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Um processo fundamental na gestão de estoque dos produtos, o picking é uma das etapas essenciais para o sucesso ou não da entrega de um produto. Neste artigo, você vai entender o que é picking e como otimizar essa etapa em seu negócio. Continue a leitura. O que é picking? Um termo muito utilizado na logística, o picking é a primeira etapa para o envio de um produto, logo após a confirmação de venda. Esse processo de gerenciamento de estoque deve garantir que cada produto seja enviado de forma rápida, eficaz e correta, não afetando toda a linha de produção. O picking é composto de: planejamento prévio; percursos e deslocamentos; coleta ou extração da mercadoria; e verificação da preparação do pedido para expedição. Em seguida, os produtos são destinados à próxima fase, o chamado packing. Quais são os tipos de picking? Atualmente, existem diferentes métodos para a etapa de picking para separação dos produtos como e-commerce. Veja abaixo alguns deles. Picking discreto Um processo de separação realizado por um único colaborador, do início ao fim, sendo muito utilizado em pequenas empresas. Picking por zona Assim como o nome, esse tipo é dividido por zonas no estoque, em que cada colaborador é responsável por separar e identificar cada produto por meio do código. Picking por lote Nesse tipo de modalidade, cada colaborador é responsável por um lote do estoque e é ideal para negócios com pequeno ou médio volume de produtos. Um método utilizado para evitar o excesso de produtos na expedição, ideal para épocas de queima de estoque ou lançamento de produtos. A relação entre picking e packing Por estarem relacionados, a etapa de picking e o packing possuem ligações e estão diretamente relacionadas ao envio do produto. O packing envolve atividades como a escolha de embalagem mais apropriada, atendendo os requisitos das particularidades dos itens no empacotamento, controle de qualidade e etiquetagem. Ambas as etapas atuam em operações logísticas que proporcionam uma série de benefícios, como: Agilidade e precisão Um aumento da velocidade de atendimento aos pedidos, reduzindo questões como entrega e reclamações graças à eficiência e precisão na separação e embalagem de produtos. Redução de custos Por meio da organização do estoque, é possível otimizar os espaços de armazenamento, reduzir a necessidade de expansão, além de minimizar o retrabalho e a redução de materiais. Satisfação do cliente Unir o picking e packing possibilita diminuir um tempo de entrega menor, além de assegurar que a embalagem chegue em excelentes condições para uma boa experiência de unboxing. Como otimizar os processos de picking? Uma das alternativas para otimizar o processo de picking envolve investimentos em sistemas de gestão e tecnologia. Adotar esse tipo de tecnologia permite a automação da separação, embalagem de produtos e gerenciamento de produtos para envio em e-commerce. Segundo o portal e-commerce Brasil , estima-se que o mercado atinja a marca de 7,4 trilhões de dólares em 2025, tornando-se uma excelente oportunidade para aprimorar essa importante etapa. A importância do picking O picking desempenha um papel crucial para o sucesso de complexas operações logísticas, contribuindo com a eficiência, garantindo uma excelente experiência ao consumidor e fortalecendo a imagem da empresa e a competitividade no mercado. Entre em contato Solicite um orçamento com a nossa equipe especializada e saiba como proporcionamos soluções completas em embalagens, como o picking e personalização.

