Como preparar a sua empresa para o segundo semestre de 2024?

3 de maio de 2024

O segundo semestre está chegando, e é crucial garantir que sua empresa esteja preparada, já que o sucesso está no planejamento.

 

Segundo o SEBRAE, 80% das micro e pequenas empresas fecham nos primeiros cinco anos, muitas vezes por falta de planejamento estruturado.

 

Para te auxiliar nessa trajetória, separamos algumas dicas que podem ser úteis em como preparar a sua empresa para o segundo semestre de 2024.

 

Faça um levantamento financeiro

 

Conhecer a saúde financeira do negócio é crucial para seu progresso. Avalie o capital de giro, impostos, despesas e liquidez, incluindo todas as transações monetárias.

 

Realize o levantamento financeiro, coletando e analisando os dados do último semestre, com a ajuda de um contador, se necessário.

 

Com os detalhes em mãos, elabore um orçamento para os próximos seis meses, garantindo uma gestão financeira sólida e evitando surpresas desagradáveis ao final do ano.

 

Analise o semestre anterior

 

Para iniciar sua busca por novas metas, reflita sobre os últimos seis meses. Reveja tanto os acertos quanto os erros, focando no aprendizado de cada situação para fortalecer o futuro da marca.

 

Realize uma pesquisa interna e promova uma reunião para discutir feedbacks e sugestões de melhorias.

 

Reestruturar ou ajustar estratégias e ações é uma ação contínua, visando a otimização de qualquer processo interno que possa ser melhorado.

 

Confira o planejamento estratégico


O planejamento estratégico é o ponto principal de uma empresa, influenciando todos os aspectos do negócio.

 

Se bem estruturado e com metas claras, aumenta as chances de sucesso. Ele define o caminho para a marca, identificando oportunidades e lacunas no mercado.

 

Avalie a eficácia do planejamento do primeiro semestre de 2023: as metas foram alcançadas? Os objetivos estão alinhados com o mercado? Qual a eficácia das estratégias adotadas? Essa avaliação orientará o caminho a seguir no restante do ano.

 

Defina ou reveja prazos e metas

 

Trabalhar com metas realistas, baseadas nos dados dos últimos seis meses ajudará a cumpri-las.

 

Se a marca conseguiu cumprir o planejamento, estabelecer novos objetivos será valioso, mostrando que sua empresa pode crescer ainda mais. Caso os números ainda não sejam ideais, ajuste as metas para algo mais alcançável, evitando frustrações.

 

Aproveite esse momento para definir as metas, estabelecendo:

 

- Curto prazo: ações a serem realizadas de 3 a 6 meses;

- Médio prazo: atividades planejadas para 1 a 3 anos;

- Longo prazo: metas a serem alcançadas em cerca de 5 anos.

 

Invista na atualização dos colaboradores

 

Inclua treinamento e capacitação em seu planejamento empresarial, participando de palestras, webinars e cursos que beneficiem tanto a equipe quanto você, empreendedor.

 

Antecipar essa programação permite organização financeira e ajuste de agenda. Investir em treinamentos atualiza conteúdos e motiva a equipe, contribuindo para o sucesso da empresa.

 

Agora que você já sabe como se planejar para o segundo semestre de 2024, é hora de tirar os planos do papel e investir em soluções 100% personalizadas para a sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe e conheça.

Por contato 8 de setembro de 2025
Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.
Por contato 25 de agosto de 2025
Assim como o mercado de embalagens, o público que consome esses produtos também se transformou. É preciso compreender o comportamento das gerações que, hoje, estão diretamente ligadas à tomada de decisão e influenciam no sucesso ou não de um produto. Descubra neste artigo como funciona o comportamento das diferentes gerações no mercado de embalagens. Como as diferentes gerações impactam o mercado de embalagem? Cada geração possui hábitos, valores e expectativas próprias nas relações de consumo. Compreender esses perfis é fundamental para adotar estratégias na criação de embalagens autênticas, inovadoras, sustentáveis e alinhadas às tendências de comportamento. O perfil das gerações A definição de geração é feita a partir de recortes que avaliam fatos históricos que marcaram a humanidade. Esses momentos geram transformações no comportamento, surgindo assim os baby boomers, geração X, geração Y (millenials), geração Z (Gen Z ou Zoomers) e geração Alpha. Baby Boomers (1946 e 1964) Conhecidos como bebês do pós-guerra. Esse perfil valoriza a estabilidade e as conquistas econômicas. Geração X (1965 e 1980) Têm uma visão idealista e valorizam a liberdade e os direitos individuais. Esse perfil viveu o movimento hippie e a ditadura militar brasileira. Geração Y (1981 e 1994) Os millennials viveram o surgimento da internet e a redemocratização do Brasil. São flexíveis, criativos e abertos a mudanças. Geração Z (1995 e 2010) Considerados nativos digitais, a Gen Z tem senso de responsabilidade social, conectividade e vulnerabilidade. Segundo um estudo feito por um banco americano , essa geração se tornará a mais numerosa e rica nos próximos anos. Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) Conectados, estão apresentando novas maneiras de se relacionar com as pessoas, unindo o on-line e off-line. As relações entre o mercado de embalagens e as diferentes gerações Compreender as diferenças entre os perfis das gerações possibilita avaliar o real impacto dos comportamentos variados no mercado de embalagem. Por ser um meio onde o contato direto pode fazer a diferença ou não do sucesso do produto, é possível adotar estratégias coerentes e assertivas, conforme a geração atendida. No caso da geração Z, ela representa cerca de 20% dos brasileiros atualmente e deseja criar uma relação com as marcas, por meio da identificação. Além disso, querem ter experiências exclusivas e individuais, valorizando embalagens sustentáveis e ecológicas. Já os Millennials, procuram informações transparentes sobre as práticas de produção, também valorizando embalagens sustentáveis e engajadas socialmente. As gerações dos Baby Boomer e X têm a tendência de lealdade a marcas, sendo atraídos pela tradição de mercado. Como conquistar consumidores com embalagens estratégicas? A melhor forma de atrair e conquistar os diferentes públicos e gerações são embalagens que se conectam ainda no primeiro contato. O investimento em um design relevante, um acabamento exclusivo, com soluções criativas e personalizadas, seguindo as tendências de sustentabilidade, pode ser um diferencial extremamente positivo para a geração Z e Y. Outra estratégia com foco nas gerações X e Baby Boomer são embalagens que se conectam e evocam familiaridade com o uso de um belo design e estratégias nostálgicas. Se destaque no mercado  Entender o papel da sua embalagem na rotina e nos hábitos dos seus consumidores pode valorizar o primeiro contato, com experiências autênticas para o início de um relacionamento duradouro com ótimos resultados para sua empresa. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais sobre a nossa personalização de embalagens para os diferentes perfis de públicos e gerações.
Por contato 12 de agosto de 2025
Fundamental na indústria de embalagens, o packing é uma das etapas finais do processo de entrega e envio de produtos. Essa fase já conhecida na indústria de embalagens tem se reinventado, sofrendo a influência da sustentabilidade, o chamado positive packing. Neste artigo, iremos explicar como funciona essa prática e seus principais benefícios na indústria de embalagens. Continue a leitura. O que é positive packing? Baseado nos critérios sustentáveis, o positive packing é uma série de iniciativas que analisam por um todo o papel das embalagens no mercado, avaliando o descarte adequado e a capacidade de reciclagem. Esse tipo de processo utiliza técnicas como o ecodesign e busca a economia de recursos, custos de produção e esgotamento dos recursos naturais. Quais as diferenças entre packing e positive packing? Apesar de estarem relacionadas a etapas importantes do desenvolvimento de embalagem, existem diferenças entre packing e positive packing que devem ser consideradas. O packing, no critério de logística, está ligado ao fim do ciclo da venda e tem como principal objetivo otimizar e executar o envio em um tempo considerável. Enquanto o positive packing tem como base a sustentabilidade, um critério considerado tendência pela consultoria global Mordor Intelligence, que afirma que o mercado está será impulsionado até 2029 por práticas ecológicas, recicláveis, biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental. Entre as principais diferenças entre os dois processos estão: utilização do ecodesign; prioridade de uso de materiais recicláveis; aplicação de logística reversa; e incentivo de práticas sustentáveis de descarte correto ao consumidor. Quais são os principais benefícios do positive packing? O positive packing é considerado uma novidade para o setor de embalagens. Ao adotar essa técnica, é possível aproveitar diferentes benefícios, em forma de retorno para a marca e para a própria rotina de fabricação. Os principais benefícios dessa prática na cadeia produtiva são: Redução de desperdício Por atuar diretamente em uma das etapas do processo produtivo, o positive packing busca utilizar embalagens com menor impacto ambiental, se adequando a cada produto para ser reaproveitado. Otimização de recursos Ao adotar o ecodesign, é possível aproveitar os recursos da melhor forma e minimizar os danos ao meio ambiente. Criação de valor para empresa O fator sustentabilidade, quando incluído no processo produtivo de uma embalagem, agrega valor a imagem, por meio do positive packing, mais uma etapa da produção, é direcionada à sustentabilidade, contribuindo para o posicionamento da marca. A importância do positive packing Adotar uma jornada de produção sustentável se tornou uma estratégia de conquista do consumidor, além de agregar a sua marca a um propósito bastante procurado por consumidores. O positive packing busca ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável, que considera desde a produção ao descarte adequado para reciclagem, implementando alternativas positivas como a utilização de embalagens sustentáveis. Um olhar planejado e executado para o fator da sustentabilidade é de responsabilidade das indústrias de embalagens, podendo evoluir na totalidade a produção, como, por exemplo, a criação de embalagens personalizadas alternativas, com um excelente retorno com práticas de logística reversa. Entre em contato, solicite um orçamento e saiba como adotamos estratégias sustentáveis para agregar valor ao seu produto.
Mostrar mais