O cálculo do investimento em uma embalagem
Desenvolver uma nova embalagem envolve estudos e estratégias com foco no melhor resultado. Identificar os possíveis gastos e custos-benefícios é essencial para compreender cada processo, reduzir custos e aplicar investimentos com recursos.
Neste artigo, iremos te explicar como funciona o cálculo do investimento de uma embalagem e os principais benefícios dessa prática.
Por que o cálculo do investimento de uma embalagem é importante?
Compreender o cenário econômico do país e entender os possíveis riscos de investimento é uma tarefa essencial antes mesmo do desenvolvimento de uma embalagem.
Segundo o boletim de expedição do papelão ondulado, realizado pela Associação Brasileira de Embalagem de Papel, a
Empapel, em maio a matéria-prima utilizada para o desenvolvimento de outros produtos e embalagens alcançou 360,61 mil toneladas, sendo considerada o maior volume expedido em 20 anos.
Dados como esses mostram que o mercado de embalagens está em constante crescimento para atender à demanda. Compreender o investimento desse tipo de serviço, como a personalização ou criação de embalagens permite explorar, ou recuar perante
oportunidades, calculando os retornos financeiros.
Os principais fatores no cálculo do custo do investimento em uma embalagem
Ao considerar o investimento de uma embalagem, é importante realizar uma análise criteriosa desde a escolha da matéria-prima até a entrega do produto. Neste processo, é importante avaliar e compreender o real impacto de uma nova embalagem para o mercado, o segmento e principalmente, o consumidor.
Preço unitário X quantidade
A produção de uma embalagem deve considerar o preço por unidade e o volume de compra para compreender o real custo por embalagem. Nessa etapa, é importante negociar e buscar alternativas para descontos com fornecedores e parceiros.
Qualidade e resistência da embalagem
Atuar com materiais de qualidade impacta diretamente no resultado da sua embalagem. No cálculo de investimento, deve-se avaliar a resistência e a proteção para que a embalagem cumpra o seu objetivo e não gere reclamações que impactam diretamente a marca.
Experiência do cliente
O investimento em embalagens pode ser uma porta para novas oportunidades, como uma boa experiência de packing ou atendimento das expectativas dos clientes. Investir em um design atraente, uma boa apresentação pode gerar um retorno positivo na fidelização, porém com impacto diretamente nos gastos financeiros.
Logística e armazenamento
Além do design de embalagens, investir em um produto com uma diferenciação estética e estrutural pode impactar diretamente nos custos finais. Embalagens com características empilháveis e dobráveis contribuem para redução dos custos de transporte e armazenagem.
O cálculo do investimento em uma embalagem
Calcule o custo total da embalagem
Para realizar o cálculo dos custos, faça uma soma dos custos desde a etapa de desenvolvimento. Inclua na soma os materiais, o design, impressão e mão de obra.
Determine o custo unitário
Divida o resultado do custo total pelo número de unidades produzidas.
Defina o preço de venda
Inclua o custo da embalagem no cálculo do preço de venda, considere a margem de lucro desejada, a concorrência e o investimento em marketing.
Lembre-se, cálculos como esses podem sofrer influências de movimentações econômicas que impactam diretamente os resultados, como aumento do preço de matéria-prima, custos com manutenção ou novas tendências de mercado.
Nosso time de especialistas conta com profissionais que atuam assertivamente para o desenvolvimento e criação de embalagens personalizadas. Entre em contato conosco,
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