Erros de impressão de embalagens que podem prejudicar a sua empresa

28 de março de 2023

As embalagens conseguem trazer diversos benefícios, tais como o aumento das vendas, aprimoramento da identidade visual, vantagem competitiva e a valorização do produto.


Contudo, é importante valorizar a qualidade das embalagens, pois elas influenciam diretamente nas vendas e na experiência do consumidor.


Neste artigo, apresentaremos alguns erros de impressão de embalagens que podem prejudicar a sua empresa. Boa leitura!


Como funciona a etapa de impressão de uma embalagem?


No processo de impressão offset é onde as embalagens começam a nascer. A chapa é gravada no setor de pré-impressão e logo vai servir de matriz para reproduzir as imagens.


Em nossos projetos, utilizamos 4 cores básicas, a ciano, a amarela, a magenta e a preta, com a possibilidade de adição de mais 2 cores especiais para produzir quase todas as outras cores.


A soma dessas cores, dependendo da intensidade de cada uma, é possível produzir quase todas as outras cores que podemos ver.


Um fator importante também é que possuímos uma certificação exclusiva de tintas feitas à base de soja, voltadas à diminuição dos impactos ambientais.


Ao contrário da tinta tradicional à base de petróleo, a tinta à base de soja é ecologicamente correta, fornece cores precisas e ainda facilita a reciclagem do papel posteriormente.


Além disso, durante o processo de impressão são realizadas várias verificações para garantir a mesma qualidade do impresso do início da impressão da primeira embalagem, até a última, por isso, o processo de revisão é feito criteriosamente.

 

Quais erros de impressão de embalagens que podem prejudicar a sua empresa?

 

Informações erradas e erros na diagramação

 

Não há dúvidas de que uma impressão cuidadosa é importante, mas a segurança das informações contidas nas embalagens e rótulos é ainda mais crucial.

 

A presença de informações incorretas em uma embalagem pode trazer consequências graves, como perda de credibilidade, prejuízo financeiro, ações judiciais e até mesmo danos à saúde dos consumidores.


Por isso, é fundamental estar atento aos detalhes e verificar informações como data de validade, volume, ingredientes, restrições e modo de uso.


Infelizmente, erros nas informações podem surgir em diferentes etapas, desde a criação até a impressão final, e são uma das falhas mais comuns nas embalagens.


Com medidas para evitar esses problemas, é possível garantir a precisão das informações, fortalecer a confiança dos consumidores e evitar danos à sua reputação e finanças.


Fontes ilegíveis

 

As embalagens que adotam um layout sobrecarregado, com fontes muito diferentes e um aspecto visual incomum, podem acabar resultando em dificuldade de leitura de suas informações essenciais.


Problemas de resolução


A questão da resolução e dos pixels visíveis na imagem impressa é uma falha comum no ramo gráfico.


Apesar de existirem diversas causas para os borrões ou a pixelização na impressão, muitas vezes o erro está relacionado às configurações do arquivo. Em casos mais graves, pode estar relacionado à própria impressora.


Complicações nas normativas legais


A impressão e a produção de embalagens são de extrema importância, não apenas por questões visuais, mas também por normativas obrigatórias estabelecidas pela Anvisa e a FDA (Food and Drug Administration).


No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é a responsável por regular a rotulagem de alimentos, estabelecendo as informações que devem constar no rótulo para garantir a qualidade do produto e proteger a saúde do consumidor.


Algumas dessas normas incluem declaração de identidade, quantidade, endereço do fabricante, informações nutricionais (no caso de alimentos e bebidas), informações complementares (para suplementos alimentares), lista de ingredientes e declarações de advertências apropriadas, entre outras.


Por isso, é fundamental que as empresas sejam rigorosas na produção de embalagens, seguindo todas as normas estabelecidas, a fim de garantir a segurança e confiança dos consumidores, além de evitar prejuízos financeiros e em sua reputação.


Agora que você sabe qual a importância da sua empresa utilizar embalagens com qualidade na impressão, te convidamos para ler o nosso artigo “A importância da fase de testes para uma embalagem”.


Se você deseja encontrar uma embalagem personalizada para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe e realize o seu orçamento.

