A importância da personalização de embalagens

contato • 14 de fevereiro de 2025

Em um mercado cada vez mais competitivo, se diferenciar dos concorrentes pode fazer a diferença no sucesso ou não de um produto. Estudos apontam que mais de 90% das decisões de compra são influenciadas pelo primeiro contato com a embalagem, tornando a personalização um fator crucial para a decisão de compra. Mas como conquistar o consumidor?

 

Neste artigo, iremos abordar a importância da personalização das embalagens e produtos e como atuamos para agregar valor ao seu produto.


A personalização de embalagens no mercado competitivo


O primeiro contato entre consumidor e embalagem é fundamental para capturar a atenção do cliente e determinar o êxito ou não de um produto, pois o reconhecimento e destaque perante aos concorrentes influenciam diretamente a decisão de compra. 

 

A principal medida para cativar cada cliente e transmitir uma imagem única e diferente é a personalização. Quando se utiliza, cores, logotipos, slogan e designs exclusivos, as embalagens se tornam um reflexo positivo da marca, aumentando a identificação perante aos concorrentes e principalmente do mercado. Além disso, o investimento em estratégias como essas, contribui para criar conexão emocional com o seu consumidor, um fator determinante para suas vendas.


As funções da personalização de embalagens


  • design atrativo: uma embalagem atrativa pode causar uma impressão positiva imediata;


  • proteção do produto: oferecer qualidade, flexibilidade e resistência para proteção contra impactos, antes, durante e depois do transporte;


  • reforço da marca: os consumidores têm tendência a identificar empresas que investem em embalagens;


  • sustentabilidade: uma funcionalidade exigida cada vez mais pelos consumidores e pelo mercado;


  • e divulgação de informações úteis: embalagens com instruções de uso, cuidados com produtos e contato de serviços se tornam didáticas, auxiliam no manuseio e no descarte correto do produto.


O que considerar na personalização da embalagem do seu produto?


O projeto de criação e personalização de uma nova embalagem envolve estudos e testes apurados com o auxílio da tecnologia. A proposta deve considerar o tipo de produto, a logística e o ponto de venda. Entre os itens importantes que podem ser considerados estão:

 

  • apresentação: como o seu produto pode ser exibido é um fator relevante para o impacto  do consumidor. Além disso, é fundamental se adequar à legislação e cumprir as exigências obrigatórias;


  • distribuição: uma nova embalagem pode afetar diretamente o processo logístico e o manuseio do produto;

 

  • maquinabilidade: uma embalagem com boa usinabilidade contribui  com o empacotamento, afetando diretamente os resultados;

 

  • custo e rendimento: atuar com matérias-primas específicas exige um investimento. É preciso avaliar o seu processo de produção para uma assertividade financeira no projeto.


O Grupo Jauense e a personalização da sua embalagem


Durante o desenvolvimento da embalagem do seu produto, o Grupo Jauense conta com especialistas que acompanham diretamente a produção, em contato direto com cada cliente. São realizadas avaliações sobre a funcionalidade, estudos de design, escolha de matéria-prima, critérios de logística e manuseio do produto em todo o processo produtivo.

 

Além disso, com o auxílio da ciência e da tecnologia, testes de gramatura, espessura e resistência são feitos visando refinar a produção da embalagem de um novo produto, seguindo os padrões de excelência exigidos pelo mercado.

 

Se você deseja inovar e destacar a sua nova embalagem com o desenvolvimento do produto, entre em contato com a nossa equipe e realize o seu orçamento.


