Como diminuir a pegada ecológica?

fev. 20, 2024

Você sabia que todos os hábitos de moradia, alimentação, consumo, locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais do nosso planeta?


A pegada ecológica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável, ou seja, ao uso racional e equitativo, com justiça social, dos recursos naturais.


Entenda neste artigo o que é e como diminuir a pegada ecológica, sendo em casa, na sua empresa ou em ações práticas diariamente.


A pegada ecológica


O termo “pegada ecológica” foi criado pelos cientistas canadenses Mathis Wackernagel e William Rees em 1990 e hoje é internacionalmente reconhecido como uma das formas de medir a utilização, pelo homem, dos recursos naturais do planeta.


A pegada ecológica é uma medida da área, em hectares globais, que abrangem terra e água, que ocupamos para a construção de prédios e rodovias e para o consumo da água, do solo para plantio agrícola, da vida marinha e de outros elementos que compõem a biodiversidade do planeta.

 

Para se obter a pegada ecológica também são consideradas a emissão de gases de efeito estufa, principalmente o gás carbônico CO₂, na atmosfera e a presença de poluentes no ar, na água e no solo.

 

Os resultados nos dão uma ideia de como um indivíduo, cidade ou país utiliza os recursos naturais, conforme os hábitos de consumo e estilos de vida.


Conforme o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esse uso de recursos deve ser compatível com a capacidade natural do planeta em regenerá-los.


Como diminuir a pegada ecológica?

 

Energia limpa

 

É preciso exigir dos governantes para adotarem fontes de energia limpas e renováveis, que não liberem gases de efeito estufa e causem o mínimo impacto ambiental. Exemplos incluem:


- energia eólica, obtida a partir dos ventos;

- energia fotovoltaica, a energia solar;

- a biodigestora, queima de gases provenientes da decomposição de resíduos de animais domésticos, restos de culturas agrícolas e esgoto doméstico;

- e a maré-motriz, energia produzida por meio do movimento das marés

 

Hábitos de consumo

 

O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta.

 

Novas tecnologias e utensílios são lançados diariamente, o que demanda excesso de recursos naturais não-renováveis e consumo de energia para a produção, além de materiais tóxicos.


Pensando nisso, evite substituir aparelhos que agregam alta tecnologia desnecessariamente e reduza o consumo de produtos descartáveis.


Procure investir em produtos “verdes”, de empresas que estejam envolvidas em programas de responsabilidade socioambiental e certificadas.


Menor consumo de água e energia

 

Alguns hábitos consomem excesso de água e energia, como banhos longos e o processo produtivo de roupas, por exemplo.


É possível poupar esses recursos por meio de simples práticas caseiras, como a utilização de lâmpadas fluorescentes, adotar equipamentos e tecnologias que reduzem o consumo de água e energia.



Produzir menos lixo e reciclar

 

Reduzir a produção de resíduos e adotar práticas de reciclagem são passos essenciais para minimizar a pegada ecológica.

Ao consumir de maneira consciente, escolhendo produtos com embalagens sustentáveis e certificadas, evitando descartáveis, contribuímos significativamente para a diminuição da quantidade de lixo gerado.

 

Além disso, a reciclagem de materiais como papel, plástico e vidro não apenas reduz a necessidade de recursos naturais, mas também diminui a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, promovendo um ciclo mais sustentável.

 

Cidadania consciente

 

Seja um consumidor responsável. Procure saber se as empresas que produzem os seus produtos de consumo possuem processos sustentáveis e que pensam no meio ambiente.

 

A cidadania consciente não apenas minimiza impactos ambientais diretos, mas também inspira outros a seguir o exemplo, criando uma cultura de respeito à natureza e promovendo a sustentabilidade a longo prazo.


Se você deseja encontrar as melhores soluções em embalagens personalizadas, com processos que pensam na responsabilidade ambiental, entre em contato com a nossa equipe e realize um orçamento.


preparar a sua empresa
03 mai., 2024
Separamos algumas dicas para você planejar o segundo semestre de 2024 e se preparar para impulsionar sua empresa.
transporte de encomenda
16 abr., 2024
Reunimos aqui algumas dicas que merecem sua atenção para o transporte de encomenda.
abril verde
05 abr., 2024
Entenda mais sobre a segurança do trabalho é fundamental para que empresas consigam proporcionar um ambiente seguro.
Mostrar mais
Share by: