Segundo semestre de 2025: as oportunidades para seu negócio

contato • 23 de junho de 2025

 O segundo semestre pode representar uma nova oportunidade para pequenos, médios e grandes negócios e o empresário deve ficar atento às diferentes possibilidades para impulsionar as vendas no comércio ainda em 2025. 


Neste artigo, iremos abordar as possíveis oportunidades e datas para ficar de olho no segundo semestre do ano.


A expectativa do mercado para o segundo semestre 2025


As transformações do mercado fazem parte da rotina dos consumidores e empresários. A alta da moeda, taxas de serviço e possíveis oportunidades de negócios movem a economia, sendo uma chance de mudança para conquistar o sucesso em vendas. 


Conforme o
Boletim Focus de maio, divulgado pelo Banco Central, a expectativa e previsão do mercado financeiro brasileiro é de um aumento de 2% para 2,02%, uma perspectiva positiva que sinaliza a possibilidade de crescimento de negócios, vendas, compras e resultados.


Datas importantes para o segundo semestre de 2025


Entre as datas importantes para o comércio, destacam-se:


Julho

26/08 - Dia dos Avós


Agosto

10/08 - Dia dos Pais


Setembro 

15/09 - Dia do Cliente


Outubro

12/10 - Dia das Crianças

31/10 - Halloween


Novembro 

28/11 - Black Friday


Dezembro 

1/12 - Cyber Monday

25/12 - Natal

31/12 - Réveillon


Como  preparar o seu comércio para o segundo semestre de 2025?


Para aproveitar as janelas de oportunidade que o segundo semestre de 2025 proporciona, é necessário avaliar e traçar estratégias assertivas para atingir o sucesso por meio do seu produto. 


Por isso, deve-se considerar as estratégias abaixo.


Melhore a experiência do cliente


Cada vez mais no mercado, a experiência e a satisfação do cliente são consideradas no negócio. Tornar o primeiro contato com o cliente um fator de diferencial pode potencializar as vendas. 


Uma das estratégias para essa oportunidade são os fatores personalização e sustentabilidade, em que embalagens desenvolvidas de forma exclusiva com materiais sustentáveis e retornáveis agregam na satisfação final. 


Planeje-se para datas sazonais do segundo semestre de 2025


Além de aproveitar as oportunidades que a segunda etapa do ano possibilita, o empresário deve se planejar para a chegada destas datas para garantir a qualidade final do produto. Deve-se considerar o prazo para realizações de ações de marketing, questões de entrega de mercadoria e período de produção. 


A personalização de embalagem é uma excelente estratégia para ser implementada em datas sazonais, que contribui com inovação,
economia e aumento da percepção da marca.


Prepare o seu estoque


Nesse período do segundo semestre de 2025, o comércio exige uma preparação especial para o alto volume de vendas, que exige investimento em produtos para atender à alta demanda de cada período. 


Em datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, é preciso uma preparação especial com o aumento da capacidade do estoque de produtos, além da realização de cálculos para a quantidade certa de produtos.


Pense na logística


Além do processo de compra, a oportunidade das datas do segundo semestre exige uma estratégia especial para logística. A entrega dos seus produtos influencia diretamente na boa impressão da empresa e algumas promoções como frete grátis, entrega expressa exigem uma estrutura e preparação logística. Revise e otimize o espaço disponível para operação, gerencie e planeje rotas e otimize as entregas.


Invista no seu produto


As datas do segundo semestre de 2025 são a oportunidade ideal para o investimento no seu produto. Nesse período em que a concorrência se amplia, se diferenciar do mercado é uma atitude de sucesso a curto ou longo prazo. 


No Grupo Jauense Embalagens desenvolvemos embalagens com matérias-primas de qualidade através da personalização para gerar excelência ao seu produto. 


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orçamento para o seu negócio.



Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
Por contato 25 de agosto de 2025
Assim como o mercado de embalagens, o público que consome esses produtos também se transformou. É preciso compreender o comportamento das gerações que, hoje, estão diretamente ligadas à tomada de decisão e influenciam no sucesso ou não de um produto. Descubra neste artigo como funciona o comportamento das diferentes gerações no mercado de embalagens. Como as diferentes gerações impactam o mercado de embalagem? Cada geração possui hábitos, valores e expectativas próprias nas relações de consumo. Compreender esses perfis é fundamental para adotar estratégias na criação de embalagens autênticas, inovadoras, sustentáveis e alinhadas às tendências de comportamento. O perfil das gerações A definição de geração é feita a partir de recortes que avaliam fatos históricos que marcaram a humanidade. Esses momentos geram transformações no comportamento, surgindo assim os baby boomers, geração X, geração Y (millenials), geração Z (Gen Z ou Zoomers) e geração Alpha. Baby Boomers (1946 e 1964) Conhecidos como bebês do pós-guerra. Esse perfil valoriza a estabilidade e as conquistas econômicas. Geração X (1965 e 1980) Têm uma visão idealista e valorizam a liberdade e os direitos individuais. Esse perfil viveu o movimento hippie e a ditadura militar brasileira. Geração Y (1981 e 1994) Os millennials viveram o surgimento da internet e a redemocratização do Brasil. São flexíveis, criativos e abertos a mudanças. Geração Z (1995 e 2010) Considerados nativos digitais, a Gen Z tem senso de responsabilidade social, conectividade e vulnerabilidade. Segundo um estudo feito por um banco americano , essa geração se tornará a mais numerosa e rica nos próximos anos. Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) Conectados, estão apresentando novas maneiras de se relacionar com as pessoas, unindo o on-line e off-line. As relações entre o mercado de embalagens e as diferentes gerações Compreender as diferenças entre os perfis das gerações possibilita avaliar o real impacto dos comportamentos variados no mercado de embalagem. Por ser um meio onde o contato direto pode fazer a diferença ou não do sucesso do produto, é possível adotar estratégias coerentes e assertivas, conforme a geração atendida. No caso da geração Z, ela representa cerca de 20% dos brasileiros atualmente e deseja criar uma relação com as marcas, por meio da identificação. Além disso, querem ter experiências exclusivas e individuais, valorizando embalagens sustentáveis e ecológicas. Já os Millennials, procuram informações transparentes sobre as práticas de produção, também valorizando embalagens sustentáveis e engajadas socialmente. As gerações dos Baby Boomer e X têm a tendência de lealdade a marcas, sendo atraídos pela tradição de mercado. Como conquistar consumidores com embalagens estratégicas? A melhor forma de atrair e conquistar os diferentes públicos e gerações são embalagens que se conectam ainda no primeiro contato. O investimento em um design relevante, um acabamento exclusivo, com soluções criativas e personalizadas, seguindo as tendências de sustentabilidade, pode ser um diferencial extremamente positivo para a geração Z e Y. Outra estratégia com foco nas gerações X e Baby Boomer são embalagens que se conectam e evocam familiaridade com o uso de um belo design e estratégias nostálgicas. Se destaque no mercado  Entender o papel da sua embalagem na rotina e nos hábitos dos seus consumidores pode valorizar o primeiro contato, com experiências autênticas para o início de um relacionamento duradouro com ótimos resultados para sua empresa. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais sobre a nossa personalização de embalagens para os diferentes perfis de públicos e gerações.
Por contato 12 de agosto de 2025
Fundamental na indústria de embalagens, o packing é uma das etapas finais do processo de entrega e envio de produtos. Essa fase já conhecida na indústria de embalagens tem se reinventado, sofrendo a influência da sustentabilidade, o chamado positive packing. Neste artigo, iremos explicar como funciona essa prática e seus principais benefícios na indústria de embalagens. Continue a leitura. O que é positive packing? Baseado nos critérios sustentáveis, o positive packing é uma série de iniciativas que analisam por um todo o papel das embalagens no mercado, avaliando o descarte adequado e a capacidade de reciclagem. Esse tipo de processo utiliza técnicas como o ecodesign e busca a economia de recursos, custos de produção e esgotamento dos recursos naturais. Quais as diferenças entre packing e positive packing? Apesar de estarem relacionadas a etapas importantes do desenvolvimento de embalagem, existem diferenças entre packing e positive packing que devem ser consideradas. O packing, no critério de logística, está ligado ao fim do ciclo da venda e tem como principal objetivo otimizar e executar o envio em um tempo considerável. Enquanto o positive packing tem como base a sustentabilidade, um critério considerado tendência pela consultoria global Mordor Intelligence, que afirma que o mercado está será impulsionado até 2029 por práticas ecológicas, recicláveis, biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental. Entre as principais diferenças entre os dois processos estão: utilização do ecodesign; prioridade de uso de materiais recicláveis; aplicação de logística reversa; e incentivo de práticas sustentáveis de descarte correto ao consumidor. Quais são os principais benefícios do positive packing? O positive packing é considerado uma novidade para o setor de embalagens. Ao adotar essa técnica, é possível aproveitar diferentes benefícios, em forma de retorno para a marca e para a própria rotina de fabricação. Os principais benefícios dessa prática na cadeia produtiva são: Redução de desperdício Por atuar diretamente em uma das etapas do processo produtivo, o positive packing busca utilizar embalagens com menor impacto ambiental, se adequando a cada produto para ser reaproveitado. Otimização de recursos Ao adotar o ecodesign, é possível aproveitar os recursos da melhor forma e minimizar os danos ao meio ambiente. Criação de valor para empresa O fator sustentabilidade, quando incluído no processo produtivo de uma embalagem, agrega valor a imagem, por meio do positive packing, mais uma etapa da produção, é direcionada à sustentabilidade, contribuindo para o posicionamento da marca. A importância do positive packing Adotar uma jornada de produção sustentável se tornou uma estratégia de conquista do consumidor, além de agregar a sua marca a um propósito bastante procurado por consumidores. O positive packing busca ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável, que considera desde a produção ao descarte adequado para reciclagem, implementando alternativas positivas como a utilização de embalagens sustentáveis. Um olhar planejado e executado para o fator da sustentabilidade é de responsabilidade das indústrias de embalagens, podendo evoluir na totalidade a produção, como, por exemplo, a criação de embalagens personalizadas alternativas, com um excelente retorno com práticas de logística reversa. Entre em contato, solicite um orçamento e saiba como adotamos estratégias sustentáveis para agregar valor ao seu produto.
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