Como a decisão de compra influencia o impacto ambiental?

19 de setembro de 2023

Quando você realiza uma compra, quais fatores considera ao escolher o que vai adquirir?


Os consumidores, com uma crescente consciência social e ambiental, mudaram seus padrões de consumo e agora estão dando preferência à marcas que compartilham de seus valores.


Neste artigo, você vai compreender como a decisão de compra influencia o impacto ambiental e o que fazer para isso.


Decisão de compra X impacto ambiental

 

Os impactos ambientais são atitudes que promovem a mudança das características físicas da natureza. Eles são provocados, principalmente, pelo ser humano no espaço geográfico, como por exemplo, o desmatamento e o hábito de realizar compras excessivas.


O hábito de realizar compras impulsivas está diretamente relacionado ao aumento da produção de resíduos. Isso ocorre porque quanto mais se consome, maior é a quantidade de itens descartados.


A relação entre consumo e sustentabilidade não se limita à fase de produção. Com o excesso de opções e o avanço tecnológico, os produtos têm cada vez menos vida útil e são mais difíceis de serem consertados, o que resulta em uma quantidade significativa de resíduos.


O desenvolvimento sustentável surge como a principal solução para enfrentar a crise ambiental, uma vez que busca o equilíbrio entre sociedade, natureza e economia.

 

Além disso, a educação ambiental desempenha um papel fundamental para promover a conscientização.


O que fazer para diminuir o impacto ambiental nas compras?

 

Consumir apenas o suficiente permite que haja recursos naturais para todos e para sempre, já que o planeta não consegue regenerar os seus recursos naturais na mesma velocidade com que as demandas aumentam.

 

Existem 6 perguntas que podem ser feitas para ajudar na reflexão antes, durante e após o ato da compra.


Por que comprar?


Alguns questionamentos levados em consideração no momento de realizar uma compra podem ser: “é realmente necessário comprar esse produto?” e “eu preciso de mais ou já tenho o suficiente?”.

 

Essa prática do consumo consciente também pode envolver pensar alternativas, como reaproveitar algum item, realizar uma troca, consertar ou até mesmo refletir em deixar de comprá-lo.


O que comprar?


Após refletir no porquê comprar um item, o segundo passo é considerar o que o produto pode oferecer, a fim de evitar que uma nova compra seja necessária no futuro, terminando por se acumular nos lixões.


Analisar alguns critérios, como a funcionalidade, as especificações, a qualidade, e a durabilidade em um produto pode ser exatamente o ponto para avaliar se essa compra é realmente indispensável.


Como comprar?

 

Avaliar toda a logística envolvida, o custo e benefício, a forma de pagamento e como essa compra será feita são fatores que também importam.

 

Outra escolha crucial a ser feita é, entre adquirir produtos de uma loja física ou pela internet. Embora as compras online possam proporcionar preços atrativos, é vital garantir que o produto corresponda às necessidades, o custo do frete e se a forma de entrega será em vários pacotes ou apenas uma viagem.


De quem comprar?


Para uma compra consciente, além dos fatores já citados, é importante buscar informações sobre o fabricante e o varejista que estão fabricando e vendendo os produtos desejados.


Alguns pontos cruciais a investigar incluem:

 

- Há um cuidado no uso dos recursos naturais?

- A matéria-prima é confiável e certificada?

- A gestão de pessoas da empresa é boa?

- Existe um respeito com a comunidade local?

- Há preocupação com a conservação do meio ambiente?


Como usar?


Para estender ao máximo a vida útil do produto, é preciso que ele seja bem cuidado, guardado, manipulado e utilizado.


É fundamental utilizar o produto adquirido de maneira eficiente, dessa forma evitando a necessidade de substituição em um curto espaço de tempo, diminuir os impactos relacionados à produção, transporte e descarte de mercadorias.


Como descartar?

 

Após utilizar um produto ao máximo e realizar o descarte, é indicado pensar se existe a possibilidade de ser doado ou trocado e se cabe uma reforma ou conserto.


Nos casos de descarte, o material deve ser direcionado para o local adequado, como a reciclagem em pontos de coleta ou até mesmo em compostagem, reduzindo ao máximo os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.


Aqui no Grupo Jauense Embalagens, nos preocupamos e temos o compromisso diário com processos que contribuem para a diminuição dos impactos ambientais em todos os aspectos.

 

Se você deseja criar uma embalagem para sua marca com materiais que respeitam o meio ambiente, entre em contato conosco e solicite um orçamento.




Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
Por contato 25 de agosto de 2025
Assim como o mercado de embalagens, o público que consome esses produtos também se transformou. É preciso compreender o comportamento das gerações que, hoje, estão diretamente ligadas à tomada de decisão e influenciam no sucesso ou não de um produto. Descubra neste artigo como funciona o comportamento das diferentes gerações no mercado de embalagens. Como as diferentes gerações impactam o mercado de embalagem? Cada geração possui hábitos, valores e expectativas próprias nas relações de consumo. Compreender esses perfis é fundamental para adotar estratégias na criação de embalagens autênticas, inovadoras, sustentáveis e alinhadas às tendências de comportamento. O perfil das gerações A definição de geração é feita a partir de recortes que avaliam fatos históricos que marcaram a humanidade. Esses momentos geram transformações no comportamento, surgindo assim os baby boomers, geração X, geração Y (millenials), geração Z (Gen Z ou Zoomers) e geração Alpha. Baby Boomers (1946 e 1964) Conhecidos como bebês do pós-guerra. Esse perfil valoriza a estabilidade e as conquistas econômicas. Geração X (1965 e 1980) Têm uma visão idealista e valorizam a liberdade e os direitos individuais. Esse perfil viveu o movimento hippie e a ditadura militar brasileira. Geração Y (1981 e 1994) Os millennials viveram o surgimento da internet e a redemocratização do Brasil. São flexíveis, criativos e abertos a mudanças. Geração Z (1995 e 2010) Considerados nativos digitais, a Gen Z tem senso de responsabilidade social, conectividade e vulnerabilidade. Segundo um estudo feito por um banco americano , essa geração se tornará a mais numerosa e rica nos próximos anos. Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) Conectados, estão apresentando novas maneiras de se relacionar com as pessoas, unindo o on-line e off-line. As relações entre o mercado de embalagens e as diferentes gerações Compreender as diferenças entre os perfis das gerações possibilita avaliar o real impacto dos comportamentos variados no mercado de embalagem. Por ser um meio onde o contato direto pode fazer a diferença ou não do sucesso do produto, é possível adotar estratégias coerentes e assertivas, conforme a geração atendida. No caso da geração Z, ela representa cerca de 20% dos brasileiros atualmente e deseja criar uma relação com as marcas, por meio da identificação. Além disso, querem ter experiências exclusivas e individuais, valorizando embalagens sustentáveis e ecológicas. Já os Millennials, procuram informações transparentes sobre as práticas de produção, também valorizando embalagens sustentáveis e engajadas socialmente. As gerações dos Baby Boomer e X têm a tendência de lealdade a marcas, sendo atraídos pela tradição de mercado. Como conquistar consumidores com embalagens estratégicas? A melhor forma de atrair e conquistar os diferentes públicos e gerações são embalagens que se conectam ainda no primeiro contato. O investimento em um design relevante, um acabamento exclusivo, com soluções criativas e personalizadas, seguindo as tendências de sustentabilidade, pode ser um diferencial extremamente positivo para a geração Z e Y. Outra estratégia com foco nas gerações X e Baby Boomer são embalagens que se conectam e evocam familiaridade com o uso de um belo design e estratégias nostálgicas. Se destaque no mercado  Entender o papel da sua embalagem na rotina e nos hábitos dos seus consumidores pode valorizar o primeiro contato, com experiências autênticas para o início de um relacionamento duradouro com ótimos resultados para sua empresa. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais sobre a nossa personalização de embalagens para os diferentes perfis de públicos e gerações.
Por contato 12 de agosto de 2025
Fundamental na indústria de embalagens, o packing é uma das etapas finais do processo de entrega e envio de produtos. Essa fase já conhecida na indústria de embalagens tem se reinventado, sofrendo a influência da sustentabilidade, o chamado positive packing. Neste artigo, iremos explicar como funciona essa prática e seus principais benefícios na indústria de embalagens. Continue a leitura. O que é positive packing? Baseado nos critérios sustentáveis, o positive packing é uma série de iniciativas que analisam por um todo o papel das embalagens no mercado, avaliando o descarte adequado e a capacidade de reciclagem. Esse tipo de processo utiliza técnicas como o ecodesign e busca a economia de recursos, custos de produção e esgotamento dos recursos naturais. Quais as diferenças entre packing e positive packing? Apesar de estarem relacionadas a etapas importantes do desenvolvimento de embalagem, existem diferenças entre packing e positive packing que devem ser consideradas. O packing, no critério de logística, está ligado ao fim do ciclo da venda e tem como principal objetivo otimizar e executar o envio em um tempo considerável. Enquanto o positive packing tem como base a sustentabilidade, um critério considerado tendência pela consultoria global Mordor Intelligence, que afirma que o mercado está será impulsionado até 2029 por práticas ecológicas, recicláveis, biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental. Entre as principais diferenças entre os dois processos estão: utilização do ecodesign; prioridade de uso de materiais recicláveis; aplicação de logística reversa; e incentivo de práticas sustentáveis de descarte correto ao consumidor. Quais são os principais benefícios do positive packing? O positive packing é considerado uma novidade para o setor de embalagens. Ao adotar essa técnica, é possível aproveitar diferentes benefícios, em forma de retorno para a marca e para a própria rotina de fabricação. Os principais benefícios dessa prática na cadeia produtiva são: Redução de desperdício Por atuar diretamente em uma das etapas do processo produtivo, o positive packing busca utilizar embalagens com menor impacto ambiental, se adequando a cada produto para ser reaproveitado. Otimização de recursos Ao adotar o ecodesign, é possível aproveitar os recursos da melhor forma e minimizar os danos ao meio ambiente. Criação de valor para empresa O fator sustentabilidade, quando incluído no processo produtivo de uma embalagem, agrega valor a imagem, por meio do positive packing, mais uma etapa da produção, é direcionada à sustentabilidade, contribuindo para o posicionamento da marca. A importância do positive packing Adotar uma jornada de produção sustentável se tornou uma estratégia de conquista do consumidor, além de agregar a sua marca a um propósito bastante procurado por consumidores. O positive packing busca ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável, que considera desde a produção ao descarte adequado para reciclagem, implementando alternativas positivas como a utilização de embalagens sustentáveis. Um olhar planejado e executado para o fator da sustentabilidade é de responsabilidade das indústrias de embalagens, podendo evoluir na totalidade a produção, como, por exemplo, a criação de embalagens personalizadas alternativas, com um excelente retorno com práticas de logística reversa. Entre em contato, solicite um orçamento e saiba como adotamos estratégias sustentáveis para agregar valor ao seu produto.
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