Como a decisão de compra influencia o impacto ambiental?

Quando você realiza uma compra, quais fatores considera ao escolher o que vai adquirir?


Os consumidores, com uma crescente consciência social e ambiental, mudaram seus padrões de consumo e agora estão dando preferência à marcas que compartilham de seus valores.


Neste artigo, você vai compreender como a decisão de compra influencia o impacto ambiental e o que fazer para isso.


Decisão de compra X impacto ambiental

 

Os impactos ambientais são atitudes que promovem a mudança das características físicas da natureza. Eles são provocados, principalmente, pelo ser humano no espaço geográfico, como por exemplo, o desmatamento e o hábito de realizar compras excessivas.


O hábito de realizar compras impulsivas está diretamente relacionado ao aumento da produção de resíduos. Isso ocorre porque quanto mais se consome, maior é a quantidade de itens descartados.


A relação entre consumo e sustentabilidade não se limita à fase de produção. Com o excesso de opções e o avanço tecnológico, os produtos têm cada vez menos vida útil e são mais difíceis de serem consertados, o que resulta em uma quantidade significativa de resíduos.


O desenvolvimento sustentável surge como a principal solução para enfrentar a crise ambiental, uma vez que busca o equilíbrio entre sociedade, natureza e economia.

 

Além disso, a educação ambiental desempenha um papel fundamental para promover a conscientização.


O que fazer para diminuir o impacto ambiental nas compras?

 

Consumir apenas o suficiente permite que haja recursos naturais para todos e para sempre, já que o planeta não consegue regenerar os seus recursos naturais na mesma velocidade com que as demandas aumentam.

 

Existem 6 perguntas que podem ser feitas para ajudar na reflexão antes, durante e após o ato da compra.


Por que comprar?


Alguns questionamentos levados em consideração no momento de realizar uma compra podem ser: “é realmente necessário comprar esse produto?” e “eu preciso de mais ou já tenho o suficiente?”.

 

Essa prática do consumo consciente também pode envolver pensar alternativas, como reaproveitar algum item, realizar uma troca, consertar ou até mesmo refletir em deixar de comprá-lo.


O que comprar?


Após refletir no porquê comprar um item, o segundo passo é considerar o que o produto pode oferecer, a fim de evitar que uma nova compra seja necessária no futuro, terminando por se acumular nos lixões.


Analisar alguns critérios, como a funcionalidade, as especificações, a qualidade, e a durabilidade em um produto pode ser exatamente o ponto para avaliar se essa compra é realmente indispensável.


Como comprar?

 

Avaliar toda a logística envolvida, o custo e benefício, a forma de pagamento e como essa compra será feita são fatores que também importam.

 

Outra escolha crucial a ser feita é, entre adquirir produtos de uma loja física ou pela internet. Embora as compras online possam proporcionar preços atrativos, é vital garantir que o produto corresponda às necessidades, o custo do frete e se a forma de entrega será em vários pacotes ou apenas uma viagem.


De quem comprar?


Para uma compra consciente, além dos fatores já citados, é importante buscar informações sobre o fabricante e o varejista que estão fabricando e vendendo os produtos desejados.


Alguns pontos cruciais a investigar incluem:

 

- Há um cuidado no uso dos recursos naturais?

- A matéria-prima é confiável e certificada?

- A gestão de pessoas da empresa é boa?

- Existe um respeito com a comunidade local?

- Há preocupação com a conservação do meio ambiente?


Como usar?


Para estender ao máximo a vida útil do produto, é preciso que ele seja bem cuidado, guardado, manipulado e utilizado.


É fundamental utilizar o produto adquirido de maneira eficiente, dessa forma evitando a necessidade de substituição em um curto espaço de tempo, diminuir os impactos relacionados à produção, transporte e descarte de mercadorias.


Como descartar?

 

Após utilizar um produto ao máximo e realizar o descarte, é indicado pensar se existe a possibilidade de ser doado ou trocado e se cabe uma reforma ou conserto.


Nos casos de descarte, o material deve ser direcionado para o local adequado, como a reciclagem em pontos de coleta ou até mesmo em compostagem, reduzindo ao máximo os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.


Aqui no Grupo Jauense Embalagens, nos preocupamos e temos o compromisso diário com processos que contribuem para a diminuição dos impactos ambientais em todos os aspectos.

 

Se você deseja criar uma embalagem para sua marca com materiais que respeitam o meio ambiente, entre em contato conosco e solicite um orçamento.




Por contato 19 de novembro de 2025
A conquista do mercado exterior pode ser uma oportunidade de confirmar a presença da marca em outros países e garantir o sucesso de um produto com alto potencial de valorização. Porém, uma embalagem para exportação merece um cuidado especial para atender às diferentes exigências do mercado internacional. Neste artigo, iremos abordar a importância de utilizar a embalagem correta na exportação. Boa leitura! O que são embalagens para exportação? Uma das formas de transporte de produtos por distâncias continentais, as embalagens de exportação são consideradas formas de armazenar produtos, assegurando a integridade do interior e satisfação do cliente final. No contexto no qual as embalagens se tornaram uma ferramenta positiva de marca, adotar medidas para o controle e cuidado do conteúdo de cada produto é indispensável. Além de uma grande oportunidade de atrair o consumidor e garantir excelentes resultados, já que o mercado se encontra aquecido para exportações, é o que apontou o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o MDIC, em que no acumulado de janeiro a outubro, as exportações brasileiras somaram mais de 289,73 bilhões de dólares. Quais são os tipos de embalagem de exportação? Atualmente, existem especialidades para o transporte de produtos a mercados internacionais, com regras estabelecidas como o procedimento de importação, uma medida que estabelece o controle dos órgãos fiscalizadores como a alfândega brasileira e checa a veracidade dos dados da empresa importadora. Esse sistema classifica as embalagens no tipo prateleira, transporte, paletização, unitização e conteinerização. Prateleira Um tipo de embalagem de exportação proporciona uma proteção simples, sendo utilizada para deixar o produto à venda no destino da exportação. Transporte Com características resistentes, a embalagem de exportação para transporte pode ser produzida de diferentes materiais, como papelão, sendo direcionada ao deslocamento de produtos. Paletização Utilizada para embalagens secundárias e terciárias no transporte até meio de locomoção onde organizam as mercadorias. Unitização Essa embalagem de exportação ajuda na proteção, no transporte e armazenamento temporário. Conteinerização Oferecendo grande resistência e proteção para exportação em grandes quantidades, a conteinerização pode ser utilizada no transporte fluvial, aéreo ou terrestre. Fatores que impactam as embalagens para exportação Assim como no mercado interno, as embalagens internacionais também devem considerar os impactos globais das novas tendências. Hoje, existem elementos que influenciam o sucesso de um produto, como: sustentabilidade; digitalização do comércio internacional; personalização das embalagens ; e eficiência logística. Por que exportar uma embalagem para o mercado internacional? Investir no mercado exterior com embalagens pode se tornar uma alternativa de sucesso nos negócios. Garantir a integridade dos produtos na etapa do transporte para outro país precisa ser regulamentada conforme o destino final. Apesar dos desafios logísticos, inserir uma embalagem no mercado de exportação é uma excelente oportunidade para empresas que investem em inovação, personalização em suas embalagens, combinado com estratégias de exportações para conquistar novos clientes, expandir negócios e gerar excelência. O Grupo Jauense Embalagens atua com personalização e soluções em embalagens para o destaque do seu produto e sua marca. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu projeto.
Por contato 3 de novembro de 2025
Com a expectativa de movimentar o mercado físico e digital, a Black Friday pode influenciar diretamente o resultado anual de uma empresa. O chamado mês dos descontos é uma excelente oportunidade para impulsionar vendas e conquistar o consumidor. Mas como se preparar? Neste artigo, iremos te explicar as melhores estratégias para Black Friday e o porquê as embalagens são uma excelente alternativa para se destacar dos concorrentes. Boa leitura! Qual a expectativa para Black Friday 2025? A última sexta-feira do mês de novembro movimenta consumidores e clientes em todo o mundo. A Black Friday inaugura as compras de Natal, trazendo oportunidades com desconto. De acordo com a ABCOMM , Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a projeção para as compras no comércio eletrônico é a movimentação de R$ 13,34 bilhões, um crescimento de 14,7% em relação ao ano passado, em que o faturamento foi de R$ 11,63 bilhões. No mercado de embalagens, a Black Friday impulsiona as vendas de edições de embalagens especiais, kits promocionais e embalagens personalizadas. Como escolher a melhor embalagem para Black Friday? Em um mercado amplo, hoje o consumidor conta com diferentes opções de locais de compras. Da tradicional loja de shopping ao live commerce , é preciso compreender as características de cada mercado para escolher o melhor tipo de embalagem, considerando fatores de diferenciação importantes como a sustentabilidade e a personalização. Embalagens para e-commerce Atualmente, o mercado oferece diferentes opções de embalagens. A escolha ideal deve considerar uma boa apresentação visual e valorizar a experiência de compra, priorizando praticidade e economia. Por isso, aposte em soluções com corte e vinco que facilitem a montagem, como as caixas de fundo automático, que além de leves, contribuem com