Por contato 9 de junho de 2025
O desenvolvimento de uma nova embalagem vai além de técnicas de personalização ou logística, envolve estudos importantes sobre economia para o melhor aproveitamento de materiais, sem gerar prejuízos no presente e no futuro. Descubra neste artigo, as boas práticas para redução dos custos na indústria de embalagens e a importância dessas medidas. A importância da redução de custos na indústria de embalagens Segundo um estudo realizado pela ABRE, Associação Brasileira de Embalagem, no ano passado, a indústria brasileira de embalagem atingiu o valor de R$ 165,9 bilhões de valor bruto de produção física, em que o papelão ondulado representa 20,4%, a cartolina e papel-cartão 10,5% e o papel 5,4% do montante total. Esse panorama representa um crescimento de quase 15% em comparação ao último levantamento. Atualmente, a otimização de recursos é fundamental para economia da indústria de embalagens, sendo necessário adotar estratégias e ajustes para ganhos efetivos sem perder a qualidade, competitividade e lucro. As principais fontes de desperdícios na indústria de embalagens O processo industrial conta com etapas que escondem as possíveis falhas e desperdícios na linha de produção. Porém, é possível identificar os erros e excessos e corrigi-los. Uso excessivo de material A utilização de qualquer tipo de material tem um impacto direto na lucratividade, já que muitos materiais são importados ou passam por um processo de importação e acabam sendo usados sem necessidade e em grande qualidade. Falta de padronização Além de afetar diretamente a produção, a falta de padrão influencia negativamente no posicionamento do produto. O uso irregular de recursos geram desperdícios e até perda de material. Qualidade baixa de matéria-prima A utilização de materiais de baixa qualidade pode afetar desde a proteção do produto até a etapa de unboxing, já que está ligado diretamente à qualidade. Como reduzir os custos de produção de embalagens? Para gerar economia em meio a produção de embalagens é necessário realizar uma avaliação técnica para buscar a melhor solução em um prazo determinado. É importante lembrarmos que a utilização de metodologias de agilidade permitem realizar esse importante diagnóstico mesmo durante a rotina produtiva. Entre as boas práticas estão: Identificação dos custos desnecessários da embalagem Uma análise objetiva deve ser feita com os diferentes setores responsáveis pelo produto, como marketing, logística e produção. Em seguida, devem ser elencados critérios para redução dos custos como informações impressas, cores de impressão, materiais e design. Invista em uma produção efetiva Considere a automação para o processo industrial. Essa medida é um investimento que proporciona menor incidência de falhas e desperdícios por embalagens mal aplicadas. Além disso, essa iniciativa contribui com a padronização, que afeta diretamente na qualidade final do produto e sua embalagem. Utilize soluções sustentáveis para redução dos custos Além de ser uma excelente estratégia de posicionamento de marca, utilizar esse tipo de alternativa permite o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de otimizar recursos com foco na economia e sem desperdício. A redução dos custos e o controle de gastos é um desafio para qualquer indústria de embalagens. Com uma gestão focada é possível aprimorar o uso de recursos, padronizar etapas e otimizar toda produção. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba como desenvolvemos a sua embalagem potencializando os recursos.
Por contato 26 de maio de 2025
Um bom acabamento de embalagem traz uma série de benefícios para os produtos e pode ser um grande diferencial no mercado. Neste artigo, iremos abordar os aspectos desta importante etapa de produção, os diferentes tipos de acabamentos e seus benefícios. O que é acabamento de embalagens? Um fator que pode ser o diferencial no produto do mercado é o acabamento de embalagens. Esse tipo de técnica de personalização potencializa a qualidade de impressão, contribuindo com o aumento do valor material, o reconhecimento e, até, com a durabilidade. Qual a importância do acabamento de embalagens? Em uma pesquisa realizada pela Two Sides Brasil e publicada pela Associação Brasileira da Embalagem, a ABRE , nos casos de compra, cerca de 32% dos consumidores afirmaram que a influência da embalagem na compra é constante e 41,7% declararam que a influência é frequente. Esses dados mostram que cada vez mais a personalização assume um espaço de diferenciação e destaque no mercado e o acabamento é uma dessas técnicas que podem alavancar a comercialização. Além disso, o acabamento de embalagens proporciona uma série de benefícios como: estética e sofisticação, contribuindo para o aumento da percepção do valor do produto; proteção e durabilidade, escolher o material adequado pode proteger contra riscos, umidade e outros fatores que afetam a embalagem; diferenciação e personalização, na etapa de acabamento é possível destacar o seu produto com efeitos únicos e estéticos; e impacto na decisão de compra, com uma influência positiva para comunicar informações e despertar o interesse no mercado. Tipos de acabamento de embalagens Hot Stamping Uma técnica que utiliza calor, pressão e uma folha