Acabamento de embalagens: como diferenciar o seu produto?

contato • 26 de maio de 2025

 Um bom acabamento de embalagem traz uma série de benefícios para os produtos e pode ser um grande diferencial no mercado. 


Neste artigo, iremos abordar os aspectos desta importante etapa de produção, os diferentes tipos de acabamentos e seus benefícios. 


O que é acabamento de embalagens?


Um fator que pode ser o diferencial no produto do mercado é o acabamento de embalagens. Esse tipo de técnica de personalização potencializa a qualidade de impressão, contribuindo com o aumento do valor material, o reconhecimento e, até, com a durabilidade.


Qual a importância do acabamento de embalagens?


Em uma pesquisa realizada pela Two Sides Brasil e publicada pela Associação Brasileira da Embalagem, a
ABRE, nos casos de compra, cerca de 32% dos consumidores afirmaram que a influência da embalagem na compra é constante e 41,7% declararam que a influência é frequente. 


Esses dados mostram que cada vez mais a personalização assume um espaço de diferenciação e destaque no mercado e o acabamento é uma dessas técnicas que podem alavancar a comercialização.


Além disso, o acabamento de embalagens proporciona uma série de benefícios como:

  • estética e sofisticação, contribuindo para o aumento da percepção do valor do produto;
  • proteção e durabilidade, escolher o material adequado pode proteger contra riscos, umidade e outros fatores que afetam a embalagem;
  • diferenciação e personalização, na etapa de acabamento é possível destacar o seu produto com efeitos únicos e estéticos;
  • e impacto na decisão de compra, com uma influência positiva para comunicar informações e despertar o interesse no mercado.


Tipos de acabamento de embalagens


Hot Stamping 


Uma técnica que utiliza calor, pressão e uma folha metálica para criar impressão com acabamentos.


Relevo


Um acabamento que desenvolve uma superfície elevada com efeito tridimensional ou tátil.


Laminação fosca


Com uma película plástica e fosca, a laminação oferece resistência e qualidade de acabamento.


Plastificação brilho 


Uma finalização que proporciona mais brilho às embalagens, além de durabilidade e proteção contra umidade.


Verniz skin


Muito conhecido no mercado de embalagens, o verniz Skin oferece qualidade na selagem de produtos.


Verniz localizado 


Um acabamento de embalagem aplicado de forma precisa e localizada na embalagem.


Verniz base d’água


Com durabilidade e resistência extra ao atrito, o verniz à base de água é conhecido por sua proteção.


Verniz blister


Utilizando o processo de sucção a vácuo, o verniz blister é muito utilizado para cartelas clister, um produto entre o papel cartão e uma bolha plástica. Esse tipo de acabamento de embalagens está presente em produtos do nosso dia a dia, como escovas de dentes, pilhas e brinquedos.


Como escolher o melhor acabamento para minha embalagem?


O acabamento é uma etapa importante na personalidade do seu produto, sendo preciso escolher seguindo diferentes critérios do mercado para o melhor resultado possível.


É preciso planejar, conhecer o
design e as funcionalidades da embalagem e do produto, além disso, é essencial realizar testes com matérias-primas adequadas durante a impressão para garantir que o produto atinja o seu objetivo, satisfazer e encantar o consumidor no processo de compra.


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Por contato 25 de agosto de 2025
Assim como o mercado de embalagens, o público que consome esses produtos também se transformou. É preciso compreender o comportamento das gerações que, hoje, estão diretamente ligadas à tomada de decisão e influenciam no sucesso ou não de um produto. Descubra neste artigo como funciona o comportamento das diferentes gerações no mercado de embalagens. Como as diferentes gerações impactam o mercado de embalagem? Cada geração possui hábitos, valores e expectativas próprias nas relações de consumo. Compreender esses perfis é fundamental para adotar estratégias na criação de embalagens autênticas, inovadoras, sustentáveis e alinhadas às tendências de comportamento. O perfil das gerações A definição de geração é feita a partir de recortes que avaliam fatos históricos que marcaram a humanidade. Esses momentos geram transformações no comportamento, surgindo assim os baby boomers, geração X, geração Y (millenials), geração Z (Gen Z ou Zoomers) e geração Alpha. Baby Boomers (1946 e 1964) Conhecidos como bebês do pós-guerra. Esse perfil valoriza a estabilidade e as conquistas econômicas. Geração X (1965 e 1980) Têm uma visão idealista e valorizam a liberdade e os direitos individuais. Esse perfil viveu o movimento hippie e a ditadura militar brasileira. Geração Y (1981 e 1994) Os millennials viveram o surgimento da internet e a redemocratização do Brasil. São flexíveis, criativos e abertos a mudanças. Geração Z (1995 e 2010) Considerados nativos digitais, a Gen Z tem senso de responsabilidade social, conectividade e vulnerabilidade. Segundo um estudo feito por um banco americano , essa geração se tornará a mais numerosa e rica nos próximos anos. Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) Conectados, estão apresentando novas maneiras de se relacionar com as pessoas, unindo o on-line e off-line. As relações entre o mercado de embalagens e as diferentes gerações Compreender as diferenças entre os perfis das gerações possibilita avaliar o real impacto dos comportamentos variados no mercado de embalagem. Por ser um meio onde o contato direto pode fazer a diferença ou não do sucesso do produto, é possível adotar estratégias coerentes e assertivas, conforme a geração atendida. No caso da geração Z, ela representa cerca de 20% dos brasileiros atualmente e deseja criar uma relação com as marcas, por meio da identificação. Além disso, querem ter experiências exclusivas e individuais, valorizando embalagens sustentáveis e ecológicas. Já os Millennials, procuram informações transparentes sobre as práticas de produção, também valorizando embalagens sustentáveis e engajadas socialmente. As gerações dos Baby Boomer e X têm a tendência de lealdade a marcas, sendo atraídos pela tradição de mercado. Como conquistar consumidores com embalagens estratégicas? A melhor forma de atrair e conquistar os diferentes públicos e gerações são embalagens que se conectam ainda no primeiro contato. O investimento em um design relevante, um acabamento exclusivo, com soluções criativas e personalizadas, seguindo as tendências de sustentabilidade, pode ser um diferencial extremamente positivo para a geração Z e Y. Outra estratégia com foco nas gerações X e Baby Boomer são embalagens que se conectam e evocam familiaridade com o uso de um belo design e estratégias nostálgicas. Se destaque no mercado  Entender o papel da sua embalagem na rotina e nos hábitos dos seus consumidores pode valorizar o primeiro contato, com experiências autênticas para o início de um relacionamento duradouro com ótimos resultados para sua empresa. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais sobre a nossa personalização de embalagens para os diferentes perfis de públicos e gerações.
Por contato 12 de agosto de 2025
Fundamental na indústria de embalagens, o packing é uma das etapas finais do processo de entrega e envio de produtos. Essa fase já conhecida na indústria de embalagens tem se reinventado, sofrendo a influência da sustentabilidade, o chamado positive packing. Neste artigo, iremos explicar como funciona essa prática e seus principais benefícios na indústria de embalagens. Continue a leitura. O que é positive packing? Baseado nos critérios sustentáveis, o positive packing é uma série de iniciativas que analisam por um todo o papel das embalagens no mercado, avaliando o descarte adequado e a capacidade de reciclagem. Esse tipo de processo utiliza técnicas como o ecodesign e busca a economia de recursos, custos de produção e esgotamento dos recursos naturais. Quais as diferenças entre packing e positive packing? Apesar de estarem relacionadas a etapas importantes do desenvolvimento de embalagem, existem diferenças entre packing e positive packing que devem ser consideradas. O packing, no critério de logística, está ligado ao fim do ciclo da venda e tem como principal objetivo otimizar e executar o envio em um tempo considerável. Enquanto o positive packing tem como base a sustentabilidade, um critério considerado tendência pela consultoria global Mordor Intelligence, que afirma que o mercado está será impulsionado até 2029 por práticas ecológicas, recicláveis, biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental. Entre as principais diferenças entre os dois processos estão: utilização do ecodesign; prioridade de uso de materiais recicláveis; aplicação de logística reversa; e incentivo de práticas sustentáveis de descarte correto ao consumidor. Quais são os principais benefícios do positive packing? O positive packing é considerado uma novidade para o setor de embalagens. Ao adotar essa técnica, é possível aproveitar diferentes benefícios, em forma de retorno para a marca e para a própria rotina de fabricação. Os principais benefícios dessa prática na cadeia produtiva são: Redução de desperdício Por atuar diretamente em uma das etapas do processo produtivo, o positive packing busca utilizar embalagens com menor impacto ambiental, se adequando a cada produto para ser reaproveitado. Otimização de recursos Ao adotar o ecodesign, é possível aproveitar os recursos da melhor forma e minimizar os danos ao meio ambiente. Criação de valor para empresa O fator sustentabilidade, quando incluído no processo produtivo de uma embalagem, agrega valor a imagem, por meio do positive packing, mais uma etapa da produção, é direcionada à sustentabilidade, contribuindo para o posicionamento da marca. A importância do positive packing Adotar uma jornada de produção sustentável se tornou uma estratégia de conquista do consumidor, além de agregar a sua marca a um propósito bastante procurado por consumidores. O positive packing busca ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável, que considera desde a produção ao descarte adequado para reciclagem, implementando alternativas positivas como a utilização de embalagens sustentáveis. Um olhar planejado e executado para o fator da sustentabilidade é de responsabilidade das indústrias de embalagens, podendo evoluir na totalidade a produção, como, por exemplo, a criação de embalagens personalizadas alternativas, com um excelente retorno com práticas de logística reversa. Entre em contato, solicite um orçamento e saiba como adotamos estratégias sustentáveis para agregar valor ao seu produto.
Por contato 28 de julho de 2025
A experiência do cliente ao receber um produto pode transformar as vendas. Hoje, a satisfação do consumidor é uma etapa fundamental e merece ser valorizada, da produção até a entrega. Produtos danificados podem causar prejuízos à imagem e, principalmente, à avaliação do produto e seu desempenho de vendas. Nesse artigo, iremos abordar como evitar isso e as principais atitudes a se tomar nesses casos. Quais são as causas mais comuns para o seu produto ser danificado na entrega? A embalagem tem como função principal a proteção do seu conteúdo de forma eficaz. É considerada uma embalagem danificada quando uma parte dessa proteção é rompida, gerando avarias, resultando insatisfação e devoluções. Em uma pesquisa realizada pela Power Reviews nos Estados Unidos com 9 mil consumidores, apontou que o produto danificado na entrega é responsável por 81% das devoluções de compras feitas no mercado eletrônico. As principais causas de produtos danificados na entrega são: manuseio inadequado durante o transporte; queda de objetos pesados sobre a embalagem; armazenamento incorreto; e condições climáticas adversas. O que fazer quando uma embalagem chegou danificada na entrega? No caso do consumidor, o recebimento de um produto danificado na entrega pode representar problemas. Por isso, é necessário algumas medidas para garantir a troca e principalmente o recebimento adequado. Documente o estado da embalagem e do produto danificado Tire fotos detalhadas antes de remover qualquer embalagem. Fotos da caixa, das partes danificadas e da nota fiscal devem ser registradas. Guarde a embalagem original Mesmo nos casos em que a embalagem foi danificada na entrega, é necessário manter a embalagem original para inspeções e devoluções. Entre em contato com empresa responsável pelo produto Por meio dos canais de comunicação (SAC, WhatsApp e redes sociais), comunique imediatamente o problema com a embalagem. Forneça fotos e uma descrição detalhada do caso. Informe à transportadora A empresa responsável pela entrega também deve ser notificada. Nos casos de danos visíveis, a transportadora deve ser comunicada para o processo de troca e/ou reclamação. Guarde a documentação de entrega Faça cópias de todos os documentos relacionados à entrega, incluindo o recibo de entrega assinado. O que fazer quando um produto foi danificado na transportadora? Por outro lado, o empresário também pode encontrar desafios no transporte do seu produto. A escolha de um processo logístico incorreto, sem considerar as características das embalagens, pode danificar a imagem, o conteúdo e toda a mercadoria. Entre as medidas que podem ser feitas para evitar esse tipo de problema estão: Avalie as transportadoras Antes mesmo da produção, entenda os custos necessários para o transporte e invista em transportadoras com mais reputação, se possível. Busque saber como funcionam os procedimentos e quais cuidados são feitos na entrega. Adote planos alternativos de entrega Por estar ligado diretamente à experiência do cliente, contar diferentes planos estratégicos de logística permite alternar formas de envio caso necessário. Estabeleça o controle de estoque Um controle eficaz de estoque contribui com a distribuição dos produtos e evita erros que possam afetar diretamente a qualidade das embalagens como os danos na entrega. Escolha a embalagem adequada É possível evitar produtos danificados na entrega escolhendo a embalagem certa, com a gramatura correta e a estrutura adequada para proteger corretamente o produto. Por meio da indicação nas caixas de transporte, é possível evitar o empilhamento e indicar o manuseio adequado para cada item. ​​A entrega de produtos com embalagens danificadas e a experiência do cliente A entrega de um produto é pilar essencial para uma boa experiência do cliente, já que produtos mal embalados ou danificados geram frustração e podem se tornar um problema. Atue para lidar com essas situações com compreensão e empatia na coleta de informações e na negociação com o consumidor. Nos casos das relações com parceiros, como transportadoras, é importante esclarecer a situação para futuras compensações. No Grupo Jauense Embalagens atuamos com uma entrega eficaz, graças ao posicionamento de nossas unidades produtivas no interior de São Paulo e na Bahia. Além disso, no desenvolvimento de embalagens criamos projetos que se adequam à característica de entrega do seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu produto e saiba mais sobre o nosso processo logístico.
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