Dicas para a sua marca se destacar na black friday

20 de outubro de 2023

A black friday está chegando, e essa data traz a oportunidade de venda para o setor varejista e de compra para os consumidores.

 

Uma pesquisa realizada pela Globo indicou que 62% dos consumidores da classe AB pretendem comprar na data.

 

Por isso, neste artigo você encontrará estratégias e as melhores dicas para a sua marca se destacar na black friday.

 

Como funciona a black friday?

 

A black friday surgiu como uma data muito importante nos Estados Unidos e que acontece após o feriado de dia de ações de graças, sempre na última sexta-feira de novembro.


Essa tradição ganhou força mundialmente, incluindo o Brasil, onde se tornou um evento popular para compras. É um período muito aguardado pelos consumidores e também para as marcas, que significa descontos especiais e um grande aumento nas vendas.

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Grupo Locaweb, no Brasil, na quinta-feira de 2022 que antecedeu a black friday até a Cyber Monday, o faturamento total foi de R$ 6,1 bilhões. A taxa de recompra chegou a 7,1%, dado que superou os resultados de 2021 (4,4%).

 

É importante destacar que os descontos não se limitam à sexta-feira, pois todo o mês de novembro é repleto de promoções anteriores à black friday, especialmente na semana que antecede o evento, popularmente conhecida como Black Week.



Sabendo disso, essa é uma grande oportunidade para as marcas se prepararem, tanto para a compra de produtos, organização da logística, criar embalagens personalizadas e planejar estratégias para se destacar nessa promoção.


Dicas para a sua marca se destacar na black friday

 

Reunimos tudo o que você precisa saber para o sucesso de vendas da sua empresa nessa black friday.


Faça um planejamento antecipadamente

 

Para que esse período seja melhor aproveitado, é necessário planejar com antecedência os itens, como serão as campanhas de divulgação, quais os descontos, as embalagens dos produtos, entre outros processos.


Antecipar-se ajuda a evitar a agitação de última hora, que pode resultar em compras desnecessárias, perdas e prejuízos.


O consumidor também pode ficar insatisfeito com o resultado de ações precipitadas, que não atendem às suas expectativas.


Iniciar as preparações para esse evento o mais cedo possível também oferece melhores oportunidades de obter sucesso com as vendas.


Analise a concorrência e o cenário da sua marca


Entre as dicas para a sua marca se destacar na black friday é estar atento à concorrência, já que podem ser uma fonte de ideias e de aprendizado para identificar pontos fortes e fracos.


Mas, além disso, é fundamental compreender o controle de estoque, a saúde financeira da empresa, as necessidades e desejos do público-alvo e adotar medidas para evitar dívidas, despesas inesperadas e problemas.


Escolha embalagens personalizadas

 

Uma estratégia para atrair os consumidores na black friday é oferecer embalagens personalizadas.


As embalagens desempenham um papel fundamental na estratégia de vendas de uma marca e as personalizadas transmitem maior cuidado, os valores, se destacando na escolha do consumidor e aprimorando a experiência do cliente.

Para essa escolha, conte com as nossas soluções 100% personalizadas em papel cartão, micro-ondulado Onda E e Onda B Plus, feitas conforme as necessidades do seu produto aqui no Grupo Jauense Embalagens. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

 



