Tinta à base de soja: o que é, as vantagens e a sua importância

13 de outubro de 2023

A tinta à base de soja é mais do que uma simples invenção na indústria de tintas, é uma opção ecologicamente consciente e com diversos benefícios tanto para as marcas, quanto para o consumidor.


Neste artigo, vamos explicar o que é essa tinta, quais são as suas vantagens e por que ela é importante.


O que é a tinta à base de soja?

 

Essa tinta feita de soja, em comparação com a tinta tradicional à base de petróleo, é considerada mais ecológica. Ela fornece cores mais precisas e facilita a reciclagem do papel.


Para a sua fabricação, o óleo de soja é ligeiramente refinado e depois misturado com pigmentos, resinas e ceras.

A história da tinta de soja está introduzida na indústria jornalística quando, no final da década de 1970, a Newspaper Association of America (NAA) procurava novas maneiras de produzir tinta além da tinta padrão à base de petróleo.


Com a necessidade de reduzir as emissões de compostos voláteis formados durante o processo de impressão, além da questão econômica, essa tinta mais ecológica surgiu como alternativa à tinta do recurso não-renovável.

 

Depois de testar mais de 2.000 formulações de óleo vegetal, os pesquisadores da NAA encontraram a solução de usar óleo de soja. Em 1987, a soja foi testada com sucesso pelo The Gazette de Iowa em uma tiragem prática.


Atualmente, cerca de um terço dos quase 10.000 impressores de jornais da América o utilizam. E mais de 90% dos jornais diários do país são impressos com tinta colorida de soja.


Além disso, as tintas de soja também funcionam bem para impressão de etiquetas, já que permitem uma redução de 85% na cobertura da tinta em comparação com tintas à base de água.


Quais as vantagens desse tipo de tinta?

 

Existem muitas vantagens ambientais no uso de tintas feitas à base de soja. Confira algumas delas:


• excelente estabilidade a qualquer velocidade;

• destacado desempenho em máquinas de reversão, inclusive em grandes formatos;

• compatível com todos os substratos absorventes;

• excelente resistência mecânica;

• rápida absorção/setting;

• excelente capacidade de empilhamento;

• bom brilho;

• possui compatibilidade com irradiação infravermelho;

• e compatibilidade com vernizes sobre impressão base água e ultra

violeta.

 

Recurso renovável

 

A soja, ao contrário do petróleo, é um recurso renovável e representa um dos principais produtos de exportação do Brasil.

 

Reciclagem

 

No processo de reciclagem do papel, ocorre um estágio de branqueamento em que a tinta é removida. A tinta de soja tem uma remoção mais eficiente e minimiza os danos à fibra do papel, se comparada à tinta normal.

 

Melhor resultado

 

Originalmente empregado na impressão de jornais, esse tipo de tinta normalmente não mancha com facilidade ou suja os dedos.


As cores obtidas com a tinta de soja tendem a ser mais vibrantes, já que o óleo de soja é naturalmente mais claro do que o de petróleo.


Além disso, o tempo de secagem dessa tinta é muito menor do que o das tintas à base de óleo mineral.


Estabilidade

 

Mantém uma estabilidade litográfica durante o processo de impressão, uma vez que a tinta à base de soja é mais estável em comparação à tinta à base de petróleo.

Isso resulta em menor necessidade de intervenção por parte do impressor para ajustes durante a impressão, reduzindo, consequentemente, o desperdício de folhas rejeitadas.

 

Qual a importância de marcas que possuem o selo soy ink?

 

Com o selo Printed With Soy Ink, é possível comprovar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, que buscam usar recursos renováveis ao invés de apenas usufruir da natureza sem se preocupar com a sua renovação.

 

Aqui no Grupo Jauense Embalagens, temos o compromisso diário com processos que contribuem para a diminuição dos impactos ambientais.

 

Utilizamos tintas à base de fontes renováveis e certificadas pelo selo Printed With Soy Ink, que são ecologicamente corretas e produzidas à base de soja.


Se você busca soluções com materiais que respeitam o meio ambiente e geram valor para as próximas gerações, entre em contato com a nossa equipe.

 


