Os erros mais comuns na escolha de embalagens

A escolha da embalagem ideal pode impactar diretamente o sucesso ou não de determinado produto. Nessa etapa, é fundamental garantir a praticidade, uma boa impressão no consumidor final e a integridade do produto, decisões fundamentais que podem influenciar nos resultados. 


Além de impactar diretamente o poder de compra, a embalagem ideal tem a função de encantar o consumidor final por ser o primeiro contato com o produto, podendo se transformar em uma experiência única. Neste artigo, iremos abordar os erros mais comuns na escolha de embalagens e como evitá-los.


Desconsiderar a proteção adequada para o produto

Cada produto exige um nível de proteção, que começa no modelo adequado de embalagem, o material utilizado e seu design. Quando é desconsiderada uma proteção correta para determinado tipo de produto, a qualidade final pode ser afetada diretamente, resultando em danos e possíveis prejuízos. 


Por isso, avalie e entenda as especificidades do seu item, considere os processos logísticos e escolha a melhor proteção. 


Escolher o material incorreto para embalagem

Hoje em dia no mercado existem diferentes tipos de materiais disponíveis para embalagens. Do plástico ao metal, a escolha incorreta do material está diretamente associada à falta de proteção e ao sucesso do seu produto nas vendas. 


Portanto, entenda a especificidade do seu universo e considere o tipo de material conforme as necessidades específicas. O
papel ondulado é uma boa opção para os mais variados nichos e itens, além de unir economia e versatilidade.


Não considerar o design na escolha da embalagem

Fundamental para uma boa experiência do consumidor e o sucesso de vendas, o design é o ponto crucial para garantir a funcionalidade e facilidade do uso. 


Dois erros muito comuns são a escolha de uma embalagem difícil de abrir ou que não permite a reutilização, afetando diretamente a satisfação do cliente, e um design desinteressante, o que impacta no primeiro contato com o consumidor ainda nas prateleiras. 


Uma boa forma de evitar esse erro é pensar como consumidor, desde a interação à facilidade de uso. Por isso, vale o investimento em cores, texturas e acabamentos para transmitir o real valor do seu produto.


Não seguir normas e regulamentações

Desconsiderar as regulações exigidas para o nicho do seu produto é um erro muito comum que gera multas, proibição de comercialização e até o comprometimento da segurança do consumidor final. 


Por isso, é importante consultar as regras e normas vigentes do seu setor e se adequar às exigências do mercado, isso contribui com a credibilidade da sua empresa.


Desconsiderar a sustentabilidade


Ao utilizar materiais não recicláveis ou que não impactam o meio ambiente afeta diretamente a imagem do seu produto, já que a sustentabilidade pode ser um diferencial de mercado. 


Então, sempre que possível, escolha materiais sustentáveis e considere alternativas como embalagens reutilizáveis. Além de contribuir com o meio ambiente, ajuda no posicionamento e reconhecimento do seu produto


Não avaliar o transporte e o armazenamento


Um erro muito comum na escolha da embalagem dos produtos está ligado diretamente à logística. Embalagens sem resistência para os impactos e condições adversas de transporte impedem que o seu produto chegue perfeito ao consumidor final. 

Portanto, considere as especificidades do seu produto e avalie a otimização de espaços, isso contribui para redução de custos logísticos. 


Não valorizar a identidade visual da sua embalagem


Embalagens que não se destacam na identidade visual, não criam uma conexão entre consumidor e marca, perdendo uma ótima oportunidade de mercado, sendo que a embalagem é o primeiro contato e impacta diretamente no sucesso do seu produto. 


Por isso, busque personalização, agregando valor ao seu produto e contribuindo para o reconhecimento de mercado. É preciso ser assertivo nas tomadas de decisões e se adaptar às possíveis mudanças futuras. 


Se você tem dúvidas a respeito de embalagens, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e solicite
um orçamento.


