Como a decisão de compra influencia o impacto ambiental?

19 de setembro de 2023

Quando você realiza uma compra, quais fatores considera ao escolher o que vai adquirir?


Os consumidores, com uma crescente consciência social e ambiental, mudaram seus padrões de consumo e agora estão dando preferência à marcas que compartilham de seus valores.


Neste artigo, você vai compreender como a decisão de compra influencia o impacto ambiental e o que fazer para isso.


Decisão de compra X impacto ambiental

 

Os impactos ambientais são atitudes que promovem a mudança das características físicas da natureza. Eles são provocados, principalmente, pelo ser humano no espaço geográfico, como por exemplo, o desmatamento e o hábito de realizar compras excessivas.


O hábito de realizar compras impulsivas está diretamente relacionado ao aumento da produção de resíduos. Isso ocorre porque quanto mais se consome, maior é a quantidade de itens descartados.


A relação entre consumo e sustentabilidade não se limita à fase de produção. Com o excesso de opções e o avanço tecnológico, os produtos têm cada vez menos vida útil e são mais difíceis de serem consertados, o que resulta em uma quantidade significativa de resíduos.


O desenvolvimento sustentável surge como a principal solução para enfrentar a crise ambiental, uma vez que busca o equilíbrio entre sociedade, natureza e economia.

 

Além disso, a educação ambiental desempenha um papel fundamental para promover a conscientização.


O que fazer para diminuir o impacto ambiental nas compras?

 

Consumir apenas o suficiente permite que haja recursos naturais para todos e para sempre, já que o planeta não consegue regenerar os seus recursos naturais na mesma velocidade com que as demandas aumentam.

 

Existem 6 perguntas que podem ser feitas para ajudar na reflexão antes, durante e após o ato da compra.


Por que comprar?


Alguns questionamentos levados em consideração no momento de realizar uma compra podem ser: “é realmente necessário comprar esse produto?” e “eu preciso de mais ou já tenho o suficiente?”.

 

Essa prática do consumo consciente também pode envolver pensar alternativas, como reaproveitar algum item, realizar uma troca, consertar ou até mesmo refletir em deixar de comprá-lo.


O que comprar?


Após refletir no porquê comprar um item, o segundo passo é considerar o que o produto pode oferecer, a fim de evitar que uma nova compra seja necessária no futuro, terminando por se acumular nos lixões.


Analisar alguns critérios, como a funcionalidade, as especificações, a qualidade, e a durabilidade em um produto pode ser exatamente o ponto para avaliar se essa compra é realmente indispensável.


Como comprar?

 

Avaliar toda a logística envolvida, o custo e benefício, a forma de pagamento e como essa compra será feita são fatores que também importam.

 

Outra escolha crucial a ser feita é, entre adquirir produtos de uma loja física ou pela internet. Embora as compras online possam proporcionar preços atrativos, é vital garantir que o produto corresponda às necessidades, o custo do frete e se a forma de entrega será em vários pacotes ou apenas uma viagem.


De quem comprar?


Para uma compra consciente, além dos fatores já citados, é importante buscar informações sobre o fabricante e o varejista que estão fabricando e vendendo os produtos desejados.


Alguns pontos cruciais a investigar incluem:

 

- Há um cuidado no uso dos recursos naturais?

- A matéria-prima é confiável e certificada?

- A gestão de pessoas da empresa é boa?

- Existe um respeito com a comunidade local?

- Há preocupação com a conservação do meio ambiente?


Como usar?


Para estender ao máximo a vida útil do produto, é preciso que ele seja bem cuidado, guardado, manipulado e utilizado.


É fundamental utilizar o produto adquirido de maneira eficiente, dessa forma evitando a necessidade de substituição em um curto espaço de tempo, diminuir os impactos relacionados à produção, transporte e descarte de mercadorias.


Como descartar?

 

Após utilizar um produto ao máximo e realizar o descarte, é indicado pensar se existe a possibilidade de ser doado ou trocado e se cabe uma reforma ou conserto.


