A importância da personalização de embalagens
Em um mercado cada vez mais competitivo, se diferenciar dos concorrentes pode fazer a diferença no sucesso ou não de um produto. Estudos apontam que mais de 90% das decisões de compra são influenciadas pelo primeiro contato com a embalagem, tornando a personalização um fator crucial para a decisão de compra. Mas como conquistar o consumidor?
Neste artigo, iremos abordar a importância da personalização das embalagens e produtos e como atuamos para agregar valor ao seu produto.
A personalização de embalagens no mercado competitivo
O primeiro contato entre consumidor e embalagem é fundamental para capturar a atenção do cliente e determinar o êxito ou não de um produto, pois o reconhecimento e destaque perante aos concorrentes influenciam diretamente a decisão de compra.
A principal medida para cativar cada cliente e transmitir uma imagem única e diferente é a personalização. Quando se utiliza, cores, logotipos, slogan e designs exclusivos, as embalagens se tornam um reflexo positivo da marca, aumentando a identificação perante aos concorrentes e principalmente do mercado. Além disso, o investimento em estratégias como essas, contribui para criar conexão emocional com o seu consumidor, um fator determinante para suas vendas.
As funções da personalização de embalagens
- design atrativo: uma embalagem atrativa pode causar uma impressão positiva imediata;
- proteção do produto: oferecer qualidade, flexibilidade e resistência para proteção contra impactos, antes, durante e depois do transporte;
- reforço da marca: os consumidores têm tendência a identificar empresas que investem em embalagens;
- sustentabilidade: uma funcionalidade exigida cada vez mais pelos consumidores e pelo mercado;
- e divulgação de informações úteis: embalagens com instruções de uso, cuidados com produtos e contato de serviços se tornam didáticas, auxiliam no manuseio e no descarte correto do produto.
O que considerar na personalização da embalagem do seu produto?
O projeto de criação e personalização de uma nova embalagem envolve estudos e testes apurados com o auxílio da tecnologia. A proposta deve considerar o tipo de produto, a logística e o ponto de venda. Entre os itens importantes que podem ser considerados estão:
- apresentação: como o seu produto pode ser exibido é um fator relevante para o impacto do consumidor. Além disso, é fundamental se adequar à legislação e cumprir as exigências obrigatórias;
- distribuição: uma nova embalagem pode afetar diretamente o processo logístico e o manuseio do produto;
- maquinabilidade: uma embalagem com boa usinabilidade contribui com o empacotamento, afetando diretamente os resultados;
- custo e rendimento: atuar com matérias-primas específicas exige um investimento. É preciso avaliar o seu processo de produção para uma assertividade financeira no projeto.
O Grupo Jauense e a personalização da sua embalagem
Durante o desenvolvimento da embalagem do seu produto, o Grupo Jauense conta com especialistas que acompanham diretamente a produção, em contato direto com cada cliente. São realizadas avaliações sobre a funcionalidade, estudos de design, escolha de matéria-prima, critérios de logística e manuseio do produto em todo o processo produtivo.
Além disso, com o auxílio da ciência e da tecnologia, testes de gramatura, espessura e resistência são feitos visando refinar a produção da embalagem de um novo produto, seguindo os padrões de excelência exigidos pelo mercado.
Se você deseja inovar e destacar a sua nova embalagem com o desenvolvimento do produto, entre em contato com a nossa equipe e realize o seu orçamento.