 

Por contato 25 de abril de 2025
Cada vez mais presente na rotina do consumidor, o e-commerce se tornou mais uma opção de vendas, que pode ser influenciada por uma boa experiência do cliente com embalagens. Neste artigo, iremos abordar a importância das embalagens para essa modalidade de vendas. O e-commerce e o ramo de embalagens De acordo com o portal especializado no segmento, o e-commerce Brasil , o nosso país faturou cerca de R$ 204,3 bilhões de reais no ano passado, um dado que representa um crescimento e um possível potencial de compra, criando novas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios. O e-commerce é o nome dado a todo tipo de negócio de compra e venda de produtos pela internet. O comércio eletrônico está em ascensão no mundo todo e sua relação entre o e-commerce e o ramo de embalagens potencializa a possibilidade de compras e diferenciação dos concorrentes. Como as embalagens impactam o e-commerce? Uma embalagem tem diferentes funções em um novo produto, como proteção, transporte, além de ser o primeiro contato com o consumidor, sendo fundamental para o sucesso ou não de um produto. O e-commerce e as embalagens, quando estão associados, podem criar uma boa experiência, tornando a compra ainda mais positiva. O chamado unboxing é uma oportunidade ideal para surpreender, cativar e valorizar o produto final. Entre as estratégias para conquistar os clientes de e-commerce estão: personalização de embalagens: se diferenciar de forma estratégica, criativa e duradoura; embalagens feitas com materiais sustentáveis: uma tendência que vem crescendo no mercado e se torna um grande diferencial para os consumidores; design de embalagens atrativas: essencial para causar uma impressão positiva. e lembrança e identidade de marca: para identificação e destaque perante aos concorrentes. Como se preparar no quesito embalagens para as altas demandas do e-commerce? Assim como o comércio tradicional, o e-commerce conta com datas sazonais importantes para vendas e resultados como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nesses períodos é muito comum o aumento da demanda, por isso é preciso estratégia para atender à alta demanda. Avalie a logística Assim como no comércio tradicional, as embalagens no comércio eletrônico devem considerar o transporte, já que a primeira função das embalagens é a proteção. Por isso, otimize a rotina, invista em materiais resistentes e sustentáveis e busque formas de potencializar as rotas para o transporte. Invista na capacidade produtiva Para atender à alta demanda, é necessário um olhar especial para a produção. Por isso, antes mesmo da chegada dessas datas essenciais para o e-commerce prepare-se, adquirindo novos maquinários, contratando funcionários e investindo em nova tecnologia como a inteligência artificial , por exemplo. Aproveite as oportunidades A alta demanda no e-commerce cria diferentes possibilidades para o ramo de embalagens, como a criação e personalização de embalagens especiais, estratégias que agregam valor e aumentam a fidelidade do cliente. O e-commerce se tornou uma grande oportunidade de negócio no Brasil e no mundo. Através do comércio eletrônico é possível expandir e atingir grandes resultados, o mesmo vale para a indústria de embalagens que pode aproveitar a evolução do mercado e agregar valor aos novos produtos. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e atinja a excelência no seu e-commerce com embalagens personalizadas.
Por contato 23 de abril de 2025
A inteligência artificial vem transformando o mercado industrial no Brasil e no mundo. No ramo das indústrias de embalagens não é diferente. Neste artigo iremos abordar o impacto dessa nova tecnologia no ramo de embalagens e como isso muda a eficiência produtiva. O uso de inteligência artificial na indústria Em um levantamento realizado pela McKinsey , uma companhia de consultoria global, apontou que 72% das empresas no mundo já adotaram a tecnologia de IA, no campo industrial não é diferente. Essa tendência de mercado demonstra o início de uma nova fase na produção, com uma ferramenta que veio para agregar na cadeia produtiva, incluindo a indústria de embalagens. Quais são as aplicações da inteligência artificial na indústria de embalagens? Atualmente, esse tipo de ferramenta é aplicada para melhoria do processo interno de produção de embalagens. A integração da inteligência artificial potencializou o setor e, com o uso de algoritmos combinado à automação e conhecimento de especialistas, é possível alcançar uma eficiência produtiva de forma estratégica. As principais aplicações de IA na produção de embalagens são: otimização de processos: o uso de inteligência artificial contribui para acelerar os processos, redução de custos e gatos com materiais e energia; controle de qualidade: a IA pode garantir a consistência dos padrões, reduzindo a variabilidade, um fator decisivo na satisfação do cliente; personalização em massa: unindo o conhecimento com técnicas avançadas de impressão, a inteligência artificial pode atender assertivamente às necessidades dos clientes, por meio da personalização; e logística e distribuição: desde o armazenamento à distribuição de embalagens, os algoritmos ajudam a gerenciar estoques, prever uma demanda futura e reduzir os tempos de espera e custos dos transportes calculando as melhores rotas. Quais os benefícios da inteligência artificial no desenvolvimento de embalagens? Além de contribuir com a cadeia produtiva, o uso de inteligência artificial proporciona uma série de benefícios no campo industrial. redução de custos operacionais: a IA consegue reduzir custos, diminuindo uma necessidade de manutenção constante, além de possibilitar a prevenção de falhas, contribuindo com o aumento da vida útil dos equipamentos; aumento da produtividade: sem comprometer a qualidade, o uso de IA possibilita aumentar a produtividade com automações inteligentes, mesmo em tarefas repetitivas, de alto volume; segurança no ambiente de trabalho: a inteligência artificial contribui com a redução de acidentes e melhoria na segurança com o monitoramento em tempo real dos perigos e alertando os trabalhadores; e sustentabilidade e eficiência energética: o uso de inteligência artificial na indústria de embalagens contribui diretamente com a eficiência energética e sustentável, um fator decisivo de diferenciação do mercado. A IA ajusta o consumo e identifica as possíveis áreas de desperdício. O futuro do uso de inteligência artificial na indústria de embalagens Apesar de possibilitar uma série de vantagens, é importante lembrarmos de que a concorrência do mercado está cada vez mais acirrada e de que a diferenciação ainda é um trunfo para se destacar. O uso de inteligência artificial pode ser incluído na rotina produtiva, mas não substituirá a atividade humana, ambas devem ser complementares para possibilitar grandes resultados. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e saiba como agregar valor à excelência do seu produto com uso de tecnologia.
Por contato 28 de março de 2025
Iniciar um novo negócio em nosso país se tornou uma atividade desafiadora, em que o pequeno empreendedor precisa se adaptar e se destacar. Uma possibilidade de tornar a marca mais reconhecida com baixo custo de investimento é utilizando embalagens personalizadas. Nesse artigo iremos abordar como essa estratégia para pequenos negócios pode impulsionar vendas, reduzir custos e destacar marcas no mercado. Continue a leitura! O mercado de pequenas empresas no Brasil De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae em 2024, o nosso país teve um crescimento de 10% do registro de pequenos negócios, alcançando aproximadamente 4,1 milhões de novos empreendimentos. Com o crescimento espontâneo desse tipo de negócio, torna-se ainda mais necessário se destacar do mercado, sendo uma excelente oportunidade de sair na frente e conquistar o consumidor. Já que muitas empresas não possuem recursos para competir, aproveitar o potencial da embalagem de um produto se tornou uma boa alternativa. Como embalagens personalizadas para novos negócios impulsionam empresas? Assim como o mercado, as funções da embalagem também evoluíram. Antes, elas eram destinadas somente para garantir a segurança no transporte ou armazenamento. Agora, esse importante recurso pode refletir a identidade e valores das marcas, um elemento de diferenciação e destaque no mercado. As embalagens personalizadas para pequenos negócios têm o poder de gerar conexão entre empresa e produto em uma boa experiência de compra, contribuindo com o sentimento de fidelidade à marca. Os principais benefícios de embalagens personalizadas para pequenos negócios Uma embalagem personalizada para pequenos negócios cria diferentes possibilidades de agregar valor ao produto. Essa eficaz estratégia começa ainda no primeiro contato com o consumidor, com uma boa apresentação e personalidade. Entre os 3 principais benefícios para os pequenos negócios estão: destaque dos concorrentes: uma embalagem tem o poder de demonstrar a qualidade do produto e sobressair dos adversários na corrida pela conquista do consumidor; profissionalização da empresa: ganhar viabilidade e reconhecimento não é uma tarefa fácil para um novo negócio. A confecção de uma nova embalagem agrega a imagem final da empresa; redução dos custos: apesar de ser considerado um investimento, as embalagens personalizadas para pequenos negócios contribuem diretamente para redução de custos, já que o investimento inicial para compra seja aplicado de forma assertiva, gerando resultados positivos mesmo em um pouco tempo; e vantagens promocionais: as pequenas empresas, devido a sua escala de produção menor, podem criar ações de promoção e brindes com as embalagens personalizadas. Como funcionam as embalagens personalizadas para pequenos negócios? O processo de criar uma nova embalagem para pequenos negócios exige estudos de tendências do mercado, com a realização de testes apurados com o auxílio da tecnologia. É importante que o empresário considere o tipo de produto, o processo de transporte e armazenamento, o ponto de venda e o primeiro contato com o consumidor. Além disso, é preciso levar em conta a apresentação, distribuição e maquinabilidade. Nesta etapa, nossa equipe de desenvolvimento de embalagem de produto atende de forma personalizada e flexível o pequeno empreendedor, buscando compreender as características e particularidades para criação da embalagem, através de estudos de design, escolha de matéria-prima e manuseio. Entre em contato conosco e comece a se destacar dos concorrentes e crescer a sua equipe por meio da personalização de embalagens. Fale com a nossa equipe e realize o seu orçamento.
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