a redução dos custos de frete, atributos que agilizam o processo de montagem durante a operação. Embalagens para marketplace Com uma atuação semelhante ao e-commerce, mas com certas diferenças, as embalagens para marketplace devem considerar os variados tipos de plataformas, vendedoras e origens. A recomendação é atuar com diferenciação visual, com personalização e criando uma experiência de unboxing. Embalagens para varejo No método considerado mais tradicional de compras, a escolha de embalagens deve se diferenciar ainda no primeiro contato com o consumidor. Uma boa estratégia é utilizar acabamentos especiais e temáticos para potencializar as compras. Como preparar a sua embalagem para a Black Friday? Para encarar a rotina alta de vendas, é preciso planejamento antecipado, compreendendo a real situação do seu estoque, processo logístico e etapa de produção. Por isso, o empresário deve realizar uma análise da concorrência e do cenário da sua marca para entender os pontos fortes para potencializá-los e aprimorar os pontos fracos. Além disso, a preparação do estoque é uma etapa fundamental para o sucesso na temporada de descontos. Considere que a demanda na Black Friday é alta, tanto para fornecedores quanto para o varejo. Adeque o espaço e prepare-se para o volume alto de pedidos. Por fim, lembre-se da sustentabilidade e da função da sua embalagem. Para atrair os clientes, sua estratégia deve ser baseada em oportunidades e práticas positivas. Busque alternativas sustentáveis que protejam o interior do seu produto. Por que apostar em embalagens de destaque na Black Friday? A embalagem está ligada diretamente à experiência do consumidor. Por meio da personalização, é possível criar soluções criativas, impactantes e resistentes, conforme a necessidade do seu produto, para que assim conquiste o consumidor e impulsione as vendas futuras. O Grupo Jauense Embalagens conta com especialistas em soluções inovadoras e eficazes para atender à necessidade do seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.
Por contato 24 de outubro de 2025
A influência da sustentabilidade no setor das indústrias de embalagens impulsiona resultados e inovações com a substituição de materiais plásticos por alternativas ecológicas, é o caso do papel colmeia. Neste artigo, iremos te explicar o que é essa solução e quais são seus benefícios para a indústria. Boa leitura. O que é o papel colmeia? Desenvolvido a partir do papel kraft, o papel colmeia recebe esse nome pelo seu formato semelhante aos favos de mel. Hoje, esse material é utilizado na substituição do plástico bolha na proteção de produtos, pois essas estruturas tridimensionais reduzem o impacto e o atrito durante o transporte. Essa alternativa sustentável se destaca por ser reciclável e biodegradável, além da economia de espaço durante a sua produção ou expedição. Além disso, o papel colmeia chama atenção pelo fator ecológico, um critério importante para escolha de produtos ou empresas, conforme o portal e-commerce Brasil. Quais são os benefícios do papel colmeia? Esse tipo de papel se destaca pela sustentabilidade, pois é produzido a partir de papel reciclável e biodegradável, se decompondo naturalmente ao final do ciclo de vida. Além disso, o papel colmeia conta com uma série de benefícios tanto para a indústria quanto para a logística. Entre os principais destaques do papel colmeia estão: Proteção eficiente Graças às características da sua matéria-prima e do seu formato, o papel colmeia conta com uma ótima absorção de impactos, sendo indicado para o transporte de diferentes tipos de produtos como vidros, vasos, garrafas, cerâmicas, aparelhos eletrônicos e diferentes itens que demandam uma conservação especial. Versatilidade Com facilidade de aplicação em diferentes formatos e tamanhos, o papel colmeia se adapta aos diferentes itens, podendo ser utilizado em empresas de diferentes setores. Custo-benefício excelente O papel colmeia é uma alternativa ecológica e econômica, quando comparado ao plástico bolha, permitindo a reciclagem e o reaproveitamento do material logo após o descarte adequado. Por que utilizar o papel colmeia? Sendo aplicado no dia a dia, o uso do papel colmeia pode ser considerado uma opção sustentável para substituição de outros materiais com um longo período de degradação, como plástico bolha. O papel colmeia é um material que pode ser otimizado, desde o armazenamento ao transporte, pois, nos casos de uma escala grande de produtos, é vendido em rolos compactos e não adiciona um peso significativo no processo de transporte. Além disso, esse material é desenvolvido a partir de um material 100% reciclável, a partir do papel kraft, sendo uma fonte renovável. Apesar de seu valor ser mais alto do que o plástico bolha, o papel colmeia representa uma solução moderna e eficaz na redução e substituição do uso do plástico. As características desse material permitem que ele seja esticado, sem perder a qualidade de proteção e proporcionando um senso de responsabilidade ambiental. O nosso processo de personalização oferece uma experiência única aos seus consumidores, permitindo desenvolver embalagens exclusivas, que destacam. Utilizar o papel colmeia como uma aliado nas vendas e na conquista dos consumidores. Entre em contato conosco e solicite um orçamento com a nossa equipe de especialistas.
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