Por contato 19 de novembro de 2025
A conquista do mercado exterior pode ser uma oportunidade de confirmar a presença da marca em outros países e garantir o sucesso de um produto com alto potencial de valorização. Porém, uma embalagem para exportação merece um cuidado especial para atender às diferentes exigências do mercado internacional. Neste artigo, iremos abordar a importância de utilizar a embalagem correta na exportação. Boa leitura! O que são embalagens para exportação? Uma das formas de transporte de produtos por distâncias continentais, as embalagens de exportação são consideradas formas de armazenar produtos, assegurando a integridade do interior e satisfação do cliente final. No contexto no qual as embalagens se tornaram uma ferramenta positiva de marca, adotar medidas para o controle e cuidado do conteúdo de cada produto é indispensável. Além de uma grande oportunidade de atrair o consumidor e garantir excelentes resultados, já que o mercado se encontra aquecido para exportações, é o que apontou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, em que no acumulado de janeiro a outubro, as exportações brasileiras somaram mais de 289,73 bilhões de dólares. Quais são os tipos de embalagem de exportação? Atualmente, existem especialidades para o transporte de produtos a mercados internacionais, com regras estabelecidas como o procedimento de importação, uma medida que estabelece o controle dos órgãos fiscalizadores como a alfândega brasileira e checa a veracidade dos dados da empresa importadora. Esse sistema classifica as embalagens no tipo prateleira, transporte, paletização, unitização e conteinerização. Prateleira Um tipo de embalagem de exportação proporciona uma proteção simples, sendo utilizada para deixar o produto à venda no destino da exportação. Transporte Com características resistentes, a embalagem de exportação para transporte pode ser produzida de diferentes materiais, como papelão, sendo direcionada ao deslocamento de produtos. Paletização Utilizada para embalagens secundárias e terciárias no transporte até meio de locomoção onde organizam as mercadorias. Unitização Essa embalagem de exportação ajuda na proteção, no transporte e armazenamento temporário. Conteinerização Oferecendo grande resistência e proteção para exportação em grandes quantidades, a conteinerização pode ser utilizada no transporte fluvial, aéreo ou terrestre. Fatores que impactam as embalagens para exportação Assim como no mercado interno, as embalagens internacionais também devem considerar os impactos globais das novas tendências. Hoje, existem elementos que influenciam o sucesso de um produto, como: sustentabilidade; digitalização do comércio internacional; personalização das embalagens ; e eficiência logística. Por que exportar uma embalagem para o mercado internacional? Investir no mercado exterior com embalagens pode se tornar uma alternativa de sucesso nos negócios. Garantir a integridade dos produtos na etapa do transporte para outro país precisa ser regulamentada conforme o destino final. Apesar dos desafios logísticos, inserir uma embalagem no mercado de exportação é uma excelente oportunidade para empresas que investem em inovação, personalização em suas embalagens, combinado com estratégias de exportações para conquistar novos clientes, expandir negócios e gerar excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com personalização e soluções em embalagens para o destaque do seu produto e sua marca. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu projeto.
Por contato 3 de novembro de 2025
Com a expectativa de movimentar o mercado físico e digital, a Black Friday pode influenciar diretamente o resultado anual de uma empresa. O chamado mês dos descontos é uma excelente oportunidade para impulsionar vendas e conquistar o consumidor. Mas como se preparar? Neste artigo, iremos te explicar as melhores estratégias para Black Friday e o porquê as embalagens são uma excelente alternativa para se destacar dos concorrentes. Boa leitura! Qual a expectativa para Black Friday 2025? A última sexta-feira do mês de novembro movimenta consumidores e clientes em todo o mundo. A Black Friday inaugura as compras de Natal, trazendo oportunidades com desconto. De acordo com a ABCOMM , Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a projeção para as compras no comércio eletrônico é a movimentação de R$ 13,34 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado, em que o faturamento foi de R$ 11,63 bilhões. No mercado de embalagens, a Black Friday impulsiona as vendas de edições de embalagens especiais, kits promocionais e embalagens personalizadas. Como escolher a melhor embalagem para Black Friday? Em um mercado amplo, hoje o consumidor conta com diferentes opções de locais de compras. Da tradicional loja de shopping ao live commerce , é preciso compreender as características de cada mercado para escolher o melhor tipo de embalagem, considerando fatores de diferenciação importantes como a sustentabilidade e a personalização. Embalagens para e-commerce Atualmente, o mercado oferece diferentes opções de embalagens. A escolha ideal deve considerar uma boa apresentação visual e valorizar a experiência de compra, priorizando praticidade e economia. Por isso, aposte em soluções com corte e vinco que facilitem a montagem, como as caixas de fundo automático, que além de leves, contribuem com a redução dos custos de frete, atributos que agilizam o processo de montagem durante a operação. Embalagens para marketplace Com uma atuação semelhante ao e-commerce, mas com certas diferenças, as embalagens para marketplace devem considerar os variados tipos de plataformas, vendedoras e origens. A recomendação é atuar com diferenciação visual, com personalização e criando uma experiência de unboxing. Embalagens para varejo No método considerado mais tradicional de compras, a escolha de embalagens deve se diferenciar ainda no primeiro contato com o consumidor. Uma boa estratégia é utilizar acabamentos especiais e temáticos para potencializar as compras. Como preparar a sua embalagem para a Black Friday? Para encarar a rotina alta de vendas, é preciso planejamento antecipado, compreendendo a real situação do seu estoque, processo logístico e etapa de produção. Por isso, o empresário deve realizar uma análise da concorrência e do cenário da sua marca para entender os pontos fortes para potencializá-los e aprimorar os pontos fracos. Além disso, a preparação do estoque é uma etapa fundamental para o sucesso na temporada de descontos. Considere que a demanda na Black Friday é alta, tanto para fornecedores quanto para o varejo. Adeque o espaço e prepare-se para o volume alto de pedidos. Por fim, lembre-se da sustentabilidade e da função da sua embalagem. Para atrair os clientes, sua estratégia deve ser baseada em oportunidades e práticas positivas. Busque alternativas sustentáveis que protejam o interior do seu produto. Por que apostar em embalagens de destaque na Black Friday? A embalagem está ligada diretamente à experiência do consumidor. Por meio da personalização, é possível criar soluções criativas, impactantes e resistentes, conforme a necessidade do seu produto, para que assim conquiste o consumidor e impulsione as vendas futuras. O Grupo Jauense Embalagens conta com especialistas em soluções inovadoras e eficazes para atender à necessidade do seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
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