Como diferenciar seu produto por meio da embalagem?

jun. 27, 2022

Com um mercado cada vez mais competitivo, onde chamar a atenção do consumidor é uma moeda extremamente valiosa, diferenciar o produto por meio da embalagem pode ser um excelente investimento para um negócio.


A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou uma pesquisa e constatou que cerca de 75% das empresas que investiram na criação de rótulos e embalagens, obtiveram um aumento significativo nas vendas.

 

Mas como conseguir diferenciar o produto por meio da embalagem? Neste artigo, iremos compartilhar algumas dicas de como colocar a sua marca em posição de destaque na visão do cliente.

 

A importância de uma boa embalagem

 

Uma embalagem bem planejada pode transmitir muito sobre o negócio, desde a funcionalidade do produto até os valores da marca.

 

No local de compra, se um cliente se depara com uma embalagem bem desenhada, segura, de qualidade e que evidencia todas as informações necessárias sobre o produto nele incluso, é mais provável que a escolha em comparação à uma embalagem malfeita e que não representa a marca que a chancela.


Confira alguns motivos para investir com mais afinco em embalagens:


  • Diferenciação: a concorrência cresce a cada dia que passa, por isso é imprescindível fazer com que os clientes lembrem de empresa por meio da embalagem.


  • Marketing: a embalagem é uma parte da marca, da identidade e um elemento de reconhecimento entre o público.


  • Aumento das vendas: as embalagens mais atraentes, aliadas à qualidade e que geram experiência para o consumidor tem mais chances de serem escolhidas no momento da compra.


Conheça bem o seu público



A primeira etapa ao criar uma embalagem diferente, produto e comunicação de uma marca é conhecer bem o público. Quando isso acontece, é possível entender o que os consumidores procuram, quais seus desejos e como resolver seus problemas.


Sabendo quais atributos o cliente mais valoriza quando comparados aos concorrentes, é importante desenvolver ações mais estratégicas de diferenciação e adquirir a vantagem competitiva.


Conheça os seus concorrentes

 

Muitos produtos acabam passando despercebidos por falta de atratividade. Ao lado dos concorrentes, uma boa embalagem no ponto de venda precisa fazer com que o produto se destaque e seja percebido pelos consumidores.


Analisar a concorrência é uma atividade fundamental, afinal essa é a única maneira de saber quais as fraquezas do mercado podem ser usadas a favor de marca.


Ofereça embalagens personalizadas


Há diferentes opções de produtos de um mesmo segmento, então, como se diferenciar e garantir que o seu produto chame a atenção? Oferecendo embalagens personalizadas.


Com elas, é possível criar novas cores, estruturas diferentes, funcionalidades, acabamentos mais sofisticados e materiais mais resistentes de acordo com o tipo de produto que será acomodado.


Além disso, utilizar embalagens personalizadas aumenta o valor dos produtos, seja tanto financeiramente, como emocionalmente.


 

Compreender que uma embalagem oferece benefícios muito antes de chegar ao local de venda e que continua servindo seu propósito mesmo depois de o consumidor comprá-la é importante para se diferenciar da concorrência.


Se você deseja investir em embalagens personalizadas, entre em contato com a nossa equipe comercial e faça o seu orçamento.


Para saber também sobre a importância da embalagem na decisão de compra, convidamos você parar ler o nosso artigo.


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