Por contato 28 de julho de 2025
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Por contato 7 de julho de 2025
Desenvolver uma nova embalagem envolve estudos e estratégias com foco no melhor resultado. Identificar os possíveis gastos e custos-benefícios é essencial para compreender cada processo, reduzir custos e aplicar investimentos com recursos. Neste artigo, iremos te explicar como funciona o cálculo do investimento de uma embalagem e os principais benefícios dessa prática. Por que o cálculo do investimento de uma embalagem é importante? Compreender o cenário econômico do país e entender os possíveis riscos de investimento é uma tarefa essencial antes mesmo do desenvolvimento de uma embalagem. Segundo o boletim de expedição do papelão ondulado, realizado pela Associação Brasileira de Embalagem de Papel, a Empapel , em maio a matéria-prima utilizada para o desenvolvimento de outros produtos e embalagens alcançou 360,61 mil toneladas, sendo considerada o maior volume expedido em 20 anos. Dados como esses mostram que o mercado de embalagens está em constante crescimento para atender à demanda. Compreender o investimento desse tipo de serviço, como a personalização ou criação de embalagens permite explorar, ou recuar perante oportunidades, calculando os retornos financeiros. Os principais fatores no cálculo do custo do investimento em uma embalagem Ao considerar o investimento de uma embalagem, é importante realizar uma análise criteriosa desde a escolha da matéria-prima até a entrega do produto. Neste processo, é importante avaliar e compreender o real impacto de uma nova embalagem para o mercado, o segmento e principalmente, o consumidor. Preço unitário X quantidade A produção de uma embalagem deve considerar o preço por unidade e o volume de compra para compreender o real custo por embalagem. Nessa etapa, é importante negociar e buscar alternativas para descontos com fornecedores e parceiros. Qualidade e resistência da embalagem Atuar com materiais de qualidade impacta diretamente no resultado da sua embalagem. No cálculo de investimento, deve-se avaliar a resistência e a proteção para que a embalagem cumpra o seu objetivo e não gere reclamações que impactam diretamente a marca. Experiência do cliente O investimento em embalagens pode ser uma porta para novas oportunidades, como uma boa experiência de packing ou atendimento das expectativas dos clientes. Investir em um design atraente, uma boa apresentação pode gerar um retorno positivo na fidelização, porém com impacto diretamente nos gastos financeiros. Logística e armazenamento Além do design de embalagens, investir em um produto com uma diferenciação estética e estrutural pode impactar diretamente nos custos finais. Embalagens com características empilháveis e dobráveis contribuem para redução dos custos de transporte e armazenagem. O cálculo do investimento em uma embalagem Calcule o custo total da embalagem Para realizar o cálculo dos custos, faça uma soma dos custos desde a etapa de desenvolvimento. Inclua na soma os materiais, o design, impressão e mão de obra. Determine o custo unitário Divida o resultado do custo total pelo número de unidades produzidas. Defina o preço de venda Inclua o custo da embalagem no cálculo do preço de venda, considere a margem de lucro desejada, a concorrência e o investimento em marketing. Lembre-se, cálculos como esses podem sofrer influências de movimentações econômicas que impactam diretamente os resultados, como aumento do preço de matéria-prima, custos com manutenção ou novas tendências de mercado. Nosso time de especialistas conta com profissionais que atuam assertivamente para o desenvolvimento e criação de embalagens personalizadas. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e transforme o seu produto em um sucesso de vendas.
Por contato 23 de junho de 2025
O segundo semestre pode representar uma nova oportunidade para pequenos, médios e grandes negócios e o empresário deve ficar atento às diferentes possibilidades para impulsionar as vendas no comércio ainda em 2025. Neste artigo, iremos abordar as possíveis oportunidades e datas para ficar de olho no segundo semestre do ano. A expectativa do mercado para o segundo semestre 2025 As transformações do mercado fazem parte da rotina dos consumidores e empresários. A alta da moeda, taxas de serviço e possíveis oportunidades de negócios movem a economia, sendo uma chance de mudança para conquistar o sucesso em vendas. Conforme o Boletim Focus de maio, divulgado pelo Banco Central, a expectativa e previsão do mercado financeiro brasileiro é de um aumento de 2% para 2,02%, uma perspectiva positiva que sinaliza a possibilidade de crescimento de negócios, vendas, compras e resultados. Datas importantes para o segundo semestre de 2025 Entre as datas importantes para o comércio, destacam-se: Julho 26/08 - Dia dos Avós Agosto 10/08 - Dia dos Pais Setembro 15/09 - Dia do Cliente Outubro 12/10 - Dia das Crianças 31/10 - Halloween Novembro 28/11 - Black Friday Dezembro 1/12 - Cyber Monday 25/12 - Natal 31/12 - Réveillon Como preparar o seu comércio para o segundo semestre de 2025? Para aproveitar as janelas de oportunidade que o segundo semestre de 2025 proporciona, é necessário avaliar e traçar estratégias assertivas para atingir o sucesso por meio do seu produto. Por isso, deve-se considerar as estratégias abaixo. Melhore a experiência do cliente Cada vez mais no mercado, a experiência e a satisfação do cliente são consideradas no negócio. Tornar o primeiro contato com o cliente um fator de diferencial pode potencializar as vendas. Uma das estratégias para essa oportunidade são os fatores personalização e sustentabilidade, em que embalagens desenvolvidas de forma exclusiva com materiais sustentáveis e retornáveis agregam na satisfação final. Planeje-se para datas sazonais do segundo semestre de 2025 Além de aproveitar as oportunidades que a segunda etapa do ano possibilita, o empresário deve se planejar para a chegada destas datas para garantir a qualidade final do produto. Deve-se considerar o prazo para realizações de ações de marketing, questões de entrega de mercadoria e período de produção. A personalização de embalagem é uma excelente estratégia para ser implementada em datas sazonais, que contribui com inovação, economia e aumento da percepção da marca. Prepare o seu estoque Nesse período do segundo semestre de 2025, o comércio exige uma preparação especial para o alto volume de vendas, que exige investimento em produtos para atender à alta demanda de cada período. Em datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, é preciso uma preparação especial com o aumento da capacidade do estoque de produtos, além da realização de cálculos para a quantidade certa de produtos. Pense na logística Além do processo de compra, a oportunidade das datas do segundo semestre exige uma estratégia especial para logística. A entrega dos seus produtos influencia diretamente na boa impressão da empresa e algumas promoções como frete grátis, entrega expressa exigem uma estrutura e preparação logística. Revise e otimize o espaço disponível para operação, gerencie e planeje rotas e otimize as entregas. Invista no seu produto As datas do segundo semestre de 2025 são a oportunidade ideal para o investimento no seu produto. Nesse período em que a concorrência se amplia, se diferenciar do mercado é uma atitude de sucesso a curto ou longo prazo. No Grupo Jauense Embalagens desenvolvemos embalagens com matérias-primas de qualidade através da personalização para gerar excelência ao seu produto. Entre em contato e solicite um orçamento para o seu negócio.
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