Assim como o mercado de embalagens, o público que consome esses produtos também se transformou. É preciso compreender o comportamento das gerações que, hoje, estão diretamente ligadas à tomada de decisão e influenciam no sucesso ou não de um produto. Descubra neste artigo como funciona o comportamento das diferentes gerações no mercado de embalagens. Como as diferentes gerações impactam o mercado de embalagem? Cada geração possui hábitos, valores e expectativas próprias nas relações de consumo. Compreender esses perfis é fundamental para adotar estratégias na criação de embalagens autênticas, inovadoras, sustentáveis e alinhadas às tendências de comportamento. O perfil das gerações A definição de geração é feita a partir de recortes que avaliam fatos históricos que marcaram a humanidade. Esses momentos geram transformações no comportamento, surgindo assim os baby boomers, geração X, geração Y (millenials), geração Z (Gen Z ou Zoomers) e geração Alpha. Baby Boomers (1946 e 1964) Conhecidos como bebês do pós-guerra. Esse perfil valoriza a estabilidade e as conquistas econômicas. Geração X (1965 e 1980) Têm uma visão idealista e valorizam a liberdade e os direitos individuais. Esse perfil viveu o movimento hippie e a ditadura militar brasileira. Geração Y (1981 e 1994) Os millennials viveram o surgimento da internet e a redemocratização do Brasil. São flexíveis, criativos e abertos a mudanças. Geração Z (1995 e 2010) Considerados nativos digitais, a Gen Z tem senso de responsabilidade social, conectividade e vulnerabilidade. Segundo um estudo feito por um banco americano , essa geração se tornará a mais numerosa e rica nos próximos anos. Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) Conectados, estão apresentando novas maneiras de se relacionar com as pessoas, unindo o on-line e off-line. As relações entre o mercado de embalagens e as diferentes gerações Compreender as diferenças entre os perfis das gerações possibilita avaliar o real impacto dos comportamentos variados no mercado de embalagem. Por ser um meio onde o contato direto pode fazer a diferença ou não do sucesso do produto, é possível adotar estratégias coerentes e assertivas, conforme a geração atendida. No caso da geração Z, ela representa cerca de 20% dos brasileiros atualmente e deseja criar uma relação com as marcas, por meio da identificação. Além disso, querem ter experiências exclusivas e individuais, valorizando embalagens sustentáveis e ecológicas. Já os Millennials, procuram informações transparentes sobre as práticas de produção, também valorizando embalagens sustentáveis e engajadas socialmente. As gerações dos Baby Boomer e X têm a tendência de lealdade a marcas, sendo atraídos pela tradição de mercado. Como conquistar consumidores com embalagens estratégicas? A melhor forma de atrair e conquistar os diferentes públicos e gerações são embalagens que se conectam ainda no primeiro contato. O investimento em um design relevante, um acabamento exclusivo, com soluções criativas e personalizadas, seguindo as tendências de sustentabilidade, pode ser um diferencial extremamente positivo para a geração Z e Y. Outra estratégia com foco nas gerações X e Baby Boomer são embalagens que se conectam e evocam familiaridade com o uso de um belo design e estratégias nostálgicas. Se destaque no mercado Entender o papel da sua embalagem na rotina e nos hábitos dos seus consumidores pode valorizar o primeiro contato, com experiências autênticas para o início de um relacionamento duradouro com ótimos resultados para sua empresa. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba mais sobre a nossa personalização de embalagens para os diferentes perfis de públicos e gerações.

Fundamental na indústria de embalagens, o packing é uma das etapas finais do processo de entrega e envio de produtos. Essa fase já conhecida na indústria de embalagens tem se reinventado, sofrendo a influência da sustentabilidade, o chamado positive packing. Neste artigo, iremos explicar como funciona essa prática e seus principais benefícios na indústria de embalagens. Continue a leitura. O que é positive packing? Baseado nos critérios sustentáveis, o positive packing é uma série de iniciativas que analisam por um todo o papel das embalagens no mercado, avaliando o descarte adequado e a capacidade de reciclagem. Esse tipo de processo utiliza técnicas como o ecodesign e busca a economia de recursos, custos de produção e esgotamento dos recursos naturais. Quais as diferenças entre packing e positive packing? Apesar de estarem relacionadas a etapas importantes do desenvolvimento de embalagem, existem diferenças entre packing e positive packing que devem ser consideradas. O packing, no critério de logística, está ligado ao fim do ciclo da venda e tem como principal objetivo otimizar e executar o envio em um tempo considerável. Enquanto o positive packing tem como base a sustentabilidade, um critério considerado tendência pela consultoria global Mordor Intelligence, que afirma que o mercado está será impulsionado até 2029 por práticas ecológicas, recicláveis, biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental. Entre as principais diferenças entre os dois processos estão: utilização do ecodesign; prioridade de uso de materiais recicláveis; aplicação de logística reversa; e incentivo de práticas sustentáveis de descarte correto ao consumidor. Quais são os principais benefícios do positive packing? O positive packing é considerado uma novidade para o setor de embalagens. Ao adotar essa técnica, é possível aproveitar diferentes benefícios, em forma de retorno para a marca e para a própria rotina de fabricação. Os principais benefícios dessa prática na cadeia produtiva são: Redução de desperdício Por atuar diretamente em uma das etapas do processo produtivo, o positive packing busca utilizar embalagens com menor impacto ambiental, se adequando a cada produto para ser reaproveitado. Otimização de recursos Ao adotar o ecodesign, é possível aproveitar os recursos da melhor forma e minimizar os danos ao meio ambiente. Criação de valor para empresa O fator sustentabilidade, quando incluído no processo produtivo de uma embalagem, agrega valor a imagem, por meio do positive packing, mais uma etapa da produção, é direcionada à sustentabilidade, contribuindo para o posicionamento da marca. A importância do positive packing Adotar uma jornada de produção sustentável se tornou uma estratégia de conquista do consumidor, além de agregar a sua marca a um propósito bastante procurado por consumidores. O positive packing busca ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável, que considera desde a produção ao descarte adequado para reciclagem, implementando alternativas positivas como a utilização de embalagens sustentáveis. Um olhar planejado e executado para o fator da sustentabilidade é de responsabilidade das indústrias de embalagens, podendo evoluir na totalidade a produção, como, por exemplo, a criação de embalagens personalizadas alternativas, com um excelente retorno com práticas de logística reversa. Entre em contato, solicite um orçamento e saiba como adotamos estratégias sustentáveis para agregar valor ao seu produto.

A experiência do cliente ao receber um produto pode transformar as vendas. Hoje, a satisfação do consumidor é uma etapa fundamental e merece ser valorizada, da produção até a entrega. Produtos danificados podem causar prejuízos à imagem e, principalmente, à avaliação do produto e seu desempenho de vendas. Nesse artigo, iremos abordar como evitar isso e as principais atitudes a se tomar nesses casos. Quais são as causas mais comuns para o seu produto ser danificado na entrega? A embalagem tem como função principal a proteção do seu conteúdo de forma eficaz. É considerada uma embalagem danificada quando uma parte dessa proteção é rompida, gerando avarias, resultando insatisfação e devoluções. Em uma pesquisa realizada pela Power Reviews nos Estados Unidos com 9 mil consumidores, apontou que o produto danificado na entrega é responsável por 81% das devoluções de compras feitas no mercado eletrônico. As principais causas de produtos danificados na entrega são: manuseio inadequado durante o transporte; queda de objetos pesados sobre a embalagem; armazenamento incorreto; e condições climáticas adversas. O que fazer quando uma embalagem chegou danificada na entrega? No caso do consumidor, o recebimento de um produto danificado na entrega pode representar problemas. Por isso, é necessário algumas medidas para garantir a troca e principalmente o recebimento adequado. Documente o estado da embalagem e do produto danificado Tire fotos detalhadas antes de remover qualquer embalagem. Fotos da caixa, das partes danificadas e da nota fiscal devem ser registradas. Guarde a embalagem original Mesmo nos casos em que a embalagem foi danificada na entrega, é necessário manter a embalagem original para inspeções e devoluções. Entre em contato com empresa responsável pelo produto Por meio dos canais de comunicação (SAC, WhatsApp e redes sociais), comunique imediatamente o problema com a embalagem. Forneça fotos e uma descrição detalhada do caso. Informe à transportadora A empresa responsável pela entrega também deve ser notificada. Nos casos de danos visíveis, a transportadora deve ser comunicada para o processo de troca e/ou reclamação. Guarde a documentação de entrega Faça cópias de todos os documentos relacionados à entrega, incluindo o recibo de entrega assinado. O que fazer quando um produto foi danificado na transportadora? Por outro lado, o empresário também pode encontrar desafios no transporte do seu produto. A escolha de um processo logístico incorreto, sem considerar as características das embalagens, pode danificar a imagem, o conteúdo e toda a mercadoria. Entre as medidas que podem ser feitas para evitar esse tipo de problema estão: Avalie as transportadoras Antes mesmo da produção, entenda os custos necessários para o transporte e invista em transportadoras com mais reputação, se possível. Busque saber como funcionam os procedimentos e quais cuidados são feitos na entrega. Adote planos alternativos de entrega Por estar ligado diretamente à experiência do cliente, contar diferentes planos estratégicos de logística permite alternar formas de envio caso necessário. Estabeleça o controle de estoque Um controle eficaz de estoque contribui com a distribuição dos produtos e evita erros que possam afetar diretamente a qualidade das embalagens como os danos na entrega. Escolha a embalagem adequada É possível evitar produtos danificados na entrega escolhendo a embalagem certa, com a gramatura correta e a estrutura adequada para proteger corretamente o produto. Por meio da indicação nas caixas de transporte, é possível evitar o empilhamento e indicar o manuseio adequado para cada item. A entrega de produtos com embalagens danificadas e a experiência do cliente A entrega de um produto é pilar essencial para uma boa experiência do cliente, já que produtos mal embalados ou danificados geram frustração e podem se tornar um problema. Atue para lidar com essas situações com compreensão e empatia na coleta de informações e na negociação com o consumidor. Nos casos das relações com parceiros, como transportadoras, é importante esclarecer a situação para futuras compensações. No Grupo Jauense Embalagens atuamos com uma entrega eficaz, graças ao posicionamento de nossas unidades produtivas no interior de São Paulo e na Bahia. Além disso, no desenvolvimento de embalagens criamos projetos que se adequam à característica de entrega do seu produto. Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu produto e saiba mais sobre o nosso processo logístico.

