Perfis de consumo: o comportamento do consumidor em 2024

5 de fevereiro de 2024

O que os consumidores procurarão ou precisarão nesse ano? Quais serão os impulsionadores de comportamentos, desejos e necessidades das pessoas?


Conforme a consultoria internacional de tendências WGSN, há um aumento na demanda por um realinhamento pessoal, tanto consigo mesmos quanto com suas vidas.


Conheça neste artigo esses perfis de consumo e compreenda suas diferenças e semelhanças.


Perfis de consumo para 2024


A empresa de previsão de tendências WGSN Insight identificou quatro perfis de consumidores que se espera moldarem as estratégias de marketing e vendas a médio prazo, até o ano de 2024.


O foco está na priorização dos reguladores, construtores de memórias, neo-sensorialistas e conectores, sendo esses os quatro perfis distintos destacados.


Conheça esses perfis e compreenda suas diferenças e semelhanças.


Reguladores


O primeiro perfil é o dos reguladores, um grupo que enfrenta a fadiga do desconhecido e das constantes mudanças, buscando ativamente controle e equilíbrio.

Composto, em sua maioria, pela geração X, os reguladores preferem o modelo de compra sem contato.


Segundo a WGSN, estudos indicam que a incerteza é mais angustiante do que a certeza de um desfecho negativo. A capacidade de prever eventos oferece aos reguladores um senso de domínio sobre a situação.


Confira a seguir algumas preferências desse perfil de consumidor.


Clique e retire

A WGSN destaca que esse público prefere transações sem contato, impulsionando o modelo clique e retire.

 

Diante disso, o varejo precisa ajustar-se aos estilos de vida marcados por menos carros, aumento do uso de bicicletas, eficiência na retirada de itens diários, priorizando processos ágeis e práticos.

 

Novos canais de vendas

 

O comércio por voz impulsiona o “home commerce”, um sistema conectado por tecnologia smart, em que, ao olhar um programa de TV, é possível pausar, perguntar o que a pessoa na tela está vestindo e receber a peça ainda no mesmo dia.

Ele oferece uma alternativa conveniente para pessoas com dificuldades na pesquisa online.

 

Conectores


Os conectores, composto por millennials e geração Z, desafiam a cultura da pressa, adotando práticas de compras coletivas e serviços por assinatura.


Enxergam as crises como oportunidades de inovação nos negócios, redefinindo o sucesso e impactando a indústria.


Conheça as preferências dos conectores na hora de realizar suas compras.


Sustentabilidade


Conforme as pesquisas da WGSN, para os conectores, os rótulos e etiquetas com informações sobre sustentabilidade são indicadores para o valor de compra.


Organizações descentralizadas


A WGSN destaca que os conectores estão aderindo ao conceito de propriedade descentralizada, no qual a gestão da empresa é conduzida por uma comunidade ou um conselho executivo, com decisões tomadas de forma coletiva.


Construtores de memórias

 

Esse grupo opta por viver no presente, simplificando suas vidas e valorizando a abundância do tempo. Eles buscam cultivar relacionamentos mais significativos, reservando tempo para pessoas importantes e desenvolvendo novas amizades.


Para eles, a família é formada pelos laços criados, não necessariamente pelos laços sanguíneos.


Conheça as preferências dos construtores de memórias.


Compras coletivas


Os construtores de memórias também são aqueles que priorizam as compras coletivas, graças às novas dinâmicas familiares e ao conceito de moradia multigeracional.


Economia do cuidado


Impulsionada pelo aumento de pessoas solteiras e casais sem filhos, a economia e os sistemas de cuidado estão em ascensão.


Produtos que promovam um envelhecimento saudável ganharão prioridade, já que,  para esse público, isso não se trata apenas de vaidade.


Os construtores de memórias desejam viver mais e aproveitar a vida da melhor maneira possível. Isso abre diversas oportunidades nos setores de beleza, alimentação, bebidas e tecnologia.


Neo-sensorialistas


Esse perfil é amante da tecnologia e vê o mundo de uma forma híbrida, ou seja, são usuários de criptomoedas e outras monetizações digitais, incluindo assistir anúncios para ganhar benefícios ou jogar games que tragam alguma recompensa.

 

Os neo-sensorialistas não têm medo da tecnologia, mas a enxergam com esperança.


Monetização digital


Em meio ao crescimento das recompensas em jogos e ao surgimento das carteiras digitais, as empresas se adaptam aos neo-sensorialistas, entusiastas das criptomoedas.


Metaverso


Eles querem vivenciar o metaverso, e para isso, precisarão de tecnologias que permitam sentir o metaverso, de dispositivos ópticos a recursos táteis e olfativos.

 

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Por contato 25 de abril de 2025
Cada vez mais presente na rotina do consumidor, o e-commerce se tornou mais uma opção de vendas, que pode ser influenciada por uma boa experiência do cliente com embalagens. Neste artigo, iremos abordar a importância das embalagens para essa modalidade de vendas. O e-commerce e o ramo de embalagens De acordo com o portal especializado no segmento, o e-commerce Brasil , o nosso país faturou cerca de R$ 204,3 bilhões de reais no ano passado, um dado que representa um crescimento e um possível potencial de compra, criando novas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios. O e-commerce é o nome dado a todo tipo de negócio de compra e venda de produtos pela internet. O comércio eletrônico está em ascensão no mundo todo e sua relação entre o e-commerce e o ramo de embalagens potencializa a possibilidade de compras e diferenciação dos concorrentes. Como as embalagens impactam o e-commerce? Uma embalagem tem diferentes funções em um novo produto, como proteção, transporte, além de ser o primeiro contato com o consumidor, sendo fundamental para o sucesso ou não de um produto. O e-commerce e as embalagens, quando estão associados, podem criar uma boa experiência, tornando a compra ainda mais positiva. O chamado unboxing é uma oportunidade ideal para surpreender, cativar e valorizar o produto final. Entre as estratégias para conquistar os clientes de e-commerce estão: personalização de embalagens: se diferenciar de forma estratégica, criativa e duradoura; embalagens feitas com materiais sustentáveis: uma tendência que vem crescendo no mercado e se torna um grande diferencial para os consumidores; design de embalagens atrativas: essencial para causar uma impressão positiva. e lembrança e identidade de marca: para identificação e destaque perante aos concorrentes. Como se preparar no quesito embalagens para as altas demandas do e-commerce? Assim como o comércio tradicional, o e-commerce conta com datas sazonais importantes para vendas e resultados como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nesses períodos é muito comum o aumento da demanda, por isso é preciso estratégia para atender à alta demanda. Avalie a logística Assim como no comércio tradicional, as embalagens no comércio eletrônico devem considerar o transporte, já que a primeira função das embalagens é a proteção. Por isso, otimize a rotina, invista em materiais resistentes e sustentáveis e busque formas de potencializar as rotas para o transporte. Invista na capacidade produtiva Para atender à alta demanda, é necessário um olhar especial para a produção. Por isso, antes mesmo da chegada dessas datas essenciais para o e-commerce prepare-se, adquirindo novos maquinários, contratando funcionários e investindo em nova tecnologia como a inteligência artificial , por exemplo. Aproveite as oportunidades A alta demanda no e-commerce cria diferentes possibilidades para o ramo de embalagens, como a criação e personalização de embalagens especiais, estratégias que agregam valor e aumentam a fidelidade do cliente. O e-commerce se tornou uma grande oportunidade de negócio no Brasil e no mundo. Através do comércio eletrônico é possível expandir e atingir grandes resultados, o mesmo vale para a indústria de embalagens que pode aproveitar a evolução do mercado e agregar valor aos novos produtos. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e atinja a excelência no seu e-commerce com embalagens personalizadas.
Por contato 23 de abril de 2025
A inteligência artificial vem transformando o mercado industrial no Brasil e no mundo. No ramo das indústrias de embalagens não é diferente. Neste artigo iremos abordar o impacto dessa nova tecnologia no ramo de embalagens e como isso muda a eficiência produtiva. O uso de inteligência artificial na indústria Em um levantamento realizado pela McKinsey , uma companhia de consultoria global, apontou que 72% das empresas no mundo já adotaram a tecnologia de IA, no campo industrial não é diferente. Essa tendência de mercado demonstra o início de uma nova fase na produção, com uma ferramenta que veio para agregar na cadeia produtiva, incluindo a indústria de embalagens. Quais são as aplicações da inteligência artificial na indústria de embalagens? Atualmente, esse tipo de ferramenta é aplicada para melhoria do processo interno de produção de embalagens. A integração da inteligência artificial potencializou o setor e, com o uso de algoritmos combinado à automação e conhecimento de especialistas, é possível alcançar uma eficiência produtiva de forma estratégica. As principais aplicações de IA na produção de embalagens são: otimização de processos: o uso de inteligência artificial contribui para acelerar os processos, redução de custos e gatos com materiais e energia; controle de qualidade: a IA pode garantir a consistência dos padrões, reduzindo a variabilidade, um fator decisivo na satisfação do cliente; personalização em massa: unindo o conhecimento com técnicas avançadas de impressão, a inteligência artificial pode atender assertivamente às necessidades dos clientes, por meio da personalização; e logística e distribuição: desde o armazenamento à distribuição de embalagens, os algoritmos ajudam a gerenciar estoques, prever uma demanda futura e reduzir os tempos de espera e custos dos transportes calculando as melhores rotas. Quais