Nos casos de descarte, o material deve ser direcionado para o local adequado, como a reciclagem em pontos de coleta ou até mesmo em compostagem, reduzindo ao máximo os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.


Aqui no Grupo Jauense Embalagens, nos preocupamos e temos o compromisso diário com processos que contribuem para a diminuição dos impactos ambientais em todos os aspectos.

 

Se você deseja criar uma embalagem para sua marca com materiais que respeitam o meio ambiente, entre em contato conosco e solicite um orçamento.




Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
Por contato 15 de outubro de 2025
Cada vez mais presentes nos diferentes negócios, as redes sociais podem gerar novas oportunidades para alcançar o sucesso com a venda de produtos. Neste artigo, vamos te apresentar a live commerce e te explicar como essa estratégia funciona, os tipos existentes e as melhores práticas para impulsionar suas vendas. Boa leitura! O que é live commerce? Baseado no modelo de transmissões ao vivo, a live commerce é uma estratégia de vendas por meio das redes sociais. Esse recurso realiza vendas ao vivo com a disponibilidade de compra por meio de interações via chat dos aplicativos e possibilita mais humanização da experiência de compras pela internet. Hoje, o Brasil é o segundo colocado no mundo na modalidade , mostrando uma excelente oportunidade para lucros e fortalecimento da boa imagem aos diferentes consumidores do mundo. Quais são os tipos de live commerce? Antes mesmo de iniciar uma transmissão de live commerce, é importante conhecer os diferentes tipos para adotar a estratégia mais adequada ao seu negócio. Live commerce com influenciadores Unindo entretenimento com vendas, essa live busca atrair seguidores e torná-los possíveis compradores. A recomendação é conhecer bem o perfil dos seus clientes para escolher o influenciador que gera mais conexão com o público. Tutoriais Essa ação busca atrair potenciais clientes mostrando os detalhes do seu produto para mostrar com clareza as principais qualidades e vantagens. Eventos de lançamento Com elementos de exclusividade, a live commerce de eventos de lançamentos permite explorar o senso de novidade do seu produto, além da aplicação da técnica conhecida como “veja agora e compre”, promovendo mais compras. Como fazer uma live commerce? Antes mesmo de começar as primeiras transmissões, é importante se preparar e adotar estratégias para conquistar os clientes e aumentar suas vendas. Por isso, busque: definir o tema; escolher a plataforma de transmissão; divulgar a live; realizar a preparação técnica; escolher as ferramentas de gestão; interagir com a audiência; demonstrar e explicar os produtos, promoções e ofertas; e fidelizar seus clientes. Boas práticas para o live commerce Conecte-se com o público Gere a aproximação com o seu cliente e busque interagir com boas-vindas e engaje com perguntas e lembre-se de responder e ler os comentários, esse processo cria conexão e é uma boa forma de iniciar a transmissão. Seja claro e real Adeque as expectativas com os resultados. Lembre-se de que você está transmitindo a credibilidade para cada cliente e isso pode fazer a diferença na venda ou não de um produto. Siga o planejamento Realize ensaios e faça roteiros para sua transmissão ao vivo. Por que escolher o live commerce como estratégia de vendas? Ao adotar esse tipo de estratégia, é possível aproveitar diferentes fatores que contribuem para o sucesso do seu produto. A transmissão ao vivo permite um engajamento real, com interação de vendedores, para os clientes poderem tirar dúvidas e se sentir seguros para comprar. Esse meio já demonstrou bastante eficácia na redução de objeções ao apresentar e destacar os benefícios e superar possíveis resistências. Outra vantagem da live commerce é o uso estratégico de promoções com senso de escassez e urgência, aumentando as conversões de compra. Como preparar sua embalagem para o live commerce Antes mesmo de iniciar a sua transmissão, é importante se lembrar que esse tipo de estratégia de vendas utiliza apelo visual. Por isso, a personalização de embalagens pode contribuir para o êxito das suas vendas, de forma atrativa e adequada à imagem da marca para gerar valor com excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com soluções modernas e adequadas de embalagens para o seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
Mostrar mais