A importância das embalagens para o e-commerce
Cada vez mais presente na rotina do consumidor, o e-commerce se tornou mais uma opção de vendas, que pode ser influenciada por uma boa experiência do cliente com embalagens.
Neste artigo, iremos abordar a importância das embalagens para essa modalidade de vendas.
O e-commerce e o ramo de embalagens
De acordo com o portal especializado no segmento, o e-commerce Brasil, o nosso país faturou cerca de R$ 204,3 bilhões de reais no ano passado, um dado que representa um crescimento e um possível potencial de compra, criando novas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios.
O e-commerce é o nome dado a todo tipo de negócio de compra e venda de produtos pela internet. O comércio eletrônico está em ascensão no mundo todo e sua relação entre o e-commerce e o ramo de embalagens potencializa a possibilidade de compras e diferenciação dos concorrentes.
Como as embalagens impactam o e-commerce?
Uma embalagem tem diferentes funções em um novo produto, como proteção, transporte, além de ser o primeiro contato com o consumidor, sendo fundamental para o sucesso ou não de um produto.
O e-commerce e as embalagens, quando estão associados, podem criar uma boa experiência, tornando a compra ainda mais positiva. O chamado unboxing é uma oportunidade ideal para surpreender, cativar e valorizar o produto final.
Entre as estratégias para conquistar os clientes de e-commerce estão:
- personalização de embalagens: se diferenciar de forma estratégica, criativa e duradoura;
- embalagens feitas com materiais sustentáveis: uma tendência que vem crescendo no mercado e se torna um grande diferencial para os consumidores;
- design de embalagens atrativas: essencial para causar uma impressão positiva.
- e lembrança e identidade de marca: para identificação e destaque perante aos concorrentes.
Como se preparar no quesito embalagens para as altas demandas do e-commerce?
Assim como o comércio tradicional, o e-commerce conta com datas sazonais importantes para vendas e resultados como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nesses períodos é muito comum o aumento da demanda, por isso é preciso estratégia para atender à alta demanda.
Avalie a logística
Assim como no comércio tradicional, as embalagens no comércio eletrônico devem considerar o transporte, já que a primeira função das embalagens é a proteção. Por isso, otimize a rotina, invista em materiais resistentes e sustentáveis e busque formas de potencializar as rotas para o transporte.
Invista na capacidade produtiva
Para atender à alta demanda, é necessário um olhar especial para a produção. Por isso, antes mesmo da chegada dessas datas essenciais para o e-commerce prepare-se, adquirindo novos maquinários, contratando funcionários e investindo em nova tecnologia como a inteligência artificial, por exemplo.
Aproveite as oportunidades
A alta demanda no e-commerce cria diferentes possibilidades para o ramo de embalagens, como a criação e personalização de embalagens especiais, estratégias que agregam valor e aumentam a fidelidade do cliente.
O e-commerce se tornou uma grande oportunidade de negócio no Brasil e no mundo. Através do comércio eletrônico é possível expandir e atingir grandes resultados, o mesmo vale para a indústria de embalagens que pode aproveitar a evolução do mercado e agregar valor aos novos produtos.
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