Por contato 9 de junho de 2025
O desenvolvimento de uma nova embalagem vai além de técnicas de personalização ou logística, envolve estudos importantes sobre economia para o melhor aproveitamento de materiais, sem gerar prejuízos no presente e no futuro. Descubra neste artigo, as boas práticas para redução dos custos na indústria de embalagens e a importância dessas medidas. A importância da redução de custos na indústria de embalagens Segundo um estudo realizado pela ABRE, Associação Brasileira de Embalagem, no ano passado, a indústria brasileira de embalagem atingiu o valor de R$ 165,9 bilhões de valor bruto de produção física, em que o papelão ondulado representa 20,4%, a cartolina e papel-cartão 10,5% e o papel 5,4% do montante total. Esse panorama representa um crescimento de quase 15% em comparação ao último levantamento. Atualmente, a otimização de recursos é fundamental para economia da indústria de embalagens, sendo necessário adotar estratégias e ajustes para ganhos efetivos sem perder a qualidade, competitividade e lucro. As principais fontes de desperdícios na indústria de embalagens O processo industrial conta com etapas que escondem as possíveis falhas e desperdícios na linha de produção. Porém, é possível identificar os erros e excessos e corrigi-los. Uso excessivo de material A utilização de qualquer tipo de material tem um impacto direto na lucratividade, já que muitos materiais são importados ou passam por um processo de importação e acabam sendo usados sem necessidade e em grande qualidade. Falta de padronização Além de afetar diretamente a produção, a falta de padrão influencia negativamente no posicionamento do produto. O uso irregular de recursos geram desperdícios e até perda de material. Qualidade baixa de matéria-prima A utilização de materiais de baixa qualidade pode afetar desde a proteção do produto até a etapa de unboxing, já que está ligado diretamente à qualidade. Como reduzir os custos de produção de embalagens? Para gerar economia em meio a produção de embalagens é necessário realizar uma avaliação técnica para buscar a melhor solução em um prazo determinado. É importante lembrarmos que a utilização de metodologias de agilidade permitem realizar esse importante diagnóstico mesmo durante a rotina produtiva. Entre as boas práticas estão: Identificação dos custos desnecessários da embalagem Uma análise objetiva deve ser feita com os diferentes setores responsáveis pelo produto, como marketing, logística e produção. Em seguida, devem ser elencados critérios para redução dos custos como informações impressas, cores de impressão, materiais e design. Invista em uma produção efetiva Considere a automação para o processo industrial. Essa medida é um investimento que proporciona menor incidência de falhas e desperdícios por embalagens mal aplicadas. Além disso, essa iniciativa contribui com a padronização, que afeta diretamente na qualidade final do produto e sua embalagem. Utilize soluções sustentáveis para redução dos custos Além de ser uma excelente estratégia de posicionamento de marca, utilizar esse tipo de alternativa permite o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de otimizar recursos com foco na economia e sem desperdício. A redução dos custos e o controle de gastos é um desafio para qualquer indústria de embalagens. Com uma gestão focada é possível aprimorar o uso de recursos, padronizar etapas e otimizar toda produção. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba como desenvolvemos a sua embalagem potencializando os recursos.
Por contato 26 de maio de 2025
Um bom acabamento de embalagem traz uma série de benefícios para os produtos e pode ser um grande diferencial no mercado. Neste artigo, iremos abordar os aspectos desta importante etapa de produção, os diferentes tipos de acabamentos e seus benefícios. O que é acabamento de embalagens? Um fator que pode ser o diferencial no produto do mercado é o acabamento de embalagens. Esse tipo de técnica de personalização potencializa a qualidade de impressão, contribuindo com o aumento do valor material, o reconhecimento e, até, com a durabilidade. Qual a importância do acabamento de embalagens? Em uma pesquisa realizada pela Two Sides Brasil e publicada pela Associação Brasileira da Embalagem, a ABRE , nos casos de compra, cerca de 32% dos consumidores afirmaram que a influência da embalagem na compra é constante e 41,7% declararam que a influência é frequente. Esses dados mostram que cada vez mais a personalização assume um espaço de diferenciação e destaque no mercado e o acabamento é uma dessas técnicas que podem alavancar a comercialização. Além disso, o acabamento de embalagens proporciona uma série de benefícios como: estética e sofisticação, contribuindo para o aumento da percepção do valor do produto; proteção e durabilidade, escolher o material adequado pode proteger contra riscos, umidade e outros fatores que afetam a embalagem; diferenciação e personalização, na etapa de acabamento é possível destacar o seu produto com efeitos únicos e estéticos; e impacto na decisão de compra, com uma influência positiva para comunicar informações e despertar o interesse no mercado. Tipos de acabamento de embalagens Hot Stamping Uma técnica que utiliza calor, pressão e uma folha