metálica para criar impressão com acabamentos. Relevo Um acabamento que desenvolve uma superfície elevada com efeito tridimensional ou tátil. Laminação fosca Com uma película plástica e fosca, a laminação oferece resistência e qualidade de acabamento. Plastificação brilho Uma finalização que proporciona mais brilho às embalagens, além de durabilidade e proteção contra umidade. Verniz skin Muito conhecido no mercado de embalagens, o verniz Skin oferece qualidade na selagem de produtos. Verniz localizado Um acabamento de embalagem aplicado de forma precisa e localizada na embalagem. Verniz base d’água Com durabilidade e resistência extra ao atrito, o verniz à base de água é conhecido por sua proteção. Verniz blister Utilizando o processo de sucção a vácuo, o verniz blister é muito utilizado para cartelas clister, um produto entre o papel cartão e uma bolha plástica. Esse tipo de acabamento de embalagens está presente em produtos do nosso dia a dia, como escovas de dentes, pilhas e brinquedos. Como escolher o melhor acabamento para minha embalagem? O acabamento é uma etapa importante na personalidade do seu produto, sendo preciso escolher seguindo diferentes critérios do mercado para o melhor resultado possível. É preciso planejar, conhecer o design e as funcionalidades da embalagem e do produto, além disso, é essencial realizar testes com matérias-primas adequadas durante a impressão para garantir que o produto atinja o seu objetivo, satisfazer e encantar o consumidor no processo de compra. Entre em contato com a nossa equipe técnica, faça um orçamento e saiba como geramos excelência no seu produto.
Por contato 9 de maio de 2025
Acompanhar as mudanças no mercado pode ser considerado um sinal de atenção, principalmente para o crescimento de novas metodologias, é o caso do método ágil, uma técnica que aprimora a produção e contribui com resultados positivos na indústria de embalagens. Descubra neste artigo como funciona essa metodologia e os benefícios da sua aplicação na indústria de embalagens. O que é a metodologia ágil? Conhecida como uma abordagem interativa, a metodologia ágil atua com os elementos de adaptação, colaboração e satisfação do cliente. Ela consiste em um conjunto de boas práticas para atingir os objetivos em projetos de desenvolvimento, incluindo projetos de embalagens de curto, médio e longo prazo. A metodologia ágil foi criada em 2001 por gerenciadores de projetos de softwares e hoje é muito utilizada em diferentes segmentos, graças à sua taxa de sucesso elevada, conforme apontou o relatório da consultoria global McKinsey. Como funciona a aplicação da metodologia ágil nas indústrias de embalagens? Utilizada para o gerenciamento de projetos, a metodologia ágil pode ser aplicada no contexto das indústrias de embalagens para evolução da equipe e melhoria do fluxo de produção. No campo do desenvolvimento de embalagens, esse tipo de metodologia contribui com a flexibilidade no desenvolvimento, já que a metodologia ajusta as prioridades e cada etapa é revisada, evitando erros e possíveis desgastes internos com os profissionais e, principalmente, com o cliente. Além disso, a aplicação desse tipo de metodologia contribui para resultados tangíveis, já que esse tipo de abordagem permite que protótipos e testes preliminares sejam avaliados. Os métodos ágeis utilizados na indústria de embalagens Kanban Uma técnica que consiste em colunas e cartões que representam tarefas, atividades ou itens de trabalho. O Kanban tem foco no feedback e melhoria contínua, colaboração, autonomia e foco no cliente. Nesse sistema, cada coluna representa uma etapa no fluxo. Scrum Considerado um dos métodos ágeis mais populares, o Scrum se baseia na observação e experimentação da equipe de profissionais do projeto. Scrumban Bastante presente no ambiente industrial, inclusive no âmbito das embalagens, essa técnica combina o Scrum com Kanban para melhorar o processo, buscando qualidade e evitando o desperdício. Quais os benefícios da metodologia ágil nas indústrias de embalagens? Por estar presente em todas as etapas dos projetos, a metodologia ágil proporciona uma série de benefícios logo após a sua implementação, como: adaptabilidade e capacidade de resposta: a estrutura ágil permite ciclos de feedback com ajustes regulares, assim a equipe pode ser adaptar rapidamente às possíveis mudanças ou necessidades dos clientes; melhoria da comunicação com aprendizagem contínua: a metodologia agilista é baseada no trabalho em equipe e no incentivo à inovação com um elemento fundamental, a comunicação; autonomia e rapidez na entrega: o método ágil proporciona mais eficiência com número de entregas maior; e redução de custos e riscos: por estar presente em cada etapa da produção, a técnica ágil possibilita atuar com cronogramas mais assertivos, diminuindo os custos e otimizando as atividades. Como implementar a metodologia ágil nos projetos de embalagens? A metodologia ágil para ser aplicada é necessário, treinamentos regulares com formação multidisciplinar e um planejamento interativo e contínuo. Entre em contato com o nosso time e faça o orçamento do seu projeto . Atuamos com profissionais de excelência que estão prontos para gerar valor ao seu produto.
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