Desenvolver uma nova embalagem envolve estudos e estratégias com foco no melhor resultado. Identificar os possíveis gastos e custos-benefícios é essencial para compreender cada processo, reduzir custos e aplicar investimentos com recursos. Neste artigo, iremos te explicar como funciona o cálculo do investimento de uma embalagem e os principais benefícios dessa prática. Por que o cálculo do investimento de uma embalagem é importante? Compreender o cenário econômico do país e entender os possíveis riscos de investimento é uma tarefa essencial antes mesmo do desenvolvimento de uma embalagem. Segundo o boletim de expedição do papelão ondulado, realizado pela Associação Brasileira de Embalagem de Papel, a Empapel , em maio a matéria-prima utilizada para o desenvolvimento de outros produtos e embalagens alcançou 360,61 mil toneladas, sendo considerada o maior volume expedido em 20 anos. Dados como esses mostram que o mercado de embalagens está em constante crescimento para atender à demanda. Compreender o investimento desse tipo de serviço, como a personalização ou criação de embalagens permite explorar, ou recuar perante oportunidades, calculando os retornos financeiros. Os principais fatores no cálculo do custo do investimento em uma embalagem Ao considerar o investimento de uma embalagem, é importante realizar uma análise criteriosa desde a escolha da matéria-prima até a entrega do produto. Neste processo, é importante avaliar e compreender o real impacto de uma nova embalagem para o mercado, o segmento e principalmente, o consumidor. Preço unitário X quantidade A produção de uma embalagem deve considerar o preço por unidade e o volume de compra para compreender o real custo por embalagem. Nessa etapa, é importante negociar e buscar alternativas para descontos com fornecedores e parceiros. Qualidade e resistência da embalagem Atuar com materiais de qualidade impacta diretamente no resultado da sua embalagem. No cálculo de investimento, deve-se avaliar a resistência e a proteção para que a embalagem cumpra o seu objetivo e não gere reclamações que impactam diretamente a marca. Experiência do cliente O investimento em embalagens pode ser uma porta para novas oportunidades, como uma boa experiência de packing ou atendimento das expectativas dos clientes. Investir em um design atraente, uma boa apresentação pode gerar um retorno positivo na fidelização, porém com impacto diretamente nos gastos financeiros. Logística e armazenamento Além do design de embalagens, investir em um produto com uma diferenciação estética e estrutural pode impactar diretamente nos custos finais. Embalagens com características empilháveis e dobráveis contribuem para redução dos custos de transporte e armazenagem. O cálculo do investimento em uma embalagem Calcule o custo total da embalagem Para realizar o cálculo dos custos, faça uma soma dos custos desde a etapa de desenvolvimento. Inclua na soma os materiais, o design, impressão e mão de obra. Determine o custo unitário Divida o resultado do custo total pelo número de unidades produzidas. Defina o preço de venda Inclua o custo da embalagem no cálculo do preço de venda, considere a margem de lucro desejada, a concorrência e o investimento em marketing. Lembre-se, cálculos como esses podem sofrer influências de movimentações econômicas que impactam diretamente os resultados, como aumento do preço de matéria-prima, custos com manutenção ou novas tendências de mercado. Nosso time de especialistas conta com profissionais que atuam assertivamente para o desenvolvimento e criação de embalagens personalizadas. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e transforme o seu produto em um sucesso de vendas.

O segundo semestre pode representar uma nova oportunidade para pequenos, médios e grandes negócios e o empresário deve ficar atento às diferentes possibilidades para impulsionar as vendas no comércio ainda em 2025. Neste artigo, iremos abordar as possíveis oportunidades e datas para ficar de olho no segundo semestre do ano. A expectativa do mercado para o segundo semestre 2025 As transformações do mercado fazem parte da rotina dos consumidores e empresários. A alta da moeda, taxas de serviço e possíveis oportunidades de negócios movem a economia, sendo uma chance de mudança para conquistar o sucesso em vendas. Conforme o Boletim Focus de maio, divulgado pelo Banco Central, a expectativa e previsão do mercado financeiro brasileiro é de um aumento de 2% para 2,02%, uma perspectiva positiva que sinaliza a possibilidade de crescimento de negócios, vendas, compras e resultados. Datas importantes para o segundo semestre de 2025 Entre as datas importantes para o comércio, destacam-se: Julho 26/08 - Dia dos Avós Agosto 10/08 - Dia dos Pais Setembro 15/09 - Dia do Cliente Outubro 12/10 - Dia das Crianças 31/10 - Halloween Novembro 28/11 - Black Friday Dezembro 1/12 - Cyber Monday 25/12 - Natal 31/12 - Réveillon Como preparar o seu comércio para o segundo semestre de 2025? Para aproveitar as janelas de oportunidade que o segundo semestre de 2025 proporciona, é necessário avaliar e traçar estratégias assertivas para atingir o sucesso por meio do seu produto. Por isso, deve-se considerar as estratégias abaixo. Melhore a experiência do cliente Cada vez mais no mercado, a experiência e a satisfação do cliente são consideradas no negócio. Tornar o primeiro contato com o cliente um fator de diferencial pode potencializar as vendas. Uma das estratégias para essa oportunidade são os fatores personalização e sustentabilidade, em que embalagens desenvolvidas de forma exclusiva com materiais sustentáveis e retornáveis agregam na satisfação final. Planeje-se para datas sazonais do segundo semestre de 2025 Além de aproveitar as oportunidades que a segunda etapa do ano possibilita, o empresário deve se planejar para a chegada destas datas para garantir a qualidade final do produto. Deve-se considerar o prazo para realizações de ações de marketing, questões de entrega de mercadoria e período de produção. A personalização de embalagem é uma excelente estratégia para ser implementada em datas sazonais, que contribui com inovação, economia e aumento da percepção da marca. Prepare o seu estoque Nesse período do segundo semestre de 2025, o comércio exige uma preparação especial para o alto volume de vendas, que exige investimento em produtos para atender à alta demanda de cada período. Em datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, é preciso uma preparação especial com o aumento da capacidade do estoque de produtos, além da realização de cálculos para a quantidade certa de produtos. Pense na logística Além do processo de compra, a oportunidade das datas do segundo semestre exige uma estratégia especial para logística. A entrega dos seus produtos influencia diretamente na boa impressão da empresa e algumas promoções como frete grátis, entrega expressa exigem uma estrutura e preparação logística. Revise e otimize o espaço disponível para operação, gerencie e planeje rotas e otimize as entregas. Invista no seu produto As datas do segundo semestre de 2025 são a oportunidade ideal para o investimento no seu produto. Nesse período em que a concorrência se amplia, se diferenciar do mercado é uma atitude de sucesso a curto ou longo prazo. No Grupo Jauense Embalagens desenvolvemos embalagens com matérias-primas de qualidade através da personalização para gerar excelência ao seu produto. Entre em contato e solicite um orçamento para o seu negócio.

O desenvolvimento de uma nova embalagem vai além de técnicas de personalização ou logística, envolve estudos importantes sobre economia para o melhor aproveitamento de materiais, sem gerar prejuízos no presente e no futuro. Descubra neste artigo, as boas práticas para redução dos custos na indústria de embalagens e a importância dessas medidas. A importância da redução de custos na indústria de embalagens Segundo um estudo realizado pela ABRE, Associação Brasileira de Embalagem, no ano passado, a indústria brasileira de embalagem atingiu o valor de R$ 165,9 bilhões de valor bruto de produção física, em que o papelão ondulado representa 20,4%, a cartolina e papel-cartão 10,5% e o papel 5,4% do montante total. Esse panorama representa um crescimento de quase 15% em comparação ao último levantamento. Atualmente, a otimização de recursos é fundamental para economia da indústria de embalagens, sendo necessário adotar estratégias e ajustes para ganhos efetivos sem perder a qualidade, competitividade e lucro. As principais fontes de desperdícios na indústria de embalagens O processo industrial conta com etapas que escondem as possíveis falhas e desperdícios na linha de produção. Porém, é possível identificar os erros e excessos e corrigi-los. Uso excessivo de material A utilização de qualquer tipo de material tem um impacto direto na lucratividade, já que muitos materiais são importados ou passam por um processo de importação e acabam sendo usados sem necessidade e em grande qualidade. Falta de padronização Além de afetar diretamente a produção, a falta de padrão influencia negativamente no posicionamento do produto. O uso irregular de recursos geram desperdícios e até perda de material. Qualidade baixa de matéria-prima A utilização de materiais de baixa qualidade pode afetar desde a proteção do produto até a etapa de unboxing, já que está ligado diretamente à qualidade. Como reduzir os custos de produção de embalagens? Para gerar economia em meio a produção de embalagens é necessário realizar uma avaliação técnica para buscar a melhor solução em um prazo determinado. É importante lembrarmos que a utilização de metodologias de agilidade permitem realizar esse importante diagnóstico mesmo durante a rotina produtiva. Entre as boas práticas estão: Identificação dos custos desnecessários da embalagem Uma análise objetiva deve ser feita com os diferentes setores responsáveis pelo produto, como marketing, logística e produção. Em seguida, devem ser elencados critérios para redução dos custos como informações impressas, cores de impressão, materiais e design. Invista em uma produção efetiva Considere a automação para o processo industrial. Essa medida é um investimento que proporciona menor incidência de falhas e desperdícios por embalagens mal aplicadas. Além disso, essa iniciativa contribui com a padronização, que afeta diretamente na qualidade final do produto e sua embalagem. Utilize soluções sustentáveis para redução dos custos Além de ser uma excelente estratégia de posicionamento de marca, utilizar esse tipo de alternativa permite o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de otimizar recursos com foco na economia e sem desperdício. A redução dos custos e o controle de gastos é um desafio para qualquer indústria de embalagens. Com uma gestão focada é possível aprimorar o uso de recursos, padronizar etapas e otimizar toda produção. Entre em contato conosco, solicite um orçamento e saiba como desenvolvemos a sua embalagem potencializando os recursos.

Um bom acabamento de embalagem traz uma série de benefícios para os produtos e pode ser um grande diferencial no mercado. Neste artigo, iremos abordar os aspectos desta importante etapa de produção, os diferentes tipos de acabamentos e seus benefícios. O que é acabamento de embalagens? Um fator que pode ser o diferencial no produto do mercado é o acabamento de embalagens. Esse tipo de técnica de personalização potencializa a qualidade de impressão, contribuindo com o aumento do valor material, o reconhecimento e, até, com a durabilidade. Qual a importância do acabamento de embalagens? Em uma pesquisa realizada pela Two Sides Brasil e publicada pela Associação Brasileira da Embalagem, a ABRE , nos casos de compra, cerca de 32% dos consumidores afirmaram que a influência da embalagem na compra é constante e 41,7% declararam que a influência é frequente. Esses dados mostram que cada vez mais a personalização assume um espaço de diferenciação e destaque no mercado e o acabamento é uma dessas técnicas que podem alavancar a comercialização. Além disso, o acabamento de embalagens proporciona uma série de benefícios como: estética e sofisticação, contribuindo para o aumento da percepção do valor do produto; proteção e durabilidade, escolher o material adequado pode proteger contra riscos, umidade e outros fatores que afetam a embalagem; diferenciação e personalização, na etapa de acabamento é possível destacar o seu produto com efeitos únicos e estéticos; e impacto na decisão de compra, com uma influência positiva para comunicar informações e despertar o interesse no mercado. Tipos de acabamento de embalagens Hot Stamping Uma técnica que utiliza calor, pressão e uma folha metálica para criar impressão com acabamentos. Relevo Um acabamento que desenvolve uma superfície elevada com efeito tridimensional ou tátil. Laminação fosca Com uma película plástica e fosca, a laminação oferece resistência e qualidade de acabamento. Plastificação brilho Uma finalização que proporciona mais brilho às embalagens, além de durabilidade e proteção contra umidade. Verniz skin Muito conhecido no mercado de embalagens, o verniz Skin oferece qualidade na selagem de produtos. Verniz localizado Um acabamento de embalagem aplicado de forma precisa e localizada na embalagem. Verniz base d’água Com durabilidade e resistência extra ao atrito, o verniz à base de água é conhecido por sua proteção. Verniz blister Utilizando o processo de sucção a vácuo, o verniz blister é muito utilizado para cartelas clister, um produto entre o papel cartão e uma bolha plástica. Esse tipo de acabamento de embalagens está presente em produtos do nosso dia a dia, como escovas de dentes, pilhas e brinquedos. Como escolher o melhor acabamento para minha embalagem? O acabamento é uma etapa importante na personalidade do seu produto, sendo preciso escolher seguindo diferentes critérios do mercado para o melhor resultado possível. É preciso planejar, conhecer o design e as funcionalidades da embalagem e do produto, além disso, é essencial realizar testes com matérias-primas adequadas durante a impressão para garantir que o produto atinja o seu objetivo, satisfazer e encantar o consumidor no processo de compra. Entre em contato com a nossa equipe técnica, faça um orçamento e saiba como geramos excelência no seu produto.

Acompanhar as mudanças no mercado pode ser considerado um sinal de atenção, principalmente para o crescimento de novas metodologias, é o caso do método ágil, uma técnica que aprimora a produção e contribui com resultados positivos na indústria de embalagens. Descubra neste artigo como funciona essa metodologia e os benefícios da sua aplicação na indústria de embalagens. O que é a metodologia ágil? Conhecida como uma abordagem interativa, a metodologia ágil atua com os elementos de adaptação, colaboração e satisfação do cliente. Ela consiste em um conjunto de boas práticas para atingir os objetivos em projetos de desenvolvimento, incluindo projetos de embalagens de curto, médio e longo prazo. A metodologia ágil foi criada em 2001 por gerenciadores de projetos de softwares e hoje é muito utilizada em diferentes segmentos, graças à sua taxa de sucesso elevada, conforme apontou o relatório da consultoria global McKinsey. Como funciona a aplicação da metodologia ágil nas indústrias de embalagens? Utilizada para o gerenciamento de projetos, a metodologia ágil pode ser aplicada no contexto das indústrias de embalagens para evolução da equipe e melhoria do fluxo de produção. No campo do desenvolvimento de embalagens, esse tipo de metodologia contribui com a flexibilidade no desenvolvimento, já que a metodologia ajusta as prioridades e cada etapa é revisada, evitando erros e possíveis desgastes internos com os profissionais e, principalmente, com o cliente. Além disso, a aplicação desse tipo de metodologia contribui para resultados tangíveis, já que esse tipo de abordagem permite que protótipos e testes preliminares sejam avaliados. Os métodos ágeis utilizados na indústria de embalagens Kanban Uma técnica que consiste em colunas e cartões que representam tarefas, atividades ou itens de trabalho. O Kanban tem foco no feedback e melhoria contínua, colaboração, autonomia e foco no cliente. Nesse sistema, cada coluna representa uma etapa no fluxo. Scrum Considerado um dos métodos ágeis mais populares, o Scrum se baseia na observação e experimentação da equipe de profissionais do projeto. Scrumban Bastante presente no ambiente industrial, inclusive no âmbito das embalagens, essa técnica combina o Scrum com Kanban para melhorar o processo, buscando qualidade e evitando o desperdício. Quais os benefícios da metodologia ágil nas indústrias de embalagens? Por estar presente em todas as etapas dos projetos, a metodologia ágil proporciona uma série de benefícios logo após a sua implementação, como: adaptabilidade e capacidade de resposta: a estrutura ágil permite ciclos de feedback com ajustes regulares, assim a equipe pode ser adaptar rapidamente às possíveis mudanças ou necessidades dos clientes; melhoria da comunicação com aprendizagem contínua: a metodologia agilista é baseada no trabalho em equipe e no incentivo à inovação com um elemento fundamental, a comunicação; autonomia e rapidez na entrega: o método ágil proporciona mais eficiência com número de entregas maior; e redução de custos e riscos: por estar presente em cada etapa da produção, a técnica ágil possibilita atuar com cronogramas mais assertivos, diminuindo os custos e otimizando as atividades. Como implementar a metodologia ágil nos projetos de embalagens? A metodologia ágil para ser aplicada é necessário, treinamentos regulares com formação multidisciplinar e um planejamento interativo e contínuo. Entre em contato com o nosso time e faça o orçamento do seu projeto . Atuamos com profissionais de excelência que estão prontos para gerar valor ao seu produto.