os benefícios da inteligência artificial no desenvolvimento de embalagens? Além de contribuir com a cadeia produtiva, o uso de inteligência artificial proporciona uma série de benefícios no campo industrial. redução de custos operacionais: a IA consegue reduzir custos, diminuindo uma necessidade de manutenção constante, além de possibilitar a prevenção de falhas, contribuindo com o aumento da vida útil dos equipamentos; aumento da produtividade: sem comprometer a qualidade, o uso de IA possibilita aumentar a produtividade com automações inteligentes, mesmo em tarefas repetitivas, de alto volume; segurança no ambiente de trabalho: a inteligência artificial contribui com a redução de acidentes e melhoria na segurança com o monitoramento em tempo real dos perigos e alertando os trabalhadores; e sustentabilidade e eficiência energética: o uso de inteligência artificial na indústria de embalagens contribui diretamente com a eficiência energética e sustentável, um fator decisivo de diferenciação do mercado. A IA ajusta o consumo e identifica as possíveis áreas de desperdício. O futuro do uso de inteligência artificial na indústria de embalagens Apesar de possibilitar uma série de vantagens, é importante lembrarmos de que a concorrência do mercado está cada vez mais acirrada e de que a diferenciação ainda é um trunfo para se destacar. O uso de inteligência artificial pode ser incluído na rotina produtiva, mas não substituirá a atividade humana, ambas devem ser complementares para possibilitar grandes resultados. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e saiba como agregar valor à excelência do seu produto com uso de tecnologia.
Por contato 28 de março de 2025
Iniciar um novo negócio em nosso país se tornou uma atividade desafiadora, em que o pequeno empreendedor precisa se adaptar e se destacar. Uma possibilidade de tornar a marca mais reconhecida com baixo custo de investimento é utilizando embalagens personalizadas. Nesse artigo iremos abordar como essa estratégia para pequenos negócios pode impulsionar vendas, reduzir custos e destacar marcas no mercado. Continue a leitura! O mercado de pequenas empresas no Brasil De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em 2024, o nosso país teve um crescimento de 10% do registro de pequenos negócios, alcançando aproximadamente 4,1 milhões de novos empreendimentos. Com o crescimento espontâneo desse tipo de negócio, torna-se ainda mais necessário se destacar do mercado, sendo uma excelente oportunidade de sair na frente e conquistar o consumidor. Já que muitas empresas não possuem recursos para competir, aproveitar o potencial da embalagem de um produto se tornou uma boa alternativa. Como embalagens personalizadas para novos negócios impulsionam empresas? Assim como o mercado, as funções da embalagem também evoluíram. Antes, elas eram destinadas somente para garantir a segurança no transporte ou armazenamento. Agora, esse importante recurso pode refletir a identidade e valores das marcas, um elemento de diferenciação e destaque no mercado. As embalagens personalizadas para pequenos negócios têm o poder de gerar conexão entre empresa e produto em uma boa experiência de compra, contribuindo com o sentimento de fidelidade à marca. Os principais benefícios de embalagens personalizadas para pequenos negócios Uma embalagem personalizada para pequenos negócios cria diferentes possibilidades de agregar valor ao produto. Essa eficaz estratégia começa ainda no primeiro contato com o consumidor, com uma boa apresentação e personalidade. Entre os 3 principais benefícios para os pequenos negócios estão: destaque dos concorrentes: uma embalagem tem o poder de demonstrar a qualidade do produto e sobressair dos adversários na corrida pela conquista do consumidor; profissionalização da empresa: ganhar viabilidade e reconhecimento não é uma tarefa fácil para um novo negócio. A confecção de uma nova embalagem agrega a imagem final da empresa; redução dos custos: apesar de ser considerado um investimento, as embalagens personalizadas para pequenos negócios contribuem diretamente para redução de custos, já que o investimento inicial para compra seja aplicado de forma assertiva, gerando resultados positivos mesmo em um pouco tempo; e vantagens promocionais: as pequenas empresas, devido a sua escala de produção menor, podem criar ações de promoção e brindes com as embalagens personalizadas. Como funcionam as embalagens personalizadas para pequenos negócios? O processo de criar uma nova embalagem para pequenos negócios exige estudos de tendências do mercado, com a realização de testes apurados com o auxílio da tecnologia. É importante que o empresário considere o tipo de produto, o processo de transporte e armazenamento, o ponto de venda e o primeiro contato com o consumidor. Além disso, é preciso levar em conta a apresentação, distribuição e maquinabilidade. Nesta etapa, nossa equipe de desenvolvimento de embalagem de produto atende de forma personalizada e flexível o pequeno empreendedor, buscando compreender as características e particularidades para criação da embalagem, através de estudos de design, escolha de matéria-prima e manuseio. Entre em contato conosco e comece a se destacar dos concorrentes e crescer a sua equipe por meio da personalização de embalagens. Fale com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
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