Produtos danificados na entrega: o que fazer?
A experiência do cliente ao receber um produto pode transformar as vendas. Hoje, a satisfação do consumidor é uma etapa fundamental e merece ser valorizada, da produção até a entrega. Produtos danificados podem causar prejuízos à imagem e, principalmente, à avaliação do produto e seu desempenho de vendas.
Nesse artigo, iremos abordar como evitar isso e as principais atitudes a se tomar nesses casos.
Quais são as causas mais comuns para o seu produto ser danificado na entrega?
A embalagem tem como função principal a proteção do seu conteúdo de forma eficaz. É considerada uma embalagem danificada quando uma parte dessa proteção é rompida, gerando avarias, resultando insatisfação e devoluções.
Em uma pesquisa realizada pela
Power Reviews nos Estados Unidos com 9 mil consumidores, apontou que o produto danificado na entrega é responsável por 81% das devoluções de compras feitas no mercado eletrônico.
As principais causas de produtos danificados na entrega são:
- manuseio inadequado durante o transporte;
- queda de objetos pesados sobre a embalagem;
- armazenamento incorreto;
- e condições climáticas adversas.
O que fazer quando uma embalagem chegou danificada na entrega?
No caso do consumidor, o recebimento de um produto danificado na entrega pode representar problemas. Por isso, é necessário algumas medidas para garantir a troca e principalmente o recebimento adequado.
Documente o estado da embalagem e do produto danificado
Tire fotos detalhadas antes de remover qualquer embalagem. Fotos da caixa, das partes danificadas e da nota fiscal devem ser registradas.
Guarde a embalagem original
Mesmo nos casos em que a embalagem foi danificada na entrega, é necessário manter a embalagem original para inspeções e devoluções.
Entre em contato com empresa responsável pelo produto
Por meio dos canais de comunicação (SAC, WhatsApp e redes sociais), comunique imediatamente o problema com a embalagem. Forneça fotos e uma descrição detalhada do caso.
Informe à transportadora
A empresa responsável pela entrega também deve ser notificada. Nos casos de danos visíveis, a transportadora deve ser comunicada para o processo de troca e/ou reclamação.
Guarde a documentação de entrega
Faça cópias de todos os documentos relacionados à entrega, incluindo o recibo de entrega assinado.
O que fazer quando um produto foi danificado na transportadora?
Por outro lado, o empresário também pode encontrar desafios no
transporte do seu produto. A escolha de um processo logístico incorreto, sem considerar as características das embalagens, pode danificar a imagem, o conteúdo e toda a mercadoria.
Entre as medidas que podem ser feitas para evitar esse tipo de problema estão:
Avalie as transportadoras
Antes mesmo da produção, entenda os custos necessários para o transporte e invista em transportadoras com mais reputação, se possível. Busque saber como funcionam os procedimentos e quais cuidados são feitos na entrega.
Adote planos alternativos de entrega
Por estar ligado diretamente à experiência do cliente, contar diferentes planos estratégicos de logística permite alternar formas de envio caso necessário.
Estabeleça o controle de estoque
Um controle eficaz de estoque contribui com a distribuição dos produtos e evita erros que possam afetar diretamente a qualidade das embalagens como os danos na entrega.
Escolha a embalagem adequada
É possível evitar produtos danificados na entrega escolhendo a embalagem certa, com a gramatura correta e a estrutura adequada para proteger corretamente o produto.
Por meio da indicação nas caixas de transporte, é possível evitar o empilhamento e indicar o manuseio adequado para cada item.
A entrega de produtos com embalagens danificadas e a experiência do cliente
A entrega de um produto é pilar essencial para uma boa experiência do cliente, já que produtos mal embalados ou danificados geram frustração e podem se tornar um problema.
Atue para lidar com essas situações com compreensão e empatia na coleta de informações e na negociação com o consumidor. Nos casos das relações com parceiros, como transportadoras, é importante esclarecer a situação para futuras compensações.
No Grupo Jauense Embalagens atuamos com uma entrega eficaz, graças ao posicionamento de nossas unidades produtivas no interior de São Paulo e na Bahia. Além disso, no desenvolvimento de embalagens criamos projetos que se adequam à característica de entrega do seu produto.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu produto e saiba mais sobre o nosso processo logístico.


