Como escolher a embalagem ideal para o seu e-commerce?

3 de março de 2023

O e-commerce ou comércio eletrônico é uma forma de comércio pela internet que possui diversas vantagens, como comprar a qualquer momento, em diversos lugares e sem a necessidade de sair de casa.

 

Segundo um estudo da The Global Payments Report 2022, da Worldpay from FIS, avalia que o mercado global de e-commerce cresça 55,3% até 2025. Já o mercado brasileiro de comércio eletrônico deve expandir 95% até o período.


Sabendo disso, ao abrir um comércio eletrônico, muitos fatores devem ser considerados, e entre eles está a escolha da embalagem para e-commerce.

 

Para que você confira algumas dicas para abrir um negócio eletrônico e como escolher a embalagem ideal, acompanhe este artigo completo.


Como funciona o e-commerce?

 

O e-commerce é uma modalidade de comércio que utiliza a internet como plataforma para realizar transações comerciais, permitindo que as empresas vendam produtos ou serviços diretamente aos consumidores por meio de um website, ou aplicativo.


Essa modalidade oferece comodidade e conveniência, tornando esse processo muito mais prático, já que o consumidor consegue fazer um pedido do conforto da sua casa ou de qualquer lugar, a qualquer momento.


Para o comerciante, o e-commerce pode ser uma forma eficaz de expandir o alcance dos negócios, chegando a um público maior e diversificado. Além disso, ele permite que as empresas vendam produtos ou serviços sem a necessidade de manter uma loja física.


Como abrir um e-commerce?

 

Tenha um objetivo

 

Para abrir um e-commerce, um dos primeiros passos é traçar objetivos, realizar pesquisas de mercado e comportamento na web.


Após esses passos, estabelecer taxas de crescimento, os produtos e até mesmo novos clientes esperados a curto, médio e a longo prazo.


Além disso, uma etapa essencial é definir a persona, já que escolher um nicho específico pode fazer com que o e-commerce se diferencie no mercado.


Isso direcionará todas as estratégias, como formas e canais de atendimento, valor de frete, gestão de estoque, suporte pós-venda e o restante.

 

Determine a logística

 

A logística é uma das principais preocupações ao abrir um e-commerce, já que a eficiência na entrega e a qualidade do serviço de transporte podem ter um impacto significativo na experiência do cliente e, consequentemente, no sucesso do negócio.

 

Alguns aspectos importantes da logística que devem ser considerados são:

 

·     Estoque: é importante ter um controle de estoque preciso e eficiente para garantir que tenha os produtos em mãos para atender aos pedidos.

 

·     Transporte: é fundamental escolher uma transportadora que ofereça um serviço de qualidade, que possa entregar os produtos dentro do prazo estabelecido e que ofereça opções de rastreamento do pedido.


·     Custos: os custos de envio podem ser um fator decisivo para os clientes na hora de fazer uma compra, por isso, ter uma estratégia de precificação que considere os custos de envio e outras despesas logísticas pode ser uma boa ideia.

 

Além disso, ter um sistema de rastreamento de pedidos, uma política de devolução clara e de fácil entendimento também fazem toda a diferença na hora de criar um e-commerce do zero.


A escolha da embalagem ideal para e-commerce

 

Escolher a melhor embalagem para e-commerce é uma etapa importante para garantir que os seus produtos sejam entregues de forma segura e satisfatória para os clientes.

 

A embalagem deve ser adequada para o tipo de produto e o transporte, além de resistente o suficiente para proteger o item durante a logística, além de leve o suficiente para não aumentar os custos de envio.


O que também deve ser considerado é que para cada tipo de item vendido, o material será diferente.


As embalagens de papel personalizadas são sempre uma ótima opção, que ganham no quesito versatilidade, transportando diversos produtos em diversos tamanhos.


Existem diversos benefícios das caixas de papel para as entregas de e-commerce, entre elas estão:


- proteção;

- baixo custo;

- facilidade de montar e desmontar;

- leveza;

- ocupa pouco espaço;

- é sustentável;

- e oferece a oportunidade de promover a marca.


Aqui no Grupo Jauense Embalagens, desenvolvemos embalagens 100% personalizadas em papel cartão e micro-ondulados Onda E e Onda B plus para os mais variados produtos e segmentos do mercado.


Agora que você viu como o e-commerce serve como ferramenta para que empresas vendam seus produtos ou serviços pela internet, conheça também o nosso artigo “Embalagens para clube de assinatura: como se diferenciar?”


Se você deseja solicitar um orçamento para o seu e-commerce, entre em contato com o nosso setor comercial.

Por contato 25 de abril de 2025
Cada vez mais presente na rotina do consumidor, o e-commerce se tornou mais uma opção de vendas, que pode ser influenciada por uma boa experiência do cliente com embalagens. Neste artigo, iremos abordar a importância das embalagens para essa modalidade de vendas. O e-commerce e o ramo de embalagens De acordo com o portal especializado no segmento, o e-commerce Brasil , o nosso país faturou cerca de R$ 204,3 bilhões de reais no ano passado, um dado que representa um crescimento e um possível potencial de compra, criando novas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios. O e-commerce é o nome dado a todo tipo de negócio de compra e venda de produtos pela internet. O comércio eletrônico está em ascensão no mundo todo e sua relação entre o e-commerce e o ramo de embalagens potencializa a possibilidade de compras e diferenciação dos concorrentes. Como as embalagens impactam o e-commerce? Uma embalagem tem diferentes funções em um novo produto, como proteção, transporte, além de ser o primeiro contato com o consumidor, sendo fundamental para o sucesso ou não de um produto. O e-commerce e as embalagens, quando estão associados, podem criar uma boa experiência, tornando a compra ainda mais positiva. O chamado unboxing é uma oportunidade ideal para surpreender, cativar e valorizar o produto final. Entre as estratégias para conquistar os clientes de e-commerce estão: personalização de embalagens: se diferenciar de forma estratégica, criativa e duradoura; embalagens feitas com materiais sustentáveis: uma tendência que vem crescendo no mercado e se torna um grande diferencial para os consumidores; design de embalagens atrativas: essencial para causar uma impressão positiva. e lembrança e identidade de marca: para identificação e destaque perante aos concorrentes. Como se preparar no quesito embalagens para as altas demandas do e-commerce? Assim como o comércio tradicional, o e-commerce conta com datas sazonais importantes para vendas e resultados como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nesses períodos é muito comum o aumento da demanda, por isso é preciso estratégia para atender à alta demanda. Avalie a logística Assim como no comércio tradicional, as embalagens no comércio eletrônico devem considerar o transporte, já que a primeira função das embalagens é a proteção. Por isso, otimize a rotina, invista em materiais resistentes e sustentáveis e busque formas de potencializar as rotas para o transporte. Invista na capacidade produtiva Para atender à alta demanda, é necessário um olhar especial para a produção. Por isso, antes mesmo da chegada dessas datas essenciais para o e-commerce prepare-se, adquirindo novos maquinários, contratando funcionários e investindo em nova tecnologia como a inteligência artificial , por exemplo. Aproveite as oportunidades A alta demanda no e-commerce cria diferentes possibilidades para o ramo de embalagens, como a criação e personalização de embalagens especiais, estratégias que agregam valor e aumentam a fidelidade do cliente. O e-commerce se tornou uma grande oportunidade de negócio no Brasil e no mundo. Através do comércio eletrônico é possível expandir e atingir grandes resultados, o mesmo vale para a indústria de embalagens que pode aproveitar a evolução do mercado e agregar valor aos novos produtos. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e atinja a excelência no seu e-commerce com embalagens personalizadas.
Por contato 23 de abril de 2025
A inteligência artificial vem transformando o mercado industrial no Brasil e no mundo. No ramo das indústrias de embalagens não é diferente. Neste artigo iremos abordar o impacto dessa nova tecnologia no ramo de embalagens e como isso muda a eficiência produtiva. O uso de inteligência artificial na indústria Em um levantamento realizado pela McKinsey , uma companhia de consultoria global, apontou que 72% das empresas no mundo já adotaram a tecnologia de IA, no campo industrial não é diferente. Essa tendência de mercado demonstra o início de uma nova fase na produção, com uma ferramenta que veio para agregar na cadeia produtiva, incluindo a indústria de embalagens. Quais são as aplicações da inteligência artificial na indústria de embalagens? Atualmente, esse tipo de ferramenta é aplicada para melhoria do processo interno de produção de embalagens. A integração da inteligência artificial potencializou o setor e, com o uso de algoritmos combinado à automação e conhecimento de especialistas, é possível alcançar uma eficiência produtiva de forma estratégica. As principais aplicações de IA na produção de embalagens são: otimização de processos: o uso de inteligência artificial contribui para acelerar os processos, redução de custos e gatos com materiais e energia; controle de qualidade: a IA pode garantir a consistência dos padrões, reduzindo a variabilidade, um fator decisivo na satisfação do cliente; personalização em massa: unindo o conhecimento com técnicas avançadas de impressão, a inteligência artificial pode atender assertivamente às necessidades dos clientes, por meio da personalização; e logística e distribuição: desde o armazenamento à distribuição de embalagens, os algoritmos ajudam a gerenciar estoques, prever uma demanda futura e reduzir os tempos de espera e custos dos transportes calculando as melhores rotas. Quais os benefícios da inteligência artificial no desenvolvimento de embalagens? Além de contribuir com a cadeia produtiva, o uso de inteligência artificial proporciona uma série de benefícios no campo industrial. redução de custos operacionais: a IA consegue reduzir custos, diminuindo uma necessidade de manutenção constante, além de possibilitar a prevenção de falhas, contribuindo com o aumento da vida útil dos equipamentos; aumento da produtividade: sem comprometer a qualidade, o uso de IA possibilita aumentar a produtividade com automações inteligentes, mesmo em tarefas repetitivas, de alto volume; segurança no ambiente de trabalho: a inteligência artificial contribui com a redução de acidentes e melhoria na segurança com o monitoramento em tempo real dos perigos e alertando os trabalhadores; e sustentabilidade e eficiência energética: o uso de inteligência artificial na indústria de embalagens contribui diretamente com a eficiência energética e sustentável, um fator decisivo de diferenciação do mercado. A IA ajusta o consumo e identifica as possíveis áreas de desperdício. O futuro do uso de inteligência artificial na indústria de embalagens Apesar de possibilitar uma série de vantagens, é importante lembrarmos de que a concorrência do mercado está cada vez mais acirrada e de que a diferenciação ainda é um trunfo para se destacar. O uso de inteligência artificial pode ser incluído na rotina produtiva, mas não substituirá a atividade humana, ambas devem ser complementares para possibilitar grandes resultados. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e saiba como agregar valor à excelência do seu produto com uso de tecnologia.
Por contato 28 de março de 2025
Iniciar um novo negócio em nosso país se tornou uma atividade desafiadora, em que o pequeno empreendedor precisa se adaptar e se destacar. Uma possibilidade de tornar a marca mais reconhecida com baixo custo de investimento é utilizando embalagens personalizadas. Nesse artigo iremos abordar como essa estratégia para pequenos negócios pode impulsionar vendas, reduzir custos e destacar marcas no mercado. Continue a leitura! O mercado de pequenas empresas no Brasil De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em 2024, o nosso país teve um crescimento de 10% do registro de pequenos negócios, alcançando aproximadamente 4,1 milhões de novos empreendimentos. Com o crescimento espontâneo desse tipo de negócio, torna-se ainda mais necessário se destacar do mercado, sendo uma excelente oportunidade de sair na frente e conquistar o consumidor. Já que muitas empresas não possuem recursos para competir, aproveitar o potencial da embalagem de um produto se tornou uma boa alternativa. Como embalagens personalizadas para novos negócios impulsionam empresas? Assim como o mercado, as funções da embalagem também evoluíram. Antes, elas eram destinadas somente para garantir a segurança no transporte ou armazenamento. Agora, esse importante recurso pode refletir a identidade e valores das marcas, um elemento de diferenciação e destaque no mercado. As embalagens personalizadas para pequenos negócios têm o poder de gerar conexão entre empresa e produto em uma boa experiência de compra, contribuindo com o sentimento de fidelidade à marca. Os principais benefícios de embalagens personalizadas para pequenos negócios Uma embalagem personalizada para pequenos negócios cria diferentes possibilidades de agregar valor ao produto. Essa eficaz estratégia começa ainda no primeiro contato com o consumidor, com uma boa apresentação e personalidade. Entre os 3 principais benefícios para os pequenos negócios estão: destaque dos concorrentes: uma embalagem tem o poder de demonstrar a qualidade do produto e sobressair dos adversários na corrida pela conquista do consumidor; profissionalização da empresa: ganhar viabilidade e reconhecimento não é uma tarefa fácil para um novo negócio. A confecção de uma nova embalagem agrega a imagem final da empresa; redução dos custos: apesar de ser considerado um investimento, as embalagens personalizadas para pequenos negócios contribuem diretamente para redução de custos, já que o investimento inicial para compra seja aplicado de forma assertiva, gerando resultados positivos mesmo em um pouco tempo; e vantagens promocionais: as pequenas empresas, devido a sua escala de produção menor, podem criar ações de promoção e brindes com as embalagens personalizadas. Como funcionam as embalagens personalizadas para pequenos negócios? O processo de criar uma nova embalagem para pequenos negócios exige estudos de tendências do mercado, com a realização de testes apurados com o auxílio da tecnologia. É importante que o empresário considere o tipo de produto, o processo de transporte e armazenamento, o ponto de venda e o primeiro contato com o consumidor. Além disso, é preciso levar em conta a apresentação, distribuição e maquinabilidade. Nesta etapa, nossa equipe de desenvolvimento de embalagem de produto atende de forma personalizada e flexível o pequeno empreendedor, buscando compreender as características e particularidades para criação da embalagem, através de estudos de design, escolha de matéria-prima e manuseio. Entre em contato conosco e comece a se destacar dos concorrentes e crescer a sua equipe por meio da personalização de embalagens. Fale com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
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