metálica para criar impressão com acabamentos. Relevo Um acabamento que desenvolve uma superfície elevada com efeito tridimensional ou tátil. Laminação fosca Com uma película plástica e fosca, a laminação oferece resistência e qualidade de acabamento. Plastificação brilho Uma finalização que proporciona mais brilho às embalagens, além de durabilidade e proteção contra umidade. Verniz skin Muito conhecido no mercado de embalagens, o verniz Skin oferece qualidade na selagem de produtos. Verniz localizado Um acabamento de embalagem aplicado de forma precisa e localizada na embalagem. Verniz base d’água Com durabilidade e resistência extra ao atrito, o verniz à base de água é conhecido por sua proteção. Verniz blister Utilizando o processo de sucção a vácuo, o verniz blister é muito utilizado para cartelas clister, um produto entre o papel cartão e uma bolha plástica. Esse tipo de acabamento de embalagens está presente em produtos do nosso dia a dia, como escovas de dentes, pilhas e brinquedos. Como escolher o melhor acabamento para minha embalagem? O acabamento é uma etapa importante na personalidade do seu produto, sendo preciso escolher seguindo diferentes critérios do mercado para o melhor resultado possível. É preciso planejar, conhecer o design e as funcionalidades da embalagem e do produto, além disso, é essencial realizar testes com matérias-primas adequadas durante a impressão para garantir que o produto atinja o seu objetivo, satisfazer e encantar o consumidor no processo de compra. Entre em contato com a nossa equipe técnica, faça um orçamento e saiba como geramos excelência no seu produto.
Por contato 9 de maio de 2025
Acompanhar as mudanças no mercado pode ser considerado um sinal de atenção, principalmente para o crescimento de novas metodologias, é o caso do método ágil, uma técnica que aprimora a produção e contribui com resultados positivos na indústria de embalagens. Descubra neste artigo como funciona essa metodologia e os benefícios da sua aplicação na indústria de embalagens. O que é a metodologia ágil? Conhecida como uma abordagem interativa, a metodologia ágil atua com os elementos de adaptação, colaboração e satisfação do cliente. Ela consiste em um conjunto de boas práticas para atingir os objetivos em projetos de desenvolvimento, incluindo projetos de embalagens de curto, médio e longo prazo. A metodologia ágil foi criada em 2001 por gerenciadores de projetos de softwares e hoje é muito utilizada em diferentes segmentos, graças à sua taxa de sucesso elevada, conforme apontou o relatório da consultoria global McKinsey. Como funciona a aplicação da metodologia ágil nas indústrias de embalagens? Utilizada para o gerenciamento de projetos, a metodologia ágil pode ser aplicada no contexto das indústrias de embalagens para evolução da equipe e melhoria do fluxo de produção. No campo do desenvolvimento de embalagens, esse tipo de metodologia contribui com a flexibilidade no desenvolvimento, já que a metodologia ajusta as prioridades e cada etapa é revisada, evitando erros e possíveis desgastes internos com os profissionais e, principalmente, com o cliente. Além disso, a aplicação desse tipo de metodologia contribui para resultados tangíveis, já que esse tipo de abordagem permite que protótipos e testes preliminares sejam avaliados. Os métodos ágeis utilizados na indústria de embalagens Kanban Uma técnica que consiste em colunas e cartões que representam tarefas, atividades ou itens de trabalho. O Kanban tem foco no feedback e melhoria contínua, colaboração, autonomia e foco no cliente. Nesse sistema, cada coluna representa uma etapa no fluxo. Scrum Considerado um dos métodos ágeis mais populares, o Scrum se baseia na observação e experimentação da equipe de profissionais do projeto. Scrumban Bastante presente no ambiente industrial, inclusive no âmbito das embalagens, essa técnica combina o Scrum com Kanban para melhorar o processo, buscando qualidade e evitando o desperdício. Quais os benefícios da metodologia ágil nas indústrias de embalagens? Por estar presente em todas as etapas dos projetos, a metodologia ágil proporciona uma série de benefícios logo após a sua implementação, como: adaptabilidade e capacidade de resposta: a estrutura ágil permite ciclos de feedback com ajustes regulares, assim a equipe pode ser adaptar rapidamente às possíveis mudanças ou necessidades dos clientes; melhoria da comunicação com aprendizagem contínua: a metodologia agilista é baseada no trabalho em equipe e no incentivo à inovação com um elemento fundamental, a comunicação; autonomia e rapidez na entrega: o método ágil proporciona mais eficiência com número de entregas maior; e redução de custos e riscos: por estar presente em cada etapa da produção, a técnica ágil possibilita atuar com cronogramas mais assertivos, diminuindo os custos e otimizando as atividades. Como implementar a metodologia ágil nos projetos de embalagens? A metodologia ágil para ser aplicada é necessário, treinamentos regulares com formação multidisciplinar e um planejamento interativo e contínuo. Entre em contato com o nosso time e faça o orçamento do seu projeto . Atuamos com profissionais de excelência que estão prontos para gerar valor ao seu produto.
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