Por que a embalagem não é um custo?

mai. 09, 2022

Foi-se o tempo em que a importância da embalagem se limitava apenas ao seu revestimento. Ela tem o poder de comunicar, despertar o desejo e encantar, para assim efetivar a venda.


Nos dias atuais, a embalagem é o vendedor mais persuasivo que um produto pode ter e a pergunta necessária a se fazer é “a minha embalagem tem sido apenas um custo ou ela ajuda o meu negócio?”

 

Neste artigo, vamos discorrer sobre como a embalagem passou a não ser mais somente um custo para as empresas, mas sim um item que gera ainda mais valor para a marca e para o produto.

 

A importância da embalagem na decisão de compra

 

A embalagem é um item obrigatório para determinados produtos e, no novo cenário competitivo, não deve mais ser utilizada apenas para o carregamento ou entrega de produtos, e sim como uma ferramenta de diferenciação que auxilia o negócio da empresa e estimula as vendas perante o consumidor.


Todas as decisões sobre a embalagem utilizada em uma empresa enviam uma mensagem ao cliente, desde a escolha do material, sua origem, se é feita de acordo com os princípios da consciência ecológica, até a determinação das cores e informações - nada passa despercebido.


Segundo a pesquisa de Two Sides Brasil, as embalagens influenciam a decisão de compra, com maior ou menor frequência, em até 99% dos casos. Portanto, investir e apostar nessa ferramenta é essencial para alcançar, chamar a atenção do público e efetivar uma compra.

 

A embalagem como parte da estratégia de vendas

 

Como uma poderosa ferramenta de marketing, a embalagem possui um valor que já está embutido no custo final do produto e, portanto, deve ser utilizada em todo o seu potencial e não somente como um “gasto”.

 

Os olhos do consumidor passam pelo produto, em média, por apenas 1,6 segundos, por isso a embalagem precisa sugerir o sabor, a qualidade, o cheiro, dentre as outras sensações do produto, para despertar o prazer do consumo na mente do cliente e fazê-lo ceder à resistência financeira no momento da compra.

 

Pensando nisso, é extremamente relevante utilizá-la de forma inteligente, oferecendo não somente o básico, mas agregar valor, que também é uma forma de fortalecer a comercialização.

 

Comunicação e valor

 

A embalagem, muitas vezes, é o único canal de comunicação entre o consumidor e a empresa, podendo ser a porta de entrada para criar uma conexão.


A principal contribuição da embalagem é que através dela o consumidor percebe o valor que o produto tem para ele e a utiliza como referência para aceitar pagar o que está sendo cobrado.

 

Desse modo, enquanto muitas marcas estão se concentrando em embalagens somente mais fáceis de transportar e armazenar, é importante lembrar que o consumidor precisa ver e sentir o valor agregado daquele bem de consumo.



Como você percebeu, a embalagem vai muito além de seu custo, ela adiciona ou remove valor influenciando diretamente a decisão de compra do consumidor, ficando claro por que é tão necessário investir em embalagens atraentes e inteligentes.


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