O design de embalagem aplicado ao papel ondulado

mai. 14, 2024

As embalagens, juntamente com outros elementos de marca, devem se conectar com o público, transmitindo seus valores e posicionamento de maneira direta e eficaz.


Segundo o Sebrae
, as embalagens se tornam poderosas ferramentas para manter uma comunicação constante e natural com o mercado.


Neste blog, exploraremos o design de embalagem aplicado ao papel ondulado, um grande aliado de soluções personalizadas e que se destacam nas prateleiras.


O que é papel ondulado?


O papel ondulado é composto pela combinação de elementos planos e ondulados. O miolo, caracterizado pela sua ondulação, e os planos capas são unidos alternadamente por meio de adesivo aplicado no topo das ondas.


Tanto o miolo quanto a capa são obtidos a partir de fibras de celulose, seja de matéria-prima renovável (fibras virgens) ou de papel reciclado, (reprocessados a partir de aparas).


Os materiais são classificados conforme a quantidade de miolos e capas em sua estrutura. Os tipos mais comuns incluem: Face simples, Onda A, Onda B, Onda C, Onda BB e Onda BC, Onda B Plus e Onda E, cada um caracterizado por sua própria espessura específica, número de miolos e capas.


O design de embalagem aplicado ao papel ondulado


Reconhecido por sua versatilidade, o papel ondulado desempenha um papel crucial em uma variedade de aplicações, desde o design de embalagens até soluções personalizadas para diversos setores de mercado. 


Ele se destaca em displays de diferentes formas e funções no ponto de venda (PDV) e inspira uma infinidade de usos, impulsionados pela criatividade de designers e projetistas em embalagens.


Além de fortalecer a imagem da marca, uma embalagem personalizada feita com papel ondulado ganha presença em um mercado cada vez mais competitivo, elevando a visibilidade do negócio.


Aqui estão algumas das principais características desse material em projetos de embalagens:


- uniformidade em diferentes formatos, gramaturas e espessuras da chapa de papel ondulado;

- oferece mais segurança ao produto que será armazenado e transportado;


- o papel é leve, fácil de manusear e pode ser dobrado ou modelado conforme necessário;


- resistência quando necessários vincos e cortes especiais;


- o material suporta diversos tipos de impressões;


- possibilidade de aplicação de acabamentos conforme as necessidades e testes realizados;


- condição de projetar detalhes customizados utilizando cortes e vincos;

- opção de apresentação com capas de papel e papel cartão;


- materiais recicláveis, que voltam para produção de novas embalagens por meio da economia circular;


- gera renda e promove a inclusão social por meio de atividades de cooperativas de catadores;


- facilidade de descarte, quando necessário.


Se você se interessou e acredita que o papel ondulado pode ser uma boa escolha para a sua embalagem, aqui no Grupo Jauense Embalagens desenvolvemos embalagens 100% personalizadas em papel cartão, micro-ondulado Onda E e Onda B Plus. 


Entre em
contato com a nossa equipe e realize o seu orçamento.

07 jun., 2024
A tecnologia está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas, e as embalagens não são exceções. O avanço tecnológico tem revolucionado a maneira como os produtos são embalados, oferecendo não apenas proteção e preservação, mas também uma experiência de consumo aprimorada. Neste artigo você entenderá como a tecnologia nas embalagens impulsiona a experiência do consumidor. O que é tecnologia aplicada a embalagens? A tecnologia aplicada nas embalagens abrange uma série de procedimentos que envolvem produção, qualidade, sustentabilidade, segurança e preservação de produtos, entre outros aspectos. Segundo dados da Associação Brasileira de Embalagem , o valor bruto da produção do setor de embalagens atingiu R$ 144,4 bilhões em 2023, um crescimento de 17,21% em relação ao ano anterior. Além de satisfazer as demandas dos consumidores, a criação de embalagens inteligentes visa proporcionar às empresas acesso a produtos que se adaptam a novos formatos, linguagens e requisitos, promovendo assim a inovação e a eficiência. Materiais avançados e designs inovadores estão sendo utilizados para garantir a segurança dos produtos, reduzir desperdícios e oferecer uma experiência mais conveniente e informativa para os consumidores. Qual a importância de investir em embalagens tecnológicas? Além de fornecer um produto de alta qualidade, é essencial reconhecer a importância das embalagens, que são parte fundamental do processo de consumo e têm impacto direto na satisfação do cliente. Redução do desperdício Embalagens tecnológicas de qualidade garantem o armazenamento adequado do produto, sua conservação durante o uso e segurança para armazenamento após o consumo, evitando desperdício. Contribuição para o desenvolvimento sustentável Com a crescente preocupação ambiental, é vital que as embalagens sejam produzidas com materiais que prezem pela sustentabilidade, facilitando o processo de reciclagem e minimizando o impacto ambiental. Facilidade de consumo Embalagens bem projetadas facilitam o acesso rápido ao produto, eliminando a necessidade de esforço excessivo para abri-las. Como a tecnologia nas embalagens impulsiona a experiência do consumidor? A tecnologia nas embalagens está criando uma nova forma de os consumidores se relacionarem com os produtos. Com avanços tecnológicos, as pessoas recebem mais vantagens do que apenas ter um produto em mãos. Embalagens inteligentes As embalagens inteligentes são uma das inovações mais notáveis no setor. Elas incorporam tecnologias para fornecer informações em tempo real sobre o produto. Esses recursos não apenas aumentam a conveniência, mas também melhoram a segurança alimentar e reduzem o desperdício. Personalização e interatividade A personalização é uma tendência crescente, e a tecnologia nas embalagens permite que as marcas ofereçam experiências personalizadas aos consumidores. Utilizando QR code, por exemplo, as embalagens podem fornecer conteúdo exclusivo, como vídeos, histórias da marca ou promoções personalizadas. Essa interatividade cria uma conexão emocional entre o consumidor e a marca, aumentando a fidelização e a satisfação. Experiência de unboxing O unboxing ganhou popularidade nas mídias sociais, onde consumidores compartilham vídeos de abertura de produtos. Embalagens bem projetadas e tecnologicamente avançadas podem transformar essa experiência em um momento memorável. Diferentes recursos podem ser incorporados para surpreender e encantar o consumidor, criando uma experiência positiva e compartilhável. Nós, do Grupo Jauense Embalagens, somos referência para investimentos em tecnologia. Atualmente, temos 3 unidades produtivas localizadas estrategicamente no sudeste e nordeste do Brasil. Desde 1959 produzimos embalagens personalizadas com excelência para os mais variados segmentos, prezando por um atendimento próximo e inovação em desenvolvimento. Se você deseja conhecer as nossas soluções, entre em contato com o nosso time comercial e faça um orçamento.
produtos sustentáveis
27 mai., 2024
Entenda o que são os produtos sustentáveis e o papel das embalagens no movimento eco-friendly.
preparar a sua empresa
03 mai., 2024
Separamos algumas dicas para você planejar o segundo semestre de 2024 e se preparar para impulsionar sua empresa.
Mostrar mais
Share by: