Embalagem para exportação: como escolher a ideal?

 A conquista do mercado exterior pode ser uma oportunidade de confirmar a presença da marca em outros países e garantir o sucesso de um produto com alto potencial de valorização. Porém, uma embalagem para exportação merece um cuidado especial para atender às diferentes exigências do mercado internacional. 


Neste artigo, iremos abordar a importância de utilizar a embalagem correta na exportação. Boa leitura!


O que são embalagens para exportação? 


Uma das formas de transporte de produtos por distâncias continentais, as embalagens de exportação são consideradas formas de armazenar produtos, assegurando a integridade do interior e satisfação do cliente final.


No contexto no qual as embalagens se tornaram uma ferramenta positiva de marca, adotar medidas para o controle e cuidado do conteúdo de cada produto é indispensável.


Além de uma grande oportunidade de atrair o consumidor e garantir excelentes resultados, já que o mercado se encontra aquecido para exportações, é o que apontou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, em que no acumulado de janeiro a outubro, as
exportações brasileiras somaram mais de 289,73 bilhões de dólares.


Quais são os tipos de embalagem de exportação?


Atualmente, existem especialidades para o transporte de produtos a mercados internacionais, com regras estabelecidas como o procedimento de importação, uma medida que estabelece o controle dos órgãos fiscalizadores como a alfândega brasileira e checa a veracidade dos dados da empresa importadora. 


Esse sistema classifica as embalagens no tipo prateleira, transporte, paletização, unitização e conteinerização. 


Prateleira


Um tipo de embalagem de exportação proporciona uma proteção simples, sendo utilizada para deixar o produto à venda no destino da exportação.


Transporte


Com características resistentes, a embalagem de exportação para transporte pode ser produzida de diferentes materiais, como papelão, sendo direcionada ao deslocamento de produtos.


Paletização


Utilizada para embalagens secundárias e terciárias no transporte até meio de locomoção onde organizam as mercadorias.


Unitização 


Essa embalagem de exportação ajuda na proteção, no transporte e armazenamento temporário.


Conteinerização


Oferecendo grande resistência e proteção para exportação em grandes quantidades, a conteinerização pode ser utilizada no transporte fluvial, aéreo ou terrestre.


Fatores que impactam as embalagens para exportação


Assim como no mercado interno, as embalagens internacionais também devem considerar os impactos globais das novas tendências. 


Hoje, existem elementos que influenciam o sucesso de um produto, como:


Por que exportar uma embalagem para o mercado internacional?


Investir no mercado exterior com embalagens pode se tornar uma alternativa de sucesso nos negócios. Garantir a integridade dos produtos na etapa do transporte para outro país precisa ser regulamentada conforme o destino final. 


Apesar dos desafios logísticos, inserir uma embalagem no mercado de exportação é uma excelente oportunidade para empresas que investem em inovação, personalização em suas embalagens, combinado com estratégias de exportações para conquistar novos clientes, expandir negócios e gerar excelência.


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Por contato 3 de novembro de 2025
Com a expectativa de movimentar o mercado físico e digital, a Black Friday pode influenciar diretamente o resultado anual de uma empresa. O chamado mês dos descontos é uma excelente oportunidade para impulsionar vendas e conquistar o consumidor. Mas como se preparar? Neste artigo, iremos te explicar as melhores estratégias para Black Friday e o porquê as embalagens são uma excelente alternativa para se destacar dos concorrentes. Boa leitura! Qual a expectativa para Black Friday 2025? A última sexta-feira do mês de novembro movimenta consumidores e clientes em todo o mundo. A Black Friday inaugura as compras de Natal, trazendo oportunidades com desconto. De acordo com a ABCOMM , Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a projeção para as compras no comércio eletrônico é a movimentação de R$ 13,34 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado, em que o faturamento foi de R$ 11,63 bilhões. No mercado de embalagens, a Black Friday impulsiona as vendas de edições de embalagens especiais, kits promocionais e embalagens personalizadas. Como escolher a melhor embalagem para Black Friday? Em um mercado amplo, hoje o consumidor conta com diferentes opções de locais de compras. Da tradicional loja de shopping ao live commerce , é preciso compreender as características de cada mercado para escolher o melhor tipo de embalagem, considerando fatores de diferenciação importantes como a sustentabilidade e a personalização. Embalagens para e-commerce Atualmente, o mercado oferece diferentes opções de embalagens. A escolha ideal deve considerar uma boa apresentação visual e valorizar a experiência de compra, priorizando praticidade e economia. Por isso, aposte em soluções com corte e vinco que facilitem a montagem, como as caixas de fundo automático, que além de leves, contribuem com a redução dos custos de frete, atributos que agilizam o processo de montagem durante a operação. Embalagens para marketplace Com uma atuação semelhante ao e-commerce, mas com certas diferenças, as embalagens para marketplace devem considerar os variados tipos de plataformas, vendedoras e origens. A recomendação é atuar com diferenciação visual, com personalização e criando uma experiência de unboxing. Embalagens para varejo No método considerado mais tradicional de compras, a escolha de embalagens deve se diferenciar ainda no primeiro contato com o consumidor. Uma boa estratégia é utilizar acabamentos especiais e temáticos para potencializar as compras. Como preparar a sua embalagem para a Black Friday? Para encarar a rotina alta de vendas, é preciso planejamento antecipado, compreendendo a real situação do seu estoque, processo logístico e etapa de produção. Por isso, o empresário deve realizar uma análise da concorrência e do cenário da sua marca para entender os pontos fortes para potencializá-los e aprimorar os pontos fracos. Além disso, a preparação do estoque é uma etapa fundamental para o sucesso na temporada de descontos. Considere que a demanda na Black Friday é alta, tanto para fornecedores quanto para o varejo. Adeque o espaço e prepare-se para o volume alto de pedidos. Por fim, lembre-se da sustentabilidade e da função da sua embalagem. Para atrair os clientes, sua estratégia deve ser baseada em oportunidades e práticas positivas. Busque alternativas sustentáveis que protejam o interior do seu produto. Por que apostar em embalagens de destaque na Black Friday? A embalagem está ligada diretamente à experiência do consumidor. Por meio da personalização, é possível criar soluções criativas, impactantes e resistentes, conforme a necessidade do seu produto, para que assim conquiste o consumidor e impulsione as vendas futuras. O Grupo Jauense Embalagens conta com especialistas em soluções inovadoras e eficazes para atender à necessidade do seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
Por contato 15 de outubro de 2025
Cada vez mais presentes nos diferentes negócios, as redes sociais podem gerar novas oportunidades para alcançar o sucesso com a venda de produtos. Neste artigo, vamos te apresentar a live commerce e te explicar como essa estratégia funciona, os tipos existentes e as melhores práticas para impulsionar suas vendas. Boa leitura! O que é live commerce? Baseado no modelo de transmissões ao vivo, a live commerce é uma estratégia de vendas por meio das redes sociais. Esse recurso realiza vendas ao vivo com a disponibilidade de compra por meio de interações via chat dos aplicativos e possibilita mais humanização da experiência de compras pela internet. Hoje, o Brasil é o segundo colocado no mundo na modalidade , mostrando uma excelente oportunidade para lucros e fortalecimento da boa imagem aos diferentes consumidores do mundo. Quais são os tipos de live commerce? Antes mesmo de iniciar uma transmissão de live commerce, é importante conhecer os diferentes tipos para adotar a estratégia mais adequada ao seu negócio. Live commerce com influenciadores Unindo entretenimento com vendas, essa live busca atrair seguidores e torná-los possíveis compradores. A recomendação é conhecer bem o perfil dos seus clientes para escolher o influenciador que gera mais conexão com o público. Tutoriais Essa ação busca atrair potenciais clientes mostrando os detalhes do seu produto para mostrar com clareza as principais qualidades e vantagens. Eventos de lançamento Com elementos de exclusividade, a live commerce de eventos de lançamentos permite explorar o senso de novidade do seu produto, além da aplicação da técnica conhecida como “veja agora e compre”, promovendo mais compras. Como fazer uma live commerce? Antes mesmo de começar as primeiras transmissões, é importante se preparar e adotar estratégias para conquistar os clientes e aumentar suas vendas. Por isso, busque: definir o tema; escolher a plataforma de transmissão; divulgar a live; realizar a preparação técnica; escolher as ferramentas de gestão; interagir com a audiência; demonstrar e explicar os produtos, promoções e ofertas; e fidelizar seus clientes. Boas práticas para o live commerce Conecte-se com o público Gere a aproximação com o seu cliente e busque interagir com boas-vindas e engaje com perguntas e lembre-se de responder e ler os comentários, esse processo cria conexão e é uma boa forma de iniciar a transmissão. Seja claro e real Adeque as expectativas com os resultados. Lembre-se de que você está transmitindo a credibilidade para cada cliente e isso pode fazer a diferença na venda ou não de um produto. Siga o planejamento Realize ensaios e faça roteiros para sua transmissão ao vivo. Por que escolher o live commerce como estratégia de vendas? Ao adotar esse tipo de estratégia, é possível aproveitar diferentes fatores que contribuem para o sucesso do seu produto. A transmissão ao vivo permite um engajamento real, com interação de vendedores, para os clientes poderem tirar dúvidas e se sentir seguros para comprar. Esse meio já demonstrou bastante eficácia na redução de objeções ao apresentar e destacar os benefícios e superar possíveis resistências. Outra vantagem da live commerce é o uso estratégico de promoções com senso de escassez e urgência, aumentando as conversões de compra. Como preparar sua embalagem para o live commerce Antes mesmo de iniciar a sua transmissão, é importante se lembrar que esse tipo de estratégia de vendas utiliza apelo visual. Por isso, a personalização de embalagens pode contribuir para o êxito das suas vendas, de forma atrativa e adequada à imagem da marca para gerar valor com excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com soluções modernas e adequadas de embalagens para o seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
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