gestão; interagir com a audiência; demonstrar e explicar os produtos, promoções e ofertas; e fidelizar seus clientes. Boas práticas para o live commerce Conecte-se com o público Gere a aproximação com o seu cliente e busque interagir com boas-vindas e engaje com perguntas e lembre-se de responder e ler os comentários, esse processo cria conexão e é uma boa forma de iniciar a transmissão. Seja claro e real Adeque as expectativas com os resultados. Lembre-se de que você está transmitindo a credibilidade para cada cliente e isso pode fazer a diferença na venda ou não de um produto. Siga o planejamento Realize ensaios e faça roteiros para sua transmissão ao vivo. Por que escolher o live commerce como estratégia de vendas? Ao adotar esse tipo de estratégia, é possível aproveitar diferentes fatores que contribuem para o sucesso do seu produto. A transmissão ao vivo permite um engajamento real, com interação de vendedores, para os clientes poderem tirar dúvidas e se sentir seguros para comprar. Esse meio já demonstrou bastante eficácia na redução de objeções ao apresentar e destacar os benefícios e superar possíveis resistências. Outra vantagem da live commerce é o uso estratégico de promoções com senso de escassez e urgência, aumentando as conversões de compra. Como preparar sua embalagem para o live commerce Antes mesmo de iniciar a sua transmissão, é importante se lembrar que esse tipo de estratégia de vendas utiliza apelo visual. Por isso, a personalização de embalagens pode contribuir para o êxito das suas vendas, de forma atrativa e adequada à imagem da marca para gerar valor com excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com soluções modernas e adequadas de embalagens para o seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
Mostrar mais