Como escolher a embalagem ideal para o seu e-commerce?

O e-commerce ou comércio eletrônico é uma forma de comércio pela internet que possui diversas vantagens, como comprar a qualquer momento, em diversos lugares e sem a necessidade de sair de casa.

 

Segundo um estudo da The Global Payments Report 2022, da Worldpay from FIS, avalia que o mercado global de e-commerce cresça 55,3% até 2025. Já o mercado brasileiro de comércio eletrônico deve expandir 95% até o período.


Sabendo disso, ao abrir um comércio eletrônico, muitos fatores devem ser considerados, e entre eles está a escolha da embalagem para e-commerce.

 

Para que você confira algumas dicas para abrir um negócio eletrônico e como escolher a embalagem ideal, acompanhe este artigo completo.


Como funciona o e-commerce?

 

O e-commerce é uma modalidade de comércio que utiliza a internet como plataforma para realizar transações comerciais, permitindo que as empresas vendam produtos ou serviços diretamente aos consumidores por meio de um website, ou aplicativo.


Essa modalidade oferece comodidade e conveniência, tornando esse processo muito mais prático, já que o consumidor consegue fazer um pedido do conforto da sua casa ou de qualquer lugar, a qualquer momento.


Para o comerciante, o e-commerce pode ser uma forma eficaz de expandir o alcance dos negócios, chegando a um público maior e diversificado. Além disso, ele permite que as empresas vendam produtos ou serviços sem a necessidade de manter uma loja física.


Como abrir um e-commerce?

 

Tenha um objetivo

 

Para abrir um e-commerce, um dos primeiros passos é traçar objetivos, realizar pesquisas de mercado e comportamento na web.


Após esses passos, estabelecer taxas de crescimento, os produtos e até mesmo novos clientes esperados a curto, médio e a longo prazo.


Além disso, uma etapa essencial é definir a persona, já que escolher um nicho específico pode fazer com que o e-commerce se diferencie no mercado.


Isso direcionará todas as estratégias, como formas e canais de atendimento, valor de frete, gestão de estoque, suporte pós-venda e o restante.

 

Determine a logística

 

A logística é uma das principais preocupações ao abrir um e-commerce, já que a eficiência na entrega e a qualidade do serviço de transporte podem ter um impacto significativo na experiência do cliente e, consequentemente, no sucesso do negócio.

 

Alguns aspectos importantes da logística que devem ser considerados são:

 

·     Estoque: é importante ter um controle de estoque preciso e eficiente para garantir que tenha os produtos em mãos para atender aos pedidos.

 

·     Transporte: é fundamental escolher uma transportadora que ofereça um serviço de qualidade, que possa entregar os produtos dentro do prazo estabelecido e que ofereça opções de rastreamento do pedido.


·     Custos: os custos de envio podem ser um fator decisivo para os clientes na hora de fazer uma compra, por isso, ter uma estratégia de precificação que considere os custos de envio e outras despesas logísticas pode ser uma boa ideia.

 

Além disso, ter um sistema de rastreamento de pedidos, uma política de devolução clara e de fácil entendimento também fazem toda a diferença na hora de criar um e-commerce do zero.


A escolha da embalagem ideal para e-commerce

 

Escolher a melhor embalagem para e-commerce é uma etapa importante para garantir que os seus produtos sejam entregues de forma segura e satisfatória para os clientes.

 

A embalagem deve ser adequada para o tipo de produto e o transporte, além de resistente o suficiente para proteger o item durante a logística, além de leve o suficiente para não aumentar os custos de envio.


O que também deve ser considerado é que para cada tipo de item vendido, o material será diferente.


As embalagens de papel personalizadas são sempre uma ótima opção, que ganham no quesito versatilidade, transportando diversos produtos em diversos tamanhos.


Existem diversos benefícios das caixas de papel para as entregas de e-commerce, entre elas estão:


- proteção;

- baixo custo;

- facilidade de montar e desmontar;

- leveza;

- ocupa pouco espaço;

- é sustentável;

- e oferece a oportunidade de promover a marca.


Aqui no Grupo Jauense Embalagens, desenvolvemos embalagens 100% personalizadas em papel cartão e micro-ondulados Onda E e Onda B plus para os mais variados produtos e segmentos do mercado.


Agora que você viu como o e-commerce serve como ferramenta para que empresas vendam seus produtos ou serviços pela internet, conheça também o nosso artigo “Embalagens para clube de assinatura: como se diferenciar?”


Se você deseja solicitar um orçamento para o seu e-commerce, entre em contato com o nosso setor comercial.

Por contato 19 de novembro de 2025
A conquista do mercado exterior pode ser uma oportunidade de confirmar a presença da marca em outros países e garantir o sucesso de um produto com alto potencial de valorização. Porém, uma embalagem para exportação merece um cuidado especial para atender às diferentes exigências do mercado internacional. Neste artigo, iremos abordar a importância de utilizar a embalagem correta na exportação. Boa leitura! O que são embalagens para exportação? Uma das formas de transporte de produtos por distâncias continentais, as embalagens de exportação são consideradas formas de armazenar produtos, assegurando a integridade do interior e satisfação do cliente final. No contexto no qual as embalagens se tornaram uma ferramenta positiva de marca, adotar medidas para o controle e cuidado do conteúdo de cada produto é indispensável. Além de uma grande oportunidade de atrair o consumidor e garantir excelentes resultados, já que o mercado se encontra aquecido para exportações, é o que apontou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, em que no acumulado de janeiro a outubro, as exportações brasileiras somaram mais de 289,73 bilhões de dólares. Quais são os tipos de embalagem de exportação? Atualmente, existem especialidades para o transporte de produtos a mercados internacionais, com regras estabelecidas como o procedimento de importação, uma medida que estabelece o controle dos órgãos fiscalizadores como a alfândega brasileira e checa a veracidade dos dados da empresa importadora. Esse sistema classifica as embalagens no tipo prateleira, transporte, paletização, unitização e conteinerização. Prateleira Um tipo de embalagem de exportação proporciona uma proteção simples, sendo utilizada para deixar o produto à venda no destino da exportação. Transporte Com características resistentes, a embalagem de exportação para transporte pode ser produzida de diferentes materiais, como papelão, sendo direcionada ao deslocamento de produtos. Paletização Utilizada para embalagens secundárias e terciárias no transporte até meio de locomoção onde organizam as mercadorias. Unitização Essa embalagem de exportação ajuda na proteção, no transporte e armazenamento temporário. Conteinerização Oferecendo grande resistência e proteção para exportação em grandes quantidades, a conteinerização pode ser utilizada no transporte fluvial, aéreo ou terrestre. Fatores que impactam as embalagens para exportação Assim como no mercado interno, as embalagens internacionais também devem considerar os impactos globais das novas tendências. Hoje, existem elementos que influenciam o sucesso de um produto, como: sustentabilidade; digitalização do comércio internacional; personalização das embalagens ; e eficiência logística. Por que exportar uma embalagem para o mercado internacional? Investir no mercado exterior com embalagens pode se tornar uma alternativa de sucesso nos negócios. Garantir a integridade dos produtos na etapa do transporte para outro país precisa ser regulamentada conforme o destino final. Apesar dos desafios logísticos, inserir uma embalagem no mercado de exportação é uma excelente oportunidade para empresas que investem em inovação, personalização em suas embalagens, combinado com estratégias de exportações para conquistar novos clientes, expandir negócios e gerar excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com personalização e soluções em embalagens para o destaque do seu produto e sua marca. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu projeto.
Por contato 3 de novembro de 2025
Com a expectativa de movimentar o mercado físico e digital, a Black Friday pode influenciar diretamente o resultado anual de uma empresa. O chamado mês dos descontos é uma excelente oportunidade para impulsionar vendas e conquistar o consumidor. Mas como se preparar? Neste artigo, iremos te explicar as melhores estratégias para Black Friday e o porquê as embalagens são uma excelente alternativa para se destacar dos concorrentes. Boa leitura! Qual a expectativa para Black Friday 2025? A última sexta-feira do mês de novembro movimenta consumidores e clientes em todo o mundo. A Black Friday inaugura as compras de Natal, trazendo oportunidades com desconto. De acordo com a ABCOMM , Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a projeção para as compras no comércio eletrônico é a movimentação de R$ 13,34 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado, em que o faturamento foi de R$ 11,63 bilhões. No mercado de embalagens, a Black Friday impulsiona as vendas de edições de embalagens especiais, kits promocionais e embalagens personalizadas. Como escolher a melhor embalagem para Black Friday? Em um mercado amplo, hoje o consumidor conta com diferentes opções de locais de compras. Da tradicional loja de shopping ao live commerce , é preciso compreender as características de cada mercado para escolher o melhor tipo de embalagem, considerando fatores de diferenciação importantes como a sustentabilidade e a personalização. Embalagens para e-commerce Atualmente, o mercado oferece diferentes opções de embalagens. A escolha ideal deve considerar uma boa apresentação visual e valorizar a experiência de compra, priorizando praticidade e economia. Por isso, aposte em soluções com corte e vinco que facilitem a montagem, como as caixas de fundo automático, que além de leves, contribuem com a redução dos custos de frete, atributos que agilizam o processo de montagem durante a operação. Embalagens para marketplace Com uma atuação semelhante ao e-commerce, mas com certas diferenças, as embalagens para marketplace devem considerar os variados tipos de plataformas, vendedoras e origens. A recomendação é atuar com diferenciação visual, com personalização e criando uma experiência de unboxing. Embalagens para varejo No método considerado mais tradicional de compras, a escolha de embalagens deve se diferenciar ainda no primeiro contato com o consumidor. Uma boa estratégia é utilizar acabamentos especiais e temáticos para potencializar as compras. Como preparar a sua embalagem para a Black Friday? Para encarar a rotina alta de vendas, é preciso planejamento antecipado, compreendendo a real situação do seu estoque, processo logístico e etapa de produção. Por isso, o empresário deve realizar uma análise da concorrência e do cenário da sua marca para entender os pontos fortes para potencializá-los e aprimorar os pontos fracos. Além disso, a preparação do estoque é uma etapa fundamental para o sucesso na temporada de descontos. Considere que a demanda na Black Friday é alta, tanto para fornecedores quanto para o varejo. Adeque o espaço e prepare-se para o volume alto de pedidos. Por fim, lembre-se da sustentabilidade e da função da sua embalagem. Para atrair os clientes, sua estratégia deve ser baseada em oportunidades e práticas positivas. Busque alternativas sustentáveis que protejam o interior do seu produto. Por que apostar em embalagens de destaque na Black Friday? A embalagem está ligada diretamente à experiência do consumidor. Por meio da personalização, é possível criar soluções criativas, impactantes e resistentes, conforme a necessidade do seu produto, para que assim conquiste o consumidor e impulsione as vendas futuras. O Grupo Jauense Embalagens conta com especialistas em soluções inovadoras e eficazes para atender à necessidade do seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
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