Cada vez mais presente na rotina do consumidor, o e-commerce se tornou mais uma opção de vendas, que pode ser influenciada por uma boa experiência do cliente com embalagens. Neste artigo, iremos abordar a importância das embalagens para essa modalidade de vendas. O e-commerce e o ramo de embalagens De acordo com o portal especializado no segmento, o e-commerce Brasil , o nosso país faturou cerca de R$ 204,3 bilhões de reais no ano passado, um dado que representa um crescimento e um possível potencial de compra, criando novas oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios. O e-commerce é o nome dado a todo tipo de negócio de compra e venda de produtos pela internet. O comércio eletrônico está em ascensão no mundo todo e sua relação entre o e-commerce e o ramo de embalagens potencializa a possibilidade de compras e diferenciação dos concorrentes. Como as embalagens impactam o e-commerce? Uma embalagem tem diferentes funções em um novo produto, como proteção, transporte, além de ser o primeiro contato com o consumidor, sendo fundamental para o sucesso ou não de um produto. O e-commerce e as embalagens, quando estão associados, podem criar uma boa experiência, tornando a compra ainda mais positiva. O chamado unboxing é uma oportunidade ideal para surpreender, cativar e valorizar o produto final. Entre as estratégias para conquistar os clientes de e-commerce estão: personalização de embalagens: se diferenciar de forma estratégica, criativa e duradoura; embalagens feitas com materiais sustentáveis: uma tendência que vem crescendo no mercado e se torna um grande diferencial para os consumidores; design de embalagens atrativas: essencial para causar uma impressão positiva. e lembrança e identidade de marca: para identificação e destaque perante aos concorrentes. Como se preparar no quesito embalagens para as altas demandas do e-commerce? Assim como o comércio tradicional, o e-commerce conta com datas sazonais importantes para vendas e resultados como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Nesses períodos é muito comum o aumento da demanda, por isso é preciso estratégia para atender à alta demanda. Avalie a logística Assim como no comércio tradicional, as embalagens no comércio eletrônico devem considerar o transporte, já que a primeira função das embalagens é a proteção. Por isso, otimize a rotina, invista em materiais resistentes e sustentáveis e busque formas de potencializar as rotas para o transporte. Invista na capacidade produtiva Para atender à alta demanda, é necessário um olhar especial para a produção. Por isso, antes mesmo da chegada dessas datas essenciais para o e-commerce prepare-se, adquirindo novos maquinários, contratando funcionários e investindo em nova tecnologia como a inteligência artificial , por exemplo. Aproveite as oportunidades A alta demanda no e-commerce cria diferentes possibilidades para o ramo de embalagens, como a criação e personalização de embalagens especiais, estratégias que agregam valor e aumentam a fidelidade do cliente. O e-commerce se tornou uma grande oportunidade de negócio no Brasil e no mundo. Através do comércio eletrônico é possível expandir e atingir grandes resultados, o mesmo vale para a indústria de embalagens que pode aproveitar a evolução do mercado e agregar valor aos novos produtos. Entre em contato com o nosso time de especialistas, solicite um orçamento e atinja a excelência no seu e-commerce